16/10/2020

Sociedade de Médicos Escritores do Paraná tem nova diretoria empossada

A Dra. Jaqueline Doring Rodrigues assumiu a presidência, sucedendo ao Dr. Sérgio Pitaki; retomar concurso literário é uma das metas

A Sobrames Paraná (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) tem nova diretoria, após eleição realizada no final de setembro. A nova presidente é a Dra. Jaqueline Doring Rodrigues, especialista em clínica médica e geriatria e que integra o setor de cuidados paliativos do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba. Ela sucedeu na presidência ao Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki. Formam ainda a nova diretoria a Dra. Wilma Brunetti (vice-presidente), a Dra. Alexandra Pires Grossi (secretária) e o Dr. Marcio Fabiano Bastos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Jaqueline, nova presidente da Sobrames/PR. (Foto: Arquivo)

A Sobrames foi fundada em 23 de abril de 1965 por Eurico Branco Ribeiro nas dependências da Associação Paulista de Medicina. A Regional do Paraná teve origem em 14 de agosto de 1969, inaugurada em Curitiba pelo presidente Glaucio Bandeira, então patrono da Academia Paranaense de Medicina, que também foi o primeiro presidente da Sobrames Nacional. Sem fins lucrativos, tem por objetivo cultivar as letras, engrandecê-las e divulgá-las com dedicação e empenho, oferecendo oportunidade aos médicos que têm afinidade com a escrita literária. A Sobrames possui regionais na maior parte dos estados brasileiros e seus encontros são mensais. Nos anos pares é realizado um Congresso Nacional, além de jornadas anuais.

A Sobrames Paraná tem participação ativa, inclusive nas atividades nacionais. No Estado, ao lado do CRM-PR, AMP e Academia de Medicina, promove o Concurso Literário Médicos do Paraná, que já teve quatro edições realizadas e com publicação de livros de todas as obras (crônicas e poesias). A nova presidente da Sociedade tem como uma de suas metas contribuir para realização iminente de mais uma edição do concurso literário. Na última, em 2019, foram 117 as obras inscritas nas duas modalidades e a premiação ocorreu em meio aos festejos do Dia do Médico. Em 2020, a pandemia contribuiu para a suspensão temporária do certame.

Serviço:

Para saber mais sobre a Sobrames Paraná, contatar email: sobrames.pr@gmail.com

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios