16/09/2021

Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná tem diretoria executiva eleita para o biênio 2022/2023

Especialista em cirurgia geral e medicina intensiva, o Dr. Rafael Decher foi reconduzido à presidência em eleição pelo voto direto e nova gestão continua com o grande desafio do enfrentamento da pandemia

Em processo eleitoral recém-concluído, o médico Rafael Alexandre de Oliveira Deucher (CRM-PR 26.158) foi reeleito para presidência da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), em mandato que se inicia em janeiro de 2022 e vai até o final de 2023. A chapa encabeçada por ele, a “Sotipa: trabalho, admiração e respeito”, recebeu quase 59% dos votos no pleito em que concorreu com o grupo “Intensiva unida”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Rafael Deicher, reeleito na Sotipa. (Foto: Arquivo)

O novo grupo de trabalho para o biênio 2022/2023 terá ainda Marcos Toshiyuki Tanita (de Londrina), como vice-presidente; Jair Francisco Pestana Biatto (de Maringá), como 1°secretário; Mariana Digiovanni Pechebea (Curitiba), como 2ª secretária; Fernanda Baeumle Reese (Curitiba), na 1ª tesouraria; e Danilo Bastos Pompermayer (Curitiba), como 2°tesoureiro.

Ocorreram três eleições concomitantes: da diretoria executiva da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, para o biênio 2024/2025, dos associados representantes dos Estados e da Diretoria Executiva das Regionais. Foram eleitos como representantes efetivos do Paraná os Drs. Cíntia Magalhães Carvalho Grion, Fernanda do Carmo de Stefani e Brenno Cardoso Gomes. Como suplentes, foram eleitos os Drs. Itamar Regazo, Jarbas da Silva Motta Junior e Paulo Ramos David João.

Graduado em Medicina pela Federal do Paraná e com residência médica em Cirurgia Geral e Medicina intensiva, o Dr. Rafael respondia pela vice-presidência da Sotipa quando presidiu o Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva, realizado em Curitiba, em agosto de 2019, precedendo sua eleição para estar à frente da Sociedade de Especialidade.

Membro da Câmara Técnica de Medicina Intensiva do CRM-PR e coordenador das UTIs do Hospital VITA Batel, em Curitiba, o Dr. Rafael Deucher manifestou, ao assumir o mandato para o biênio 2020/2021, que era a realização de um sonho e “uma grande honra representar a Sociedade de Medicina Intensiva aqui no Paraná”. Com a pandemia que veio logo a seguir, diz o médico que os intensivistas tiveram árduo e desgastante trabalho, mas que se traduz em substancial resposta pela vida.

clique para ampliarclique para ampliarArte da chapa eleita no Paraná. (Foto: Reprodução)

Dr. Rafael Deucher recorda que foram períodos extremamente críticos para os profissionais e aqueles que dependiam de suporte de UTI, pois a capacidade ficou estrangulada sucessivas vezes, apesar da abertura de novos leitos. Ao longo de toda esta jornada de combate ao novo coronavírus, o presidente da Sotipa esteve engajado nas mobilizações de conscientização e alerta à sociedade para cumprimento às normas sanitárias.

“Ter a oportunidade de estar mais dois anos na presidência da Sotipa é um grande orgulho e um desafio enorme. Na gestão atual, a Sotipa foi presente no combate à pandemia atualizando a sociedade e em parcerias com instituições como o CRM-PR. Nos próximos dois anos vamos retornar com os congressos estaduais e continuar com uma gestão que contempla toda a equipe multiprofissional que trabalha dia a dia na UTI”, destaca Rafael Deucher.

Sotipa

Criada em março de 1981, a Sotipa tem a finalidade de reunir indivíduos e instituições paranaenses ligadas à medicina intensiva, assim como promover o desenvolvimento científico, didático e operacional para melhoria da qualidade do atendimento prestado ao paciente grave; divulgar, entre leigos, a finalidade e propósitos das terapias intensivas e zelar pela proteção dos direitos dos doentes graves.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios