25/06/2019

Sociedade reafirma posição de defesa de presença de pediatras nas UPAs em Curitiba

De acordo com SPP, é imprescindível participação de pelo menos dois profissionais de plantão; Conselho de Medicina apoia manifestação

A Sociedade Paranaense de Pediatria voltou a se manifestar publicamente sobre a necessidade da presença de pelo menos dois pediatras de plantão, ininterruptamente, nas unidades de pronto atendimento de Curitiba, observando haver a carência de profissionais. O Conselho Regional de Medicina do Paraná alinhou-se em apoio à nota pública divulgada pela SPP.

De acordo com trecho da nota, “o fato de UPA’s como a da CIC,m por exemplo, serem administradas por uma OS, não suprime a responsabilidade do Município pelas crianças que são atendidas nessa unidade. A Sociedade Paranaense de Pediatria entende que a Prefeitura deve exigir da empresa terceirizada a presença desse profissional”.

Reforça ainda que “os médicos generalistas que comumente acabam prestando atendimento às crianças, nem sempre estão preparados ou se sentem seguros para intervir em um infante em estado de urgência, pois as intervenções pediátricas são muitos específicas e demandam atendimento especializado”.

“Portanto, ainda que a Prefeitura opte por estender o modelo de terceirização às outras unidades de pronto atendimento, deve garantir e exigir, através do Edital de Contratação, a presença dos pediatras e m plantão ininterrupto, para assegurar a segurança das crianças”, prossegue.

A Sociedade Paranaense de Pediatria finaliza a nota pública manifestando que se colocou à disposição da Prefeitura de Curitiba para auxiliar na capacitação dos médicos e equipes de enfermagem para que prestem os atendimentos adequados e eficazes às crianças em estado de urgência, para que seu direito à saúde seja resguardado em sua totalidade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios