18/07/2006

Sociedades de Cancerologia e de Oncologia Clínica trabalharão juntas

A Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) firmaram um convênio em prol da Cancerologia Clínica, elencando uma série de medidas para fortalecer a especialidade. O documento foi assinado nesta terça-feira, dia 11, com anuência da Associação Médica Brasileira, na sede da AMB, em São Paulo.

A partir deste convênio, que tem prazo indeterminado, serão unificadas as atividades de pesquisa (defesa científica), divulgação, registro e defesa profissional dos médicos cancerologistas clínicos.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica passará a participar da concessão do Título de Especialista em Cancerologia/Cancerologia Clínica e das discussões a respeito do aperfeiçoamento dos cursos de residência médica relativos à especialidade.

Atualmente, a Sociedade Brasileira de Cancerologia é a entidade que representa os médicos cancerologistas no Conselho Científico da AMB e, conseqüentemente, junto à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Para o presidente da SBOC, Enaldo Melo de Lima, a assinatura do convênio foi um momento histórico. "Participar ativamente da concessão do Título de Especialista, desde a elaboração do concurso até a divulgação dos resultados, sempre foi um dos nossos grandes objetivos", conta.

Outra meta das entidades, agora unidas, é solicitar de forma oficial à CNRM a extensão da residência médica na área de dois para três anos e também uma discussão aprofundada da grade teórica e prática desses cursos de especialização.

As Sociedades pretendem, ainda, divulgar em parceria todos os eventos da área, garantindo os mesmos benefícios para os sócios de ambas as entidades. O XVII Congresso Brasileiro de Cancerologia, por exemplo, de 22 a 25 de novembro, em Belo Horizonte (MG), será presidido por Roberto Porto Fonseca, oncologista clínico e vice-presidente da SBC.

"São posições como essa que atestam o espírito de cooperação entre as entidades", afirma Luiz Carlos Calmon Teixeira, presidente do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Cancerologia. "A soma de esforços é sempre útil em ciência", ressalta.

De acordo com os representantes das entidades, o convênio já vinha sendo trabalhado desde as gestões anteriores pela presidente da SBC, Lair Barbosa de Castro Ribeiro, e pelo ex-presidente da SBOC, Roberto de Almeida Gil.

"Temos certeza de que esta parceira dará uma nova força à especialidade, contribuindo decisivamente para a formação do cancerologista clínico e para a assistência de qualidade aos pacientes", avalia o 1º secretário da AMB, Aldemir Humberto Soares, que intermediou as discussões entre as Sociedades, nos últimos três anos, buscando a convergência científica dos médicos a elas ligados.

O vice-presidente de Assistência Médica e Defesa Profissional da SBOC, Adriano Mendes, e a advogada da entidade, Lúcia Freitas, além de Roberto Fonseca, também participaram do encontro.


Fonte: Assessoria de Imprensa da AMB

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios