23/10/2017

Solenidade do Dia do Médico tem homenagem a exemplos éticos

Além do Diploma de Mérito Ético, CRM-PR conferiu a Medalha de Lucas aos Drs. João Henrique Steffen Junior e Luiz Carlos Sobânia. Cerimônia foi realizada no último sábado, 21 de outubro

clique para ampliar>clique para ampliarSolenidade contou com a presença de homenageados, familiares e convidados, além de conselheiros do CRM-PR. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou no último sábado, 21, a sua tradicional solenidade comemorativa do Dia do Médico, quando homenageou 67 médicos que alcançaram 50 anos de formados com histórico ético exemplar e outros dois profissionais pela trajetória de engrandecimento da Medicina e defesa de causas sociais e humanitárias, os quais receberam a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico. Esta comenda, instituída em 1996 e que tinha alcançado somente 12 outros grandes expoentes da Medicina paranaense, agora foi conferida aos Professores Luiz Carlos Sobania, de Curitiba, e João Henrique Steffen Junior, de Londrina.

A cerimônia foi realizada no auditório da Sede do Conselho em Curitiba, contando com a presença de 43 dos homenageados e seus familiares, que foram recepcionados com café da manhã. Além de conselheiros, 10 dos 22 presidentes que fazem parte da história de 60 anos do CRM-PR acompanharam as atividades, incluindo o atual, Wilmar Mendonça Guimarães, que cumpre mandato até setembro de 2018. Ele compôs a mesa diretora ao lado do presidente da Academia Paranaense de Medicina, Aristides de Athayde Neto, e do secretário-geral do Conselho, Luiz Ernesto Pujo, que é diretor do Departamento de Defesa Profissional da Associação Médica do Paraná e representou seu presidente, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho.

clique para ampliar>clique para ampliarHomenageados com a Medalha de Lucas, Dr. Sobânia e Dr. Steffen. (Foto: CRM-PR)

Toda solenidade foi marcada por muita alegria e emoção, a começar pela exibição, em telão do hall e do auditório, de fotos cedidas pelos próprios homenageados e que retratam diversas etapas de suas trajetórias, e também pelo reencontro de muitos amigos depois de muitos anos de caminhos diferentes. Coube ao Dr. João Henrique Steffen Junior elevar ainda mais o clima de emoção em auditório lotado, ao fazer o agradecimento por receber a Medalha de Lucas. Prestes a completar 94 anos e em plena atividade, o eminente médico radicado em Londrina há quase 70 anos exaltou a família como alicerce para o profissional sentir-se realizado. Rememorou um momento de sua juventude quando a mãe, viúva e com vários filhos para criar, teve de decidir qual iria estudar enquanto os demais teriam de trabalhar para dar o sustento da família. Ele soube honrar a escolha e ao longo de sua vida dedicou especial atenção à beneficência e na formação de médicos comprometidos com os princípios hipocráticos.

Também distinguido com a Medalha de Lucas, o Dr. Luiz Carlos Sobania igualmente reiterou o papel da família e fez especial deferência à esposa, D. Therezinha, que o acompanha há meio século e foi incentivadora de muitos projetos profissionais. Professor da UFPR e diretor de algumas instituições hospitalares, incluindo o Hospital de Clínicas, ele foi presidente do CRM-PR e vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, além de secretário estadual de saúde e um dos mentores do projeto do Siate, que nasceu pioneiramente em Curitiba, há 27 anos. O Dr. Sobania, que completa 80 anos no fim do mês de outubro, recebeu a condecoração pelas mãos do filho médico e também ortopedista Roberto Luiz Sobania e do presidente do Conselho, Wilmar Guimarães, que ainda fez a entrega para o Dr. João Henrique Steffen Junior. Confira aqui um pouco da trajetória dos dois médicos e professores.

clique para ampliar>clique para ampliarMédicos homenageados pelos 50 anos de profissão. (Foto: CRM-PR)

Além dos homenageados com a Medalha de Lucas, também 41 dos 67 médicos distinguidos com o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo jubileu de ouro compareceram ou foram representados na solenidade. Dos diplomados este ano, sete são mulheres, três das quais são de Curitiba e estiveram presentes: as Dras. Loenora Voss, Maria Matilde Walendowsky Grubba e Vera Marieta Fischer. Do grupo de formandos de 1967 ainda estão vários professores que fazem parte do início das atividades do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina: Pedro Alejandro Gordon, Mario Tadaiti Iria, José Eduardo de Siqueira, Manoel Maria Vale Caland e João Carlos Thomson, que foi reitor e cuja esposa, a Dra. Zuleika Thomson, recebeu em 2015 o Diploma. Confira aqui a relação completa de homenageados de 2017.

Confira o álbum de fotos na Fan Page do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios