10/05/2019

Startup Preveni vence o Ciclo de Inovação Hospitalar do Grupo Marista

Equipe desenvolveu uma plataforma web que auxilia profissionais de saúde e pacientes a evitarem as lesões por pressão

A startup Preveni é a vencedora do Ciclo de Inovação Hospitalar do Grupo Marista, promovido pelos Hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat. O resultado foi anunciado na noite de quinta-feira (9), na Agência PUC Inovação, em Curitiba. Durante 50 dias, cinco startups selecionadas entre 60 inscritas inicialmente, passaram por um ciclo de pré-aceleração na Hotmilk, aceleradora de startups da PUCPR. A Preveni desenvolveu uma plataforma web que auxilia profissionais de saúde e pacientes a evitarem as lesões por pressão, que acontecem quando o corpo permanece por muito tempo na mesma posição.
clique para ampliarclique para ampliarIntegrantes das cinco startups que receberam a pré-aceleração. (Foto: Divulgação)

“Todos são vencedores. Desejamos que vocês possam evoluir nos seus negócios e conquistar mercados. Temos interesse em continuar conversando com vocês, aprofundar o entendimento das soluções e ajudá-los a viabilizar”, disse aos participantes do Ciclo o diretor do Hospital Marcelino Champagnat, José Otávio da Silva Leme Neto.

O diretor do Hospital Universitário Cajuru, Juliano Gasparetto, ressaltou a importância do Ciclo de Inovação como referência na formação de profissionais da área de saúde. “A formação médica atual tem que trazer soluções para os problemas de saúde; não só tratar a doença. Isso muda a cabeça do profissional que está saindo da faculdade, pois o objetivo hoje é agregar valor ao sistema de saúde”, analisou.

O Ciclo de Inovação Hospitalar entusiasmou Cristina Baena, coordenadora do CEPI – Centro de Estudo, Pesquisa e Inovação do Hospital Marcelino Champagnat. “Foi sensacional, porque a gente viu o produto brilhando nos olhos dos participantes. A caminhada deles nos deu a sensação de que a gente fez uma contribuição verdadeira para a sociedade. Essas pessoas se desenvolveram por meio de projetos”, afirmou.

Bruno Rondem, co-fundador da Preveni, agradeceu o apoio do Grupo Marista. “Sem contar a premiação (uma viagem de imersão no ambiente de Inovação em São Paulo), tivemos oficinas, treinamentos, workshops, entrevistas com os hospitais, que nos passaram dados e onde pudemos testar nossas ideias, ouvir sugestões e estar ajudando”, contou.

A solução desenvolvida pela Preveni pode ser usada junto ao leito do paciente e ser baixada no celular dele quando receber alta hospitalar. A ferramenta emite alertas sistematizados para alternância de posição no leito, principal fator de prevenção das lesões de pressão, também conhecidas como escaras.            
    

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios