25/08/2009

Telepatologia reúne acadêmicos e apresenta dados sobre a Aids no Brasil

Para aprimorar o raciocínio clínico e debater com acadêmicos de outras regiões do país, 38 estudantes de Medicina das Universidades Federal do Paraná, Positivo e do Oeste de Santa Catarina estiveram presentes na manhã desta terça-feira (25) na sede do Conselho Regional de Medicina, em Curitiba, para acompanhar a 5ª edição da discussão anátomoclínica baseada em necropsia, a chamada Telepatologia. Em Maringá, a Delegacia Regional do CRMPR abrigou outros 20 participantes, entre estudantes e profissionais médicos.

A aula é transmitida por meio de videoconferência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e compõe as atividades do Programa de Educação Médica Continuada do CRMPR. Os casos estudados são apresentados pela clínica geral e professora da FMUSP, Maria Lúcia Bueno Garcia, que guia as aulas dando informações contidas no prontuário do paciente e mostrando os exames clínicos e microscópicos realizados. A metodologia favorece a construção do conhecimento, principalmente, por proporcionar o estudo de casos reais.

Neste mês, a professora também trouxe reflexões sobre transmissão, diagnóstico e a realidade da Aids no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos da doença no País - 289.074 no Sudeste, 89.250 no Sul, 53.089 no Nordeste, 26.757 no Centro Oeste e 16.103 no Norte. Outro dado relevante diz respeito à sobrevida dos acometidos pela Aids. O Boletim Epidemiológico de 2007, do Ministério da Saúde, mostrou que cinco anos depois de diagnosticadas, 90% das pessoas com Aids no Sudeste estavam vivas. Nas outras regiões, os percentuais foram de 78%, no Norte; 80%, no Centro Oeste; 81%, no Nordeste; e 82%, no Sul. "


Agende-se

A próxima Telepatologia será transmitida no dia 29 de setembro, das 9h às 12h, para os auditórios do CRMPR em Curitiba e Maringá. Em Londrina, a aula pode ser assistida no auditório da Santa Casa de Londrina. A atividade é gratuita. Para acompanhar pela internet, por videostreaming, é necessário ter um computador com multimídia (placa e caixa de som) e acesso à internet banda-larga. Interessados em acompanhar a atividade pela internet devem encaminhar e-mail para imprensa@crmpr.org.br e solicitar senha de acesso.
As senhas são limitadas, sendo respeitada ordem de recebimento dos e-mails. Um dia antes do evento os e-mails enviados serão respondidos com login e senha de acesso.


Informações: Curitiba - (41) 3240-4049, Maringá - (44) 3224-4329 e Londrina - (43) 3374-2500.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios