15/09/2007

Temporão entrega carta de Lula ao CFM e diz que médicos têm papel protagônico para a construção do sistema de saúde


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, entregou ontem, durante a solenidade de celebração dos 50 anos de criação dos Conselhos de Medicina, uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do CFM, Edson de Oliveira Andrade.

A carta faz referência ao qüinquagésimo aniversário da sanção da Lei nº 3268 de 30 de setembro de 1957 que transformou em autarquia o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina, mais especificamente ao seu artigo segundo, que diz que os conselhos de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional, julgadores e disciplinadores da classe médica, e que cabe a eles zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão.

O presidente Lula disse, por intermédio da carta, estar convencido de que o CFM e os Conselhos Regionais têm atuado com zelo não só para cumprir esse dispositivo legal, como para atuar como fator de evolução e aperfeiçoamento do fazer da medicina.

O texto também mencionou o problema do financiamento da saúde, particularmente o da saúde pública, colocado como desafio a ser permanentemente enfrentado. Lula disse que pretende se empenhar em vencer essa complexa batalha. "Com a cooperação e propostas da classe médica brasileira, haveremos de equacionar os problemas", diz.


Leia mais no novo site do CFM.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios