21/01/2008

Terapia com células-tronco alivia sintomas de distrofia


Estudo feito com camundongos traz resultados positivos para futura aplicação em seres humanos



Pesquisadores nos Estados Unidos deram mais um passo no sentido de utilizar células-tronco embrionárias para o tratamento de distrofias musculares. O trabalho, coordenado por uma cientista brasileira no Texas, foi feito com camundongos portadores de uma condição semelhante à distrofia de Duchenne em seres humanos. Os resultados mostram como um transplante de células-tronco pode reverter os sintomas da doença - pelo menos parcialmente.

A distrofia de Duchenne é uma doença genética grave, na qual as células musculares não produzem distrofina, uma proteína-chave para o funcionamento dos músculos. Conseqüentemente, ocorre um processo de degeneração muscular, que deixa o paciente incapacitado e acaba levando-o à morte.

A idéia da terapia celular seria utilizar células-tronco embrionárias para formar células musculares (mioblastos) saudáveis in vitro e, depois, transplantá-las para o paciente. Foi o que fizeram os cientistas em camundongos - primeiro passo para o desenvolvimento de qualquer terapia em seres humanos. Animais doentes que receberam o transplante voltaram a produzir distrofina e tiveram aumento significativo de força muscular.

A autora principal do trabalho, publicado na revista Nature Medicine, é a bioquímica gaúcha Rita Perlingeiro, que desde 2003 é pesquisadora da University of Texas Southwestern.

Tão importante quanto o resultado clínico nos camundongos foi a técnica desenvolvida para chegar até ele. A primeira dificuldade foi induzir, de forma sistemática, a diferenciação das células-tronco embrionárias em células precursoras de músculo esquelético. Para isso, a equipe descobriu que é preciso ativar um gene chamado Pax3.

O segundo desafio foi selecionar estas células dentre todas as outras no meio de cultura. Sem essa "purificação" das amostras, é grande o risco de formação de tumores, como mostrou o primeiro transplante feito no estudo. Os cientistas, então, estabeleceram uma metodologia para seleção e purificação dos mioblastos, usando proteínas na superfície das células.

Nos transplantes seguintes, não houve formação de tumores. As células se integraram à musculatura dos camundongos e parte delas (15%) passou a produzir distrofina. Isso foi suficiente para dobrar a força muscular dos animais e aliviar os efeitos da doença.

"Há muitas etapas ainda, mas acredito que isso possa chegar ao paciente um dia", disse Perlingeiro ao Estado. Segundo ela, a mesma técnica pode ser útil para várias formas de distrofia.

A especialista Mayana Zatz, da Universidade de São Paulo (USP), que faz pesquisas na mesma área, também está empolgada com o avanço dos estudos. "Não tenho dúvida de que chegaremos a um tratamento", disse.


Fonte: O Estado de S.Paulo


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios