14/03/2023

Trajetória de defesa da ética e de preservação da memória da Medicina paranaense

Fundador do museu da história médica, professor Ehrenfried Wittig compôs os primeiros quadros de conselheiros e já recebeu as condecorações do Jubileu de Ouro e a Medalha de Lucas por sua ação humanitária

O CRM-PR acaba de completar 65 anos de atividades e, nesta trajetória, são incontáveis os profissionais que lideraram ou deram exemplos de engrandecimento da Medicina e àqueles que a exercem. Um desses personagens é o hoje professor aposentado de neurologia do HC/UFPR, Ehrenfried Othmar Wittig. Natural de Rio Negro (PR), ele completou 86 anos no último domingo (12) e, em dezembro, tinha alcançado a marca de 61 anos de formação em Medicina pela UFPR.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Wittig, ao receber a Medalha de Lucas. (Foto: Arquivo)

Remanescente já de um dos primeiros grupos de conselheiros, da gestão de 1968 a 1973, esteve por décadas contribuindo para valorização do médico e da Medicina. Foram mais de duas décadas como conselheiro e mais de 34 anos como editor da Revista Arquivos, tendo recebido ainda as duas principais honrarias do CRM: o Diploma de Mérito Ético, pelos 50 anos de profissão sob conduta exemplar, e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, direcionada aos que se destacam em causas sociais e humanitárias. O Dr. Wittig foi precursor no Paraná do chamado Teste do Pezinho e até hoje atua como voluntário na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe).

O ilustre médico e professor também é membro da Academia Paranaense de Medicina, integrou o quadro diretor da Associação Médica do Paraná e foi o fundador do Museu da História da Medicina do Paraná, cujo acervo hoje se encontra aberto à visitação na Santa Casa de Curitiba. Uma das salas do local tem o seu nome. Confira AQUI a notícia da solenidade de inauguração do novo espaço. Confira AQUI notícia da homenagem na AMP quando da passagem do 80° aniversário do médico e professor. Além de colecionador, o Dr. Wittig também é escritor.

O Dr. Wittig é casado com D. Oneide, tem casal de filhos e três netos. Toda sua carreira médica foi concentrada na Capital, onde ainda reside. A foto que ilustra a capa desta notícia no Portal é de recente visita que o médico fez ao Departamento de Comunicação do CRM-PR.

CONFIRA EDIÇÃO ESPECIAL DO JORNAL DO CRM-PR DA HOMENAGEM DE 2011. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios