Transplantes de vidas!

Roberto Issamu Yosida

A pandemia trouxe um inusitado e inimaginável tratamento: os transplantes de vidas. Sim, onde médicos doam suas vidas para salvar pacientes. Vidas são transplantadas, independentemente de compatibilidades, consanguinidade ou afinidade religiosa. Sem nenhuma burocracia, sem espera e completamente aleatório. Sem distinção. Sem preconceitos. Sem classificação.

Uma troca absolutamente voluntária e sem qualquer espécie de compensação. Doação puríssima e imaculada. Acontece em outras profissões. Bombeiros são um dos mais lembrados. Mas temos todos os profissionais da saúde. Militares, pessoal da limpeza, secretários e administradores, dentre outros. Há em igualdade de relevância os anônimos trabalhadores que, em suas profissões, correm riscos para auxiliar outras pessoas. Entregadores são um exemplo. Há tantos outros.

A humanidade mostra sua capacidade fantástica de adaptação e de soluções. Foi uma maratona de soluções. Todos com o mesmo objetivo. Em pouquíssimas ocasiões na história vimos ou veremos essa incrível união em torno de objetivos comunitários.

Há os de comportamento virulento. Os aproveitadores, os charlatães, os estelionatários, os de mau caráter. Parasitas do medo e do sofrimento alheio. Minoria que não merece comentários mais extensos.

Depois da pandemia é provável que cada um persista em suas ideias, de acordo com suas conveniências. Mas muitos se redescobrirão renovados e mais fortes. Lúcidos diante de tudo, capazes de reflexão e de mudanças.

Será um admirável mundo novo, onde médicos doadores de vidas certamente ficarão eternizados em nossas memórias!

Roberto Issamu Yosida é presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná.

 

Confira aqui mensagem em vídeo do presidente, em nome de todo o corpo conselhal e delegados do CRM-PR, em agradecimento aos médicos e exaltando-os por sua perseverança neste momento de enfrentamento da pandemia em benefício da sociedade.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios