16/03/2009

Transtorno Bipolar - 10% dos casos tem início após os 65 anos

O dado foi apresentado pela Doutora em Psiquiatria Geriátrica, Paula Villela Nunes, durante reunião promovida pela SPP.



Tendo no horizonte do encontro a troca de experiências clínicas e científicas, cerca de 30 médicos, profissionais da saúde e interessados estiveram presentes na sede do CRM em Curitiba, neste sábado (14/3), para acompanhar a II Reunião promovida pelo Departamento de Psiquiatria Geriátrica da Sociedade Paranaense de Psiquiatria. Na oportunidade, uma das mais renomadas especialistas na área, Dr.ª Paula Villela Nunes, abordou características clínicas, sintomas, tratamento e interações medicamentosas do Transtorno Bipolar em Idosos.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Investigação Médica (LIM 27) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo, 10% dos casos de Transtorno Bipolar tem início após os 65 anos e o índice é maior entre mulheres. "Surge, normalmente, quando a pessoa passa por uma situação de estresse intenso", afirma, exemplificando que na terceira idade o declínio financeiro decorrente da aposentadoria e o adoecimento ou a morte do cônjuge são fatores que interferem no aparecimento dos sintomas.

Na oportunidade, o presidente da SPP, Marco Antonio Bessa, informou que esta é a segunda atividade promovida pela entidade em 2009. "A primeira ocorreu em fevereiro, quando realizamos o curso teórico prático em ética médica dirigido a psiquiatras e médicos residentes", afirma. A próxima está prevista para o mês de abril, quando serão iniciadas as atividades do Departamento de Neurociências.

A primeira reunião do Departamento de Psiquiatria Geriátrica ocorreu em novembro do ano passado, quando o departamento foi inaugurado, e contou com a palestra do médico neurologista e especialista em neurogeriatria pela Universidade de Minnesota (EUA), Dr. Paulo Leite, sobre "Marcadores Biológicos da Doença de Alzheimer". A próxima atividade ainda não está prevista.


Fonte: Assessoria de Imprensa SPP

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios