30/06/2019

Tratamento para Hidradenite Supurativa é tema de consulta pública

Consulta pública da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) estará disponível até esta terça-feira, 2 de julho

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) quer saber a opinião da sociedade sobre o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para hidradenite supurativa. A consulta pública estará disponível até esta terça-feira, 2 de julho. A população pode enviar contribuições sobre o documento que orienta critérios para o diagnóstico e tratamento no SUS para a doença. A visão da sociedade auxilia a Comissão na construção da recomendação final sobre o assunto. Podem ser enviadas sugestões de conteúdo científico e relatos de experiência sobre a proposta como um todo ou sobre algum aspecto importante que deixou de ser considerado ou que poderia ser modificado.

Esse PCDT foi elaborado após a incorporação, no início desse ano, de três antibióticos para tratar a doença: a clindamicina tópica, o cloridrato de tetraciclina e a associação de clindamicina oral e rifampicina. O texto orienta, além desses medicamentos, critérios para o diagnósticos e cuidados não medicamentosos, como a higienização, abandono do fumo e curativos para evitar o agravamento das feridas. Veja aqui o relatório técnico.

A hidradenite supurativa é uma doença crônica de pele, inflamatória, mais frequente em mulheres, que acomete preferencialmente algumas áreas como as axilas, mamas, virilha, genitais e glúteos. É caracterizada pelo surgimento de lesões inflamadas, dolorosas, como nódulos, que podem causar uma série de impactos físicos e sociais. A terapia com antibióticos é indicada no tratamento dessas inflamações. Os três medicamentos em análise podem ser incorporados para essa função.

Como participar

As contribuições enviadas por meio de Consulta Pública podem confirmar ou modificar a recomendação inicial da CONITEC. Para participar, basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da CONITEC, no link Consultas Públicas.

Fonte: Conitec

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios