27/10/2021

Três médicos de Paranavaí homenageados pelos 50 anos de formados com histórico exemplar

A pediatra e homeopata Anizia Leontina Rigodanzo Canuto foi distinguida com o Diploma de Mérito Ético, a exemplo dos colegas Manoel de Oliveira Saraiva Neto e Jorge Sérgio dos Reis

O Conselho de Medicina do Paraná realizou em 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória daqueles vitimados pela Covid-19, a diplomação dos médicos que estão completando 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Ao todo, em 2021, são três os médicos com atuação em Paranavaí que integram o rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. Os médicos, que fazem parte dos pioneiros paranavaienses, são o Dr. Manoel de Oliveira Saraiva Neto (CRM-PR 3.360), formado pela Universidade Federal do Maranhão e especialista em radiologia e diagnóstico por imagem; Dra. Anizia Leontina Rigodanzo Canuto (CRM-PR 3.222), formada pela UFPR e especialista em pediatra e homeopatia; e o Dr. Jorge Sergio Reis, também graduado pela UFPR e que é pai do patologista Jorge Sergio Reis Filho (CRM-PR 17.437), que há mais de 20 anos atua fora do Brasil.

A Dra. Anizia Leontina Canuto, também integrante da Representação do CRM-PR na cidade do Noroeste paranaense, recebeu a homenagem no ambiente familiar. Coube ao marido, o também médico Dr. Sebastião Canuto (CRM-PR 3.312) fazer a entrega das comendas. Formado em 1972 pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Sebastião comemora no ano que vem o Jubileu de Ouro. O Dr. Jorge Reis recebeu as comendas pelas mãos do colega Carlos Fernandes Junior (CRM-PR 17.975), que é cirurgião plástico. Ao Dr. Manoel Neto, coube ao filho, o também médico radiologista José Henrique Saraiva (CRM-PR 18.892), entregar as comendas. Com mais de 20 anos de formado, o Dr. José Henrique atua em Curitiba.

Paranavaí tem, hoje, 281 médicos ativos. O total do Paraná é 31.447.

A premiação da Medalha de Lucas alcança este ano a pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho de mais de quatro décadas em defesa da infância saudável e da proteção das crianças em situação de risco. Dentre as suas muitas iniciativas está a fundação do Programa Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), hoje mantido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Curitiba) e que presta atenção interdisciplinar às vítimas de violência grave ou gravíssima. Criada em 1996, a comenda tinha sido conferida até hoje a outras 17 personalidades médicas.

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi. A solenidade teve em destaque ainda o Hino Nacional, o minuto de silêncio aos médicos falecidos e o momento musical, com apresentação na "Sonata ao luar" com o professor e músico Valderílio Feijó Azevedo.

clique para ampliarclique para ampliarDr, Jorge Sergio Reis e o cirurgião plástico Carlos Fernandes Junior. (Foto: Arquivo da família)
clique para ampliarclique para ampliarDr. Manoel Saraiva Neto recebendo o Diploma pelas mãos do filho, o também médico Dr. José Henrique Saraiva. (Foto: Arquivo da família)
clique para ampliarclique para ampliarDra. Anizia, que integra a Representação do CRM-PR em Paranavaí, recebendo o Diploma pelas mãos do marido médico, Dr. Sebastião Canuto. (Foto: Arquivo da família)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios