15/08/2019

UFPR celebra 58 anos do Hospital de Clínicas em solenidade com homenagens

O maior hospital público do Paraná e o terceiro universitário do país foi inaugurado em 5 de agosto de 1961; certificado de reconhecimento foi entregue a médicos e outros colaboradores

Os acordes da Camerata Antiqua de Curitiba e uma série de homenagens a professores, funcionários e parceiros do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) marcaram o aniversário de 58 anos da instituição. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz estiveram presentes, assim como docentes, acadêmicos, funcionários, representantes do poder público e de entidades de assistência. O CRM-PR foi representado pela conselheira Nazah Cherif Mohamad Yossef, também chefe da unidade de Clínica Médica do Complexo HC-UFPR. O secretário estadual da Saúde, o médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, também prestigiou a cerimônia comemorativa.

clique para ampliarclique para ampliarReitor Ricardo Marcelo Fonseca agradeceu a presença de autoridades, docentes, acadêmicos e funcionários (Foto: HC-UFPR)

Para o reitor, os 58 anos do hospital trazem o desafio de aumentar ainda mais o patamar e a excelência do HC, obedecendo a sua característica de ser também um hospital escola. Ele destacou a importância dos diálogos com o governo municipal e estadual, representados pela secretária Márcia Cecília Huçulak e pelo secretário Beto Preto, e reforçou a importância dos professores e funcionários e do seu compromisso institucional.

O reitor também falou sobre a gratidão da universidade com entidades como a Associação Amigos do HC. “Os 58 anos são uma efeméride, mas além do tempo institucional, também tem a dimensão individual de cada um que se dedica ao HC”, disse. “Que esse abraço permanente, constante e solidário permaneça não só no hospital, mas também na universidade, porque talvez a universidade nunca tenha precisado tanto desse abraço”, reforçou.

A UFPR também assinou um termo de cooperação com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (HEMEPAR), uma conquista que, segundo a superintendente do HC, Claudete Reggiani, vai possibilitar que o hospital receba insumos e aumente a coleta, o que também representará economia de recursos. A superintendente aproveitou para agradecer a presença dos homenageados, dos funcionários e da sociedade, destacando o compromisso do hospital com o seu público.

Professores,vereadores que aprovaram emendas em benefício do HC, médicos e funcionários do hospital receberam um certificado de reconhecimento. As associações e cidadãos parceiros também foram celebrados pelo compromisso com o hospital e suas práticas. A solenidade homenageou, ainda, os 25 anos do programa de cirurgias de epilepsia e os 40 anos do primeiro transplante de medula óssea do Brasil, ambos parte da história da instituição.

Fonte: HC

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios