08/12/2021

UFPR presta homenagem a 20 médicos formados em 1961 e que são exemplos à profissão

Grupo se formou no ano da inauguração do Hospital de Clínicas. Cúpula diretiva da universidade conduziu a solenidade, que teve entre os diplomados o ex-presidente do CRM-PR, Luiz Carlos Sobania

clique para ampliarclique para ampliarOs 20 médicos homenageados, defronte ao prédio da UFPR, onde se formaram em 1961. (Foto: Álbum da família)

A Universidade Federal do Paraná realizou na última sexta-feira, 3 de dezembro, solenidade para homenagear os formandos de 1961 do curso de Medicina. O diploma pelo Jubileu de Diamante foi conferido a 20 ilustres profissionais que compuseram a turma regular daquele ano, todos de grande destaque na sociedade médica brasileira, sendo exemplos à atividade.

Autoridades fizeram a entrega da comenda, de forma individual, em atividade com grande prestigiamento de familiares e amigos dos homenageados. Também professores e conselheiros e ex-conselheiros do CRM-PR estiveram presentes. A formatura dos médicos de 1961 coincidiu com a inauguração do Hospital de Clínicas da UFPR.

A cerimônia teve as participações do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz, da superintendente do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), Claudete Reggiani, e do vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde, Edison Luiz Almeida Tizzot. O presidente do Conselho de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida, foi uma das autoridades convidadas e participou da diplomação, entregando o título ao Dr. Gerson Gomes (CRM-PR 1.837), que concentrou sua carreira profissional em Andirá, no Norte Pioneiro do Estado.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Gerson Gomes com a família. Todos os quatro filhos seguiram a Medicina. (Foto: Álbum da família)

O Dr. Gerson teve a homenagem acompanhada dos quatro filhos médicos, os Drs. André, Guilherme, Gerson Francisco e Fábio, repetindo assim a emocionante cena registrada 10 anos antes, quando o CRM-PR conferiu a ele o Diploma de Mérito Ético-Profissional, quando do Jubileu de Ouro. Vários outros médicos do grupo e com atuação no Paraná também tinham recebido a honraria em 2011.

Do grupo de homenageados estiveram presentes, dentre outros, os Drs. Olival Ronald Leitão (CRM 1.268), Milton Gaudêncio Auersvald (CRM 1.716), Orival Costa (CRM 1.214), Leo Choma (CRM 1.610), Valdir de Paula Furtado (CRM 1.296), Carlos Antonio Siqueira Gusso (CRM 1.486), Geraldo Muniz Teixeira de Freitas (CRM 1.378), Luiz Affonso de Loyola Buquera (CRM 1.307), Murillo Ronald Capella (CRM-SC 425), Nelson Grisard (CRM-SC 400), Valter Stoiani (CRM-SP 10.668), Roberto Buechele (CRM-SC 419) e Luiz Carlos Sobania (CRM-PR 1.207).

O Dr. Luiz Carlos Sobania não apenas foi professor da mesma universidade como também diretor do Hospital de Clínicas da UFPR. Ainda foi conselheiro e presidente do CRM-PR, conselheiro do CFM, secretário estadual de saúde do Paraná e hoje é membro da Academia Paranaense de Medicina. Do grupo de docentes, dentre outros, aparecem o Dr. Leo e o Dr. Olival Leitão. Este, foi professor-adjunto e ivre docente de Gastroenterologia e Depto. de Clínica Medica da mesma UFPR e ainda na Evengélica. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, além de secretário da mesma Federação. É membro da Academia Paranaense de Medicina.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Milton, em postagens do filho médico nas redes sociais. (Foto: Álbum da família)
clique para ampliarclique para ampliarDr. Olival e colegas. (Foto: Álbum da família)
clique para ampliarclique para ampliarDr. Olival. (Foto: Álbum da família)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios