04/02/2019

UFPR promove 1º Curso Acadêmico de Cuidados Paliativos em Curitiba

O evento é voltado a estudantes e profissionais da área da saúde que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema

Os cuidados adequados no adoecimento grave exigem uma equipe preparada, que saiba acolher tanto a pessoa adoecida como a sua família. A partir dessa premissa, estudantes e profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre Cuidados Paliativos estão convidados a participar do 1º Curso Acadêmico de Cuidados Paliativos, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

O curso, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de março no Auditório do Setor de Ciências de Saúde da UFPR, abordará temas como a dor, a analgesia e o desconforto respiratório, o trabalho da equipe multidisciplinar, a bioética e a legislação brasileira relacionada ao final de vida, a abordagem do luto, o autocuidado, a anamnese espiritual e os cuidados nos últimos dias de vida.

O público-alvo são estudantes e profissionais formados da área de saúde como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, entre outras, e áreas afins, como Direito, Serviço Social, Teologia, Musicoterapia e Capelania. 

O curso de apoio da UFPR é parte do projeto de extensão da mesma Universidade, coordenado pela Profa. Dra. Úrsula Bueno do Prado Guirro (CRM-PR 25.634), que é também conselheira do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Dra. Úrsula explica que o objetivo do curso é permitir os primeiros contatos de estudantes e profissionais na área, estimular a estudar e aprofundar no assunto. “É importante que as pessoas saibam que Cuidados Paliativos incluem várias áreas, desde a Medicina, Enfermagem, Psicologia e outras áreas como o Serviço Social, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, entre muitas outras”, ressalta.

Nos dias do evento haverá arrecadação de doações para o Hemepar, APACN, FAS e para as protetoras de animais Crazy Cat e Tomba Latas.

Sobre Cuidados Paliativos

Os Cuidados Paliativos (CP) são caracterizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como abordagens de equipes de saúde multiprofissionais que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e familiares que enfrentam problemas associados com doenças potencialmente fatais.

Atuam através da prevenção e alívio do sofrimento por meio de identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas psicossociais e espirituais.

Evento: 1º Curso Acadêmico de Cuidados Paliativos

Data: 20, 21 e 22 de março de 2019
Horário: das 18h30 às 22h
Local: Auditório do Setor de Ciências de Saúde da UFPR (Rua Padre Camargo, 280, Curitiba-PR)   
Redes socais: Facebook e Instagram 
Certificados: 12 horas, digital, após o evento
Informações e inscrições: www.paliativo.net

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios