Um bom dia depende de uma boa noite

Nada como uma boa noite de sono... A frase é batida, mas muito verdadeira. Tanto é assim que passamos aproximadamente um terço de nossas vidas dormindo.
Aliás, dormir é fundamental para o corpo e também para a mente. É durante esta pausa que diversas funções do organismo se equilibram, garantindo-nos o preparo necessário para o dia seguinte.

Tão importante quanto comer é dormir, principalmente para a prevenção e recuperação de diversas doenças e ainda para o aumento da expectativa de vida. A qualidade do sono é tão essencial, que pesquisadores do Instituto do Coração, em São Paulo, já demonstraram que o tratamento de distúrbios do sono, como a apnéia, pode prevenir a aterosclerose, diminuindo o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares.

Até mesmo outro velho dito popular tem fundamento. As crianças realmente crescem enquanto dormem, pois é nesta hora que os hormônios do crescimento são liberados em maior proporção. Seguindo o caminho inverso, noites mal-dormidas redundam em queda nos desempenhos físico e mental, entre outros problemas. Isso sem falar no comprometimento da coordenação motora, do raciocínio e da capacidade de tomar decisões.

As conseqüências podem inclusive ser irreparáveis. No volante, o sono chega a ser comparado à embriaguez. Prova disso são as cerca de 20 mil vítimas fatais de acidentes de trânsito, registradas no último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Estima-se que o sono tenha sido responsável por 20% destes óbitos. Também podem acontecer acidentes durante a operação de máquinas, pela dificuldade de concentração.

Há pessoas que precisam dormir 10, 11 horas por noite, outras ficam bem com apenas 4 ou 5 horas. Com a idade, a necessidade diminui, assim como o gasto energético. O fato é que não há regra que sirva para todos. Cada organismo tem um ritmo e uma necessidade maior ou menor de horas de sono. O fundamental é conhecer a sua necessidade e respeitá-la.

Por outro lado, há importantes recomendações para uma boa noite de sono. O ambiente tem que ser confortável (com bom colchão e travesseiro, por exemplo) e sem ruídos. Antes de deitar é fundamental que se evite o consumo de bebidas que contenham estimulantes, como café, guaraná, coca-cola e bebidas alcoólicas. Também é importante um intervalo de no mínimo duas horas entre a última refeição do dia e a hora de deitar. Esta refeição, inclusive, deve preferencialmente ser feita com alimentos leves, como verduras, legumes e grelhados.

Outra dica é tomar pouco líquido antes de ir dormir, para evitar a necessidade de urinar durante a noite, o que acarreta um despertar comprometedor para a continuidade de um bom sono. Para os mais tensos podem ajudar um banho de imersão com água morna e um chá de camomila ou erva-doce antes de deitar.

Por fim, a prática de exercício físico e o não consumo principalmente de café contribuem para um sono reparador. Mas, como dormir mal não é normal, qualquer que seja a idade, se tiver problemas para pegar no sono, ou manter o sono durante a noite, procure um médico.


* Antônio Carlos Lopes, professor Titular da Disciplina de Clínica Médica do Departamento de Medicina da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios