28/07/2010

Um terço dos médicos não reporta incompetência dos colegas

Um em cada três médicos diz não achar que sempre deve reportar sobre um colega incompetente ou significativamente incapacitado, afirma um novo estudo. A descoberta, publicada no The Journal of the American Medical Association, se baseia em respostas de 1.891 médicos de todos os Estados Unidos no ano passado. Quase dois terços disseram que "concordam plenamente" que devem reportar todos os casos de incompetência ou incapacidade para uma autoridade, como sociedade profissional, hospital ou clínica; pouco mais de um terço não concordou inteiramente com a declaração.


A principal autora do estudo, Catherine M. DesRoches, professora assistente do Instituto Mongan para Políticas de Saúde e da Harvard Medical School, disse estar surpresa e preocupada com a descoberta. A American Medical Association e outras organizações declaram que os médicos possuem uma obrigação ética de reportar sobre os colegas com problemas mentais, que abusam de álcool e drogas, ou são tecnicamente incompetentes.


"Os médicos prestam um serviço valioso para a sociedade, e nós lhes damos certos privilégios, como poder controlar a entrada na profissão", disse DesRoches, que é doutora em saúde pública, mas não é médica. "Com esses privilégios vem a responsabilidade de se auto-regular".


As faculdades de medicina e os cursos de educação continuada para os médicos em atividade devem dedicar mais tempo para ensinar a importância de reportar sobre colegas incompetentes, ela sugeriu.


Fonte: Terra

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios