23/11/2018

UniCesumar antecipa solenidade de formatura de alunos de Medicina em Maringá

Medida possibilita aos formandos se inscrever às vagas do programa Mais Médicos. CRM-PR irá finalizar o procedimento de inscrição dos novos médicos ainda nesta sexta-feira (23)

clique para ampliarclique para ampliarFormatura dos novos médicos foi realizada pela UniCesumar na quinta-feira, 22 de novembro (Foto: Divulgação UniCesumar)
A Unicesumar antecipou para a tarde de quinta-feira, 22, a colação de grau de mais de 101 alunos do curso de Medicina. O objetivo é permitir que os recém-formados possam concorrer às vagas do programa Mais Médicos, do Governo Federal do Brasil.

A cerimônia contou com a presença da coordenadora do curso de Medicina da UniCesumar e vice-diretora da Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a conselheira do curso, Nilce Marzolla Ideriha, a diretora do curso, Solange Lopes, do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Nardi, do presidente da mantenedora, Claudio Ferdinandi e do reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva.

Diante da necessidade do país, os formandos procuraram a instituição e, em uma decisão coletiva, foi realizada antecipação da cerimônia de colação de grau. “Nós temos essa responsabilidade enquanto instituição. Partindo disso, somamos esforços junto ao Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e à Junta Militar de Maringá e conseguimos fazer a entrega dos certificados aos alunos. Agora, eles conseguirão toda a documentação em tempo hábil para se inscreverem no programa”, explica Solange Lopes, diretora do curso de Medicina na UniCesumar.

Recém-formada, Amanda Letícia Andre destaca a importância da medida. “A instituição nos ouviu e apoiou a nossa causa, possibilitando a nossa inscrição no Mais Médicos. Tanto para o governo quanto para nós, era uma medida emergencial e necessária”.

clique para ampliarclique para ampliarFormandos fazem o Juramento. (Foto: Divulgação UniCesumar)

O secretário Estadual da Saúde do Paraná, Antonio Carlos Nardi, enalteceu a formação dos novos médicos. “Parabéns pela grande conquista na vida pessoal e profissional. Vocês farão a diferença para a assistência médica do Paraná e do Brasil. Desejo muito sucesso e realização profissional para todos e lembrem-se que o futuro do nosso País depende dos médicos formados hoje”.

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, destacou o momento de conclusão de mais uma etapa na vida dos estudantes. “Parabéns pelos sonhos que vocês tiveram lá atrás e hoje estão realizando. Espero que vocês não parem os estudos por aí e continuem sendo eternos estudantes. A partir de agora, farão a diferença em todo o nosso país e posso dizer tranquilamente que estão prontos para isso, porque na nossa instituição temos diversas ações que fazem vocês aprenderem de verdade. Boa sorte na nova caminhada”.

CRM-PR faz mutirão

O Conselho Regional de Medicina do Paraná recebeu, por meio de sua Delegacia Regional em Maringá, a documentação de pouco mais de 70 dos formandos pela UniCesumar e as equipes, tanto da Dereg quanto da sede, em Curitiba, trabalharão em mutirão para finalizar os procedimentos de inscrição e inserção dos dados no portal do CRM-PR ainda nesta sexta-feira (23).

Mais Médicos

As inscrições para suprir as vagas antes ocupadas pelos profissionais cubanos foram abertas na quarta-feira (21). Diante da dificuldade relatada pelos médicos aos Conselhos Regionais de todo o país de finalizarem o processo, o Conselho Federal de Medicina encaminhou, ainda na quarta-feira, ofício ao ministro de Estado da Saúde, Gilberto Occhi, solicitando a revisão dos prazos do Edital nº 18 do Programa Mais Médicos. A prorrogação foi então anunciada pelo MS no fim da tarde de quinta (22) e irá até o dia 7 de dezembro. Ao todo são 8.517 vagas que poderão ser ocupadas, inicialmente, por médicos com registro no CRM, seja formados no Brasil ou que tenham feito a revalidação do diploma.

Fonte: Assessoria de Imprensa UniCesumar com informações do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios