02/12/2019

Unicesumar forma a terceira turma de Medicina

Ao todo, 97 novos médicos receberam seu diploma. Secretário de Saúde, que é médico, foi o paraninfo; Conselho de Medicina foi representado por seu presidente, Roberto Yosida

Um momento de glória e realização. Essa foi a noite de 29 de novembro (sexta-feira), data escolhida para a cerimônia de colação de grau da 3ª turma de Medicina formada pela UniCesumar. Ao todo, 97 alunos receberam o grau no evento que teve a presença de centenas de pessoas, entre familiares e amigos, bem como de figuras públicas e autoridades da Instituição.

clique para ampliarclique para ampliarSecretário de Saúde, que foi paraninfo, com formando e o reitor Wilson de Matos. (Foto: Unicesumar)

A cerimônia foi conduzida pelo reitor da universidade, professor Wilson de Matos Silva, sendo prestigiada por diversas autoridades, incluindo o secretário estadual de saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Dr. Beto Preto, escolhido paraninfo; o presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Roberto Issamu Yosida; e o vice-presidente da Federação dos Hospitais do Paraná (Fehospar) e superintendente administrativo da Santa Casa de Maringá, José Pereira.

Stéphanie Jugler, de 27 anos, foi uma das alunas que receberam o tão sonhado diploma. Ela definiu a experiência da graduação como “longa, mas cheia de momentos emocionantes”. “Desde o contato com os primeiros pacientes até esse momento de concretização, de encerrar esse período com chave de ouro. Nós lutamos muito por isso”, declarou.

clique para ampliarclique para ampliarA solenidade foi bastante prestigiada e lotou o espaço reservado pela universidade. (Foto: Unicesumar)

Para o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, o que permanece diante da conquista dos alunos é a sensação de dever cumprido. “Essa profissão é tão nobre e importante, então é sempre uma grande satisfação para nós entregar o diploma para esses alunos.”

Citando a marca de 100 mil alunos formados pela UniCesumar, o professor Wilson de Matos ressaltou o desafio dos alunos, que agora são médicos. “Vocês vão seguir uma jornada rumo a outras conquistas, mas é importante que estejam sempre buscando a construção de suas vidas com respeito e fé. Façam valer esse juramento que vocês acabaram de fazer.”

clique para ampliarclique para ampliarPresidente do CRM-PR na composição da mesa diretora. (Foto: Unicesumar)

Escolhido como o paraninfo dos formandos, o Secretário Estadual de Saúde do Paraná, Carlos Alberto Gebrim Preto, comparou o sentimento dos alunos à emoção vivida por ele na própria colação de grau, quando se formou em Medicina na Universidade Estadual de Londrina. “Eu ainda posso sentir a felicidade pulsando em meu coração, assim como vocês. Nós, cada um com a própria história, sempre sonhou com o fim do percurso, que é esse momento que vocês estão vivendo hoje. Portanto, saibam equilibrar as escolhas e sejam sensatos para aproveitar as oportunidades que surgirem. Cabe a vocês, colegas, essa nobre missão da Medicina.”

clique para ampliarclique para ampliarNovos médicos no juramento. (Foto: Unicesumar)

E a expectativa em relação ao sucesso dos formandos é alta. De acordo com a coordenadora médica do curso de Medicina da UniCesumar, Ana Maria Silveira Machado de Moraes, eles receberam uma formação que os capacitou para os desafios que os aguardam. “O básico da vida humana passa pela Medicina, então a nossa profissão é muito importante pela sociedade. Nós formamos o aluno em duas frentes, o atendimento de emergência e o atendimento ambulatorial, e fizemos isso muito bem. Então, temos confiança nesses médicos que estão chegando ao mercado de trabalho”, concluiu.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios