26/07/2022

Violência obstétrica é tema de debate em Foz do Iguaçu envolvendo os vários setores da sociedade

Iniciativa da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, fórum teve como palestrantes o conselheiro Jan Pawel Pachnicki, advogado Martim Palma e gineco-obstetra Danielle Freitas, que abordaram aspectos éticos, jurídicos e técnicos

Violência obstétrica foi o tema de concorrido debate realizado em Foz do Iguaçu envolvendo representantes do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Saúde, diretores de hospitais e ainda médicos, estudantes de Medicina, advogados e profissionais de enfermagem. O Fórum de Saúde Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) foi realizado a partir das 19h da última sexta-feira (22), por web conferência e presencialmente no auditório da sede da instituição, no centro da cidade da Tríplice Fronteira.

clique para ampliarclique para ampliarPalestrantes Jan Pachnicki e Martim Palma. (Foto: CRM-PR)

Foram palestrantes convidados os Drs. Jan Pawel Andrade Pachnicki, conselheiro do CRM-PR e que abordou aspectos éticos sobre o tema; Martim Afonso Palma, advogado do Conselho e que tratou que questões jurídicas; e Danielle Cristina Pereira e Silva de Freitas, gineco-obstetra e que se concentrou na análise técnica. O Dr. Luiz Marcelo Mafra, representante do Ministério Público, foi quem coordenou a mesa redonda para o debate a partir das apresentações. O entendimento entre os participantes é de se forma uma melhor consciência sobre o problema entre os profissionais de saúde e a sociedade.

A iniciativa da realização do fórum foi do presidente da Câmara Técnica de Saúde do Codefoz, Dr. Valter da Cruz Teixeira, que também é diretor da Representação Regional do Conselho de Medicina em Foz. Fizeram a abertura do evento o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, e o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, este pelo meio remoto. O vice-presidente do Conselho, pediatra Wilmar Mendonça Guimarãres, também participou pelo meio remoto.

Ex-presidente da Sogipa e especialista em GO e Mastologia, o Dr. Jan é mestre e doutor e atua como professor de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Além de assessor jurídico do Conselho, o advogado Martim Palma é professor de Bioética e já integrou a Comissão de Defesa de Saúde da OAB-PR. A Dra. Danielle é coordenadora médica do Centro de Atendimento à Gestante (Cage), dom Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

O que é o Codefoz

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu foi criado pela lei municipal número 4.,041, de 12 de novembro 2012, com intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios