Vitiligo: uma doença ainda rodeada de desinformação e preconceito

Rossana Spoladore

Em 25 de junho é celebrado o Dia Mundial do Vitiligo. Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2011, coincidindo com a da morte do cantor Michael Jackson que teve dessa doença, a data tem como objetivo conscientizar a população e reduzir a discriminação e o preconceito relacionados à condição. A disseminação de informações sobre o vitiligo é fundamental, pois há estimativas de que, atualmente, a doença atinja cerca de 1% da população mundial. Mais de 1 milhão de pessoas só no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ao contrário do que muitos pensam, o vitiligo não é uma doença contagiosa. As causas ainda não estão claramente definidas, mas acredita-se que exista uma predisposição genética que pode estar associada a fenômenos autoimunes, a alterações ou traumas emocionais, e ainda pelo contato com substâncias citotóxicas como, por exemplo, a hidroquinona. Todos são fatores desencadeantes ou de piora da doença.

O vitiligo é caracterizado pelo aparecimento de manchas brancas, nacaradas, e isso pode ocorrer em qualquer tipo de pele, independentemente de ser branca, negra ou asiática. Essas manchas surgem devido a uma redução ou ausência dos melanócitos, que são células responsáveis pela produção de melanina, a substância que dá cor à pele. O que mais preocupa médicos que tratam pacientes com vitiligo não é a doença em si, pois a maioria dos pacientes que possuem vitiligo não apresenta sintomas, mas sim o preconceito.  

O desenvolvimento de transtornos psicológicos em pacientes que possuem a condição é muito frequente e esse público geralmente necessita de um acompanhamento psicológico. Baixa autoestima e isolamento social são sintomas psíquicos comuns causados pela discriminação sofrida por portadores da doença. Para que as manchas não se tornem o centro de suas vidas, e para que resultados positivos sejam alcançados por meio do tratamento, o suporte da família e de amigos é extremamente importante. 

Com relação aos sintomas, vale destacar que raramente são relatados pruridos ou sensibilidade local no início do aparecimento das lesões. Quando é feito o diagnóstico, o dermatologista pode classificar o vitiligo em dois tipos, de acordo com a localização das lesões. Sendo assim, a doença pode ser segmentar ou unilateral, que é quando as lesões se manifestam em apenas uma parte do corpo, ou podem ser não segmentar ou bilateral, tipo que ocorre mais comumente. Nesse caso, há distribuição de lesões nos dois lados do corpo, geralmente iniciando-se nas extremidades, como mãos, pés, nariz e boca. Há alternância de ciclos entre o desenvolvimento de manchas e estagnação da doença. 

O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado através do exame de biópsia cutânea. Em pacientes de pele branca utiliza-se uma lâmpada de Wood para auxiliar na detecção. Também são importantes a realização de exames para estudo imunológico e pesquisar se há, concomitantemente, um quadro de doença autoimune como hepatite ou doenças da tireoide. Sendo assim, o dermatologista deve ser o médico responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento da doença, pois, ao determinar o tipo da condição e verificar possíveis doenças associadas, o especialista indica a melhor forma de tratar cada caso.

Não há como prevenir o desenvolvimento do vitiligo e nem sua evolução. Infelizmente, também ainda não há cura para a doença, porém a condição pode ser tratada. Os pacientes diagnosticados podem evitar que as lesões piorem diminuindo a exposição ao sol, evitando o uso de roupas apertadas, controlando o estresse e evitando o uso de medicamentos ou substâncias que possam estar relacionados ao aparecimento de novas lesões. O objetivo dos tratamentos existentes é cessar a evolução das lesões e estabilizar o quadro. 

Dentre as opções de tratamento há as convencionais, baseadas em corticoides (creme ou via oral), loções ou fototerapia que é a exposição ao raio ultravioleta com ou sem o uso de substâncias fotossensibilizantes. E existem outros medicamentos tópicos como os derivados de vitamina D e imunossupressores. Um exemplo é o tacrolimo, que induz à repigmentação das regiões lesionadas. Ainda é possível utilizar técnicas cirúrgicas com alguns tipos específicos de laser ou por transplante de melanócitos. O tratamento de vitiligo é individualizado e só um profissional de saúde pode indicar qual é a melhor opção para cada caso. Uma boa notícia é que, no momento, há algumas medicações sendo testadas e espera-se que, em breve, possamos ter novidades nesse sentido.

Por fim, é importante reforçar mais uma vez um aspecto fundamental: quem tem vitiligo precisa de apoio. O impacto psicológico não pode ser negligenciado, ele pode levar a consequências emocionais para os pacientes a partir do desenvolvimento da doença. E a sociedade precisa ser educada a respeito da doença para diminuir, assim, o preconceito associado à falta de informação.

 

*Rossana Spoladore é médica cooperada da Unimed Curitiba, formada pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em dermatologia, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e assessora de Assuntos Éticos e Defesa Profissional da Sociedade Brasileira de Dermatologia na regional Paraná.

**As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios