17/12/2020

Viver, tema em destaque da revista Iátrico

Disponível versão digital da publicação cultural nº 38 do CRM-PR, a segunda edição da trilogia inaugurada com "Morrer"e que se completa, em 2021, com o "Nascer"

O Conselho Regional de Medicina do Paraná está lançando a edição 38 da revista Iátrico, inicialmente em sua versão digital. O tema em destaque é ”Viver”, constituindo-se na segunda parte da trilogia aberta em meados deste ano, com “Morrer”, e que se encerrará no primeiro trimestre de 2021, com “Nascer”. As imagens que ilustram as capas das três edições estão desdobradas da consagrada tela “O Nascimento de Vênus”, do pintor italiano Sandro Botticelli (1445-1510). A revista chega como um presente natalino a exaltar solidariedade e esperança de um novo ano com mais saúde e paz para todos.

IATRICO N.º 38. CONFIRA A EDIÇÃO.

A publicação cultural do CRM-PR, que nasceu suplemento de jornal informativo e já avança para o seu 20.º aniversário, traz nesta edição uma série de artigos focados na temática “viver”, incluindo abordagens à nova realidade que se estabeleceu no cotidiano médico e da sociedade de modo geral com o advento da pandemia, bem como análises sob olhar da bioética, das humanidades e da espiritualidade. Como destacado na chamada de capa, a edição foi dedicada “à harmonia de ciência e arte, guardiãs do esplendor do viver.”

clique para ampliarclique para ampliarIátrico 38, a segunda da trilogia. (Foto: CRM-PR)

Como destacado pelos editores, o conteúdo da revista 38 "foi desenhado para falar da vida do médico. Suas alegrias, suas dificuldades e, principalmente, o equilíbrio tão necessário para sermos cada um o Iátrico que tanto o paciente, razão única de nossa existência, precisa: uma mistura homogênea de cultura e conhecimento técnico, emoldurada pelo bom senso e boa vontade, características maiores do bom médico."

"Valorizamos a vida quando vislumbramos a morte concretizada em celebridades, amigos e familiares. É como o ar que, na sua invisibilidade, não desperta nossa consciência. É a vida que passa sem que paremos um momento para sentir o sopro de sua graça", diz um trecho do editorial assinado por Roberto Issamu Yosida, presidente do CRM-PR e coordenador do conselho editorial da revista. Para ele, a máxima "juntos venceremos nunca foi tão verdadeira. "A vida merece celebração! Essa é a nossa maneira de seguir em frente no olho do furacão. São formas de relembrar que estamos vivos e que a vida não se resume a pandemia", diz.

Cinema, música, literatura...

São muitos os atrativos para o nosso leitor, com as colunas de cinema (“No escurinho do cinema”), com uma série de dicas de filmes para ver e rever dadas pelo médico e cinéfilo Dr. Isaias Dichi; a de música (“Guia de Bordo”), com refinada coletânea do Prof. Paulo Roberto Cruz Marquetti e que já está disponível no Spotify; e de Literatura e Medicina, onde o Prof. Maurício de Carvalho faz incursão em duas obras do escritor tcheco Milan Kundera, dando o título da coluna “O peso (ou a leveza) de viver e a conquista da imortalidade”.

O espaço da poesia está a cargo do médico e poeta Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, que dedica especial atenção à obra de Clarice Lispector, no ano do seu centenário de nascimento. E presta homenagem à escritora com um acróstico. Outros poemas, de médicos ou de autores históricos, enriquecem a coluna. Na “Receita de Doutor”, o Dr. José Clemente Linhares compartilha o prato da mamãe que sempre foi sucesso nas reuniões em família: o lombo na cerveja preta. E o decálogo tradicional traz na revista 38, dentro do tema, “10 dicas para viver”, autoria da Dra. Ursula Bueno do Prado Guirro.

História da cerveja e os perseverantes

Outro importante destaque da edição é a curiosidade sobre a história da cerveja, que tem seus registros anteriores a 2500 a.C. “Cerveja, uma comemoração à vida” é o artigo de autoria do Prof. Valderilio Feijó Azevedo, que também compõe o conselho editorial da revista Iátrico. Artigo acessório apresenta a confraria “Orthobier”, nascida de grupo de ortopedistas curitibanos que resolveram se aventurar no mundo das beras artesanais.

Uma reportagem especial, associada ao tema da edição, aborda a trajetória de alguns médicos que são legítimos sinônimos de superação e de perseverança. Mais que isto, expoentes de uma luta contra preconceitos e em respeito às igualdades. Inaugura-se um capítulo dos exemplos de inclusão. E sob o impacto da pandemia, a edição traz ainda homenagem aos nossos heróis médicos, sob interpretação de alguns dos cartuns do artista iraniano Alireza Pakde. Outras ilustrações da revista são de autoria da artista e colaboradora Deisi Casarin, que no destaque da contracapa, no reaparecimento dos guarás em nosso litoral, deixa o desafio aos nossos leitores: “Qual sua frase sobre a vida”.

Na série sobre viagem, a reportagem especial ficou a cargo da jornalista Fernanda Nicz, que reside em Portugal. Ela conta um pouco da história do pai, o médico Luiz Fernando Nicz, que decidiu deixar as atividades profissionais para colocar em prática um projeto diferente de vida, conhecendo o mundo, desgarrando-se da rotina e também apostando em hábitos saudáveis. Contar um pouco de suas aventuras foi uma forma de homenageá-lo e aos seus colegas que, em 2020, alcançaram os 50 anos de formação em Medicina.

Merecem leitura atenta os artigos dos nossos colaboradores, como os Drs. Eduardo Paiva, Marcio de Carvalho, Laercio Furlan, Zacarias Alves de Souza Filho, Varlei Antonio Serratto, Manoel Eduardo Camargo e Gomes, Jaqueline Doring Rodrigues, Alex Pussieldi, Cezar Zillig, Maria Ofelia Fatuch e Stefania Petruzziello, dentre outros. Às prosas, crônicas e ensaios somam-se ainda as obras dos integrantes do conselho editorial, os Drs. Roberto Yosida, Laura Moeller, Carloss Augusto Sperandio Junior, Paulo Marquetti e José Eduardo de Siqueira.

A edição impressa da revista Iátrico, limitada em acolhimento a aspectos ambientais e econômicos, é dirigida aos leitores que se cadastram para recebimento pelo meio postal. Esta solicitação pode ser feita com envio de email (iatrico@crmpr.org.br).

Críticas e sugestões

A nossa revista propõe-se em constante processo de enriquecimento de conteúdo, seguindo a sinalização dos leitores. Deste modo, críticas, sugestões e colaborações em forma de artigos, crônicas, ilustrações, poesias e frases serão sempre bem-vindas. Na próxima edição, a 39, traremos uma seção especial dos leitores, daí a importância de que tenhamos um feedback.

O Iátrico tem seu fulcro na conjugação de ciência e arte, daí manter prudente distância ao caminho que leva exclusivamente aos progressos científicos. A revista nasceu sob o espírito da provocação, do despertar para o pensar, para o observar, para o aprender e o apreender. A arte começa onde termina o poder científico. Este um dos ensinamentos do editor-fundador da publicação, Dr. João Manuel Cardoso Martins, a quem homenageamos também nesta edição, que marca a passagem do sexto aniversário de sua partida.

CONFIRA AS EDIÇÕES ANTERIORES AQUI.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios