Medalha de Lucas

Tributo ao Mérito Médico

A Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico é uma comenda instituída em 1996 pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná com o intuito de homenagear profissionais médicos de reconhecida atuação em prol de causas sociais e humanitárias. A reverência foi inspirada no evangelista São Lucas, Patrono do Médico, que tem sua data festejada em 18 de outubro, consagrada Dia do Médico.

Desde a sua criação, com a publicação da Resolução CRM-PR nº 56/1996, vários médicos já foram agraciados com a homenagem, amparados pelo exemplo de humildade, compaixão e dedicação ao proximo, em projetos de relevância médico-social.

Os nomes selecionados são analisados e votados em Reunião Plenária do CRM-PR, requisitos necessários diante da relevância e responsabilidade da titulação, que visa a valorização dos princípios éticos da Medicina e daqueles que a exercem de forma exemplar.

HOMENAGEADOS COM A MEDALHA

Desde a sua instituição, em 1996, a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico foi concedida aos seguintes médicos:



Dr. Anônio Celso Nuner Nassif (CRM-PR 915)
Formado em 1958 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também concluiu o Mestrado e o Doutorado em Clínica Cirúrgica, era especialista em Otorrinolaringologia e atuou como professor e médico do Hospital de Clínicas da UFPR. Sua trajetória institucional destaca-se pela vasta liderança, tendo sido presidente da Associação Médica Paranaense (AMP) e da Associação Médica Brasileira (AMB) em quatro gestões consecutivas (1987-1999), além de fundar a Sociedade Paranaense de Otorrinolaringologia. Era Acadêmico Emérito da Academia Paranaense de Medicina. Entre suas contribuições mais significativas estão a defesa do ensino médico – marcada pelo Fórum Nacional de Aracaju – a criação do Sistema Nacional de Atendimento Médico (Sinam) e a elaboração das tabelas de honorários que resultaram na atual CBHPM. Sua carreira de 50 anos foi amplamente reconhecida com homenagens, incluindo títulos como Cidadão Honorário de Curitiba, Oficial da Ordem do Mérito Nacional, Gran Cruz e Medalha do Mérito da República, e o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR em 2008.


Dr. Césio Johansen de Moura (CRM-PR 1.698)
Formado em 1965 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Administração Hospitalar e Cirurgia Geral. O Dr. Césio realizou residência em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo na Universidade da Pensilvânia (EUA, 1971-1974) e atuou como professor da disciplina de Cirurgia Geral da UFPR e médico do antigo INAMPS. Coordenou em 1990 a formação de atendimento pré-hospitalar dos socorristas do Corpo de Bombeiros, resultando na criação do SIATE. Sua carreira foi fortemente marcada pelo trabalho comunitário e missionário. Foi fundador do Projeto Misericórdia (atual Núcleo Canaã Saúde), liderando diversas missões à Amazônia e Angola (1994-2008) com mais de 300 voluntários, e introduziu no Brasil a associação Embaixadores Médicos Internacional (hoje Instituto Vida). Em 2015, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina, em reconhecimento aos 50 anos de atuação exemplar.


Dr. Gerson Gomes (CRM-PR 1.837)
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1961, o Dr. Gerson Gomes iniciou sua carreira com residência em Cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP). Em 1963, estabeleceu-se em Andirá, onde foi um dos fundadores do Hospital Beneficente local e realizou a primeira cirurgia do município. Com mais de seis décadas de atuação, destacou-se na obstetrícia, dedicando 57 anos ao acompanhamento pré-natal e à assistência às gestantes, totalizando mais de 20 mil partos e cerca de 5 mil cirurgias gerais. Em reconhecimento à sua trajetória exemplar, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR (2011) e de Diamante (2021) da UFPR, e o título de Cidadão Honorário de Andirá (2022).
Dr. Miguel Carlos Riella (CRM-PR 2.370)
Graduado em Medicina pela UFPR em 1968, o Dr. Miguel Carlos Reila realizou pós-graduação nos Estados Unidos, com residência em Medicina Interna (Mount Sinai Hospital, NY) e fellowship em Nefrologia (Universidade de Washington). De volta ao Brasil em 1976, foi o responsável pela implantação dos Serviços de Nefrologia, Nutrição Parenteral e Enteral, Hemodiálise e Transplante Renal no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. É pioneiro na criação do primeiro programa brasileiro de Diálise Peritoneal Domiciliar (1980) e do Programa de Residência em Nefrologia na instituição. Sua vasta atuação acadêmica inclui a posição de Professor Titular na PUC-PR e na Faculdade Evangélica de Medicina, o Doutorado em Medicina pela Unifesp, e os títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito. É autor de referência, com mais de 300 artigos e livros como Princípios de Nefrologia, e editor-chefe do Brazilian Journal of Nephrology. Riella demonstrou forte liderança institucional como presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da International Federation of Kidney Foundations, além de fundar a Fundação Pró-Renal Brasil e o Instituto Pró-Renal de Ensino e Pesquisa.
Dr. Eurípedes Ferreira (CRM-PR 1.722)

Realizou o primeiro transplante de medula óssea no País. Como hematologista, participou do descobrimento dos antígenos de histocompatibilidade (HLA), trabalhando no Instituto de Genética Médica (Itália) e na Duke University (EUA). Foi o responsável pela implantação dos serviços de Oncologia e Hematologia e da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Pequeno Príncipe, transformando a instituição em um centro de referência no tratamento do câncer infantojuvenil.
Professor do Hospital de Clínicas da UFPR, onde foram iniciados os estudos do transplante de medula óssea, salvou a vida de milhares de crianças e mudou a história de inúmeras famílias. Recebeu em 2015 o Diploma de Mérito Ético-Profissional em homenagem do CRM-PR pelos 50 anos de dedicação exemplar à profissão. Em 2010, recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.
Dr. Carlos Augusto Moreira (CRM-PR 200)

Oftalmologista formado pela UFPR, em 1955,  foi um dos fundadores do Hospital Evangélico de Curitiba, no qual militou pela instalação do serviço de Oftalmologia. Atuou na criação de três programas de residência médica em Oftalmologia, inclusive a primeira delas, na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.
Em 1975, fundou na capital paranaense o Hospital de Olhos do Paraná. Foi professor titular da UFPR e da Faculdade Evangélica. Em 2005, recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR, por ter completado 50 anos de profissão com histórico ético exemplar.
Dra. Saly Maria Bugmann Moreira (CRM-PR 940)

Formada pela UFPR, em 1958. Foi a fundadora e 1ª presidente do Banco de Olhos de Curitiba, inaugurado em 1976, e uma das pioneiras da Associação Brasileira das Mulheres Médicas - Seção do Paraná, fundada em 1960. É autora de diversas publicações na área, tendo recebido o "Diploma de Mestre Editor", um reconhecimento por seus pares dentro da especialidade por seu incansável empenho e zelo pelo ensino da Oftalmologia no Brasil.
Em 2008, recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por ter completado 50 anos de exercício da Medicina com histórico ético exemplar.
Dr. João Jairney Maniglia (CRM-PR 5.488)

Formado em 1964 pela Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Em 1972, recebeu o título de especialidade de Otorrinolaringologia da Academia Americana de ORL. Exerceu a profissão em Nova Iorque até 1977, quando retornou ao Brasil e se estabeleceu em Curitiba.
Foi professor de Otorrinolaringologia no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sendo também sócio fundador do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO) e responsável pelo treinamento de inúmeros médicos. Em novembro de 2013, recebeu o título de cidadão honorário do Paraná e, no ano seguinte, foi reverenciado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRM-PR. Escreveu inúmeros livros e tratados da especialidade.
Dr. Apparecido Walter Benetti (CRM-PR 2.071)

Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1965. Em Telêmaco Borba exerceu a Medicina por mais de quatro décadas com muita dedicação e amor aos seus pacientes. Ao longo de sua atuação, tornou-se uma das referências da cirurgia geral na região. Em 2002, estabeleceu-se em Curitiba, onde atuou por mais 20 anos em prol da comunidade. 
Sua dedicação à Medicina foi motivo de inspiração dentro da família.
Dr. Francisco Bustelo Calvo (CRM-PR 1.302)

Formado pela Universidade Santiago da Compostela, em 1958. Emigrou para o Brasil e teve seu diploma revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1961. Chegou ao Paraná no início dos anos de 1960 e escolheu viver em Icaraíma, noroeste do estado. Foi um dos primeiros habitantes do município, onde fundou o Hospital São Lucas, o qual por anos foi sua residência. Em homenagem aos serviços prestados à comunidade local, recebeu da Câmara de Vereadores, em 2021, o título de Cidadão Honorário de Icaraíma. Pelos 50 anos de dedicação exemplar à profissão, em 2008 foi homenageado pelo CRM-PR com o Diploma de Mérito Ético-Profissional.




Dr. Rui Fernando Pilotto (CRM-PR 8.799)

Graduado em Biologia (1969) e Medicina (1983) pela UFPR, é especialista em genética
clínica e genética médica, com mestrado e doutorado. Professor do Departamento de 
Genética do HC/UFPR. Foi coordenador científico da Federação Nacional das Apaes e
de Prevenção e Saúde da Federação Estadual das Apaes. Possui destacada trajetória
de atenção a crianças com malformações, sendo profissional voluntário em Apaes de
várias regiões do País, inclusive como palestrante e propagador de conhecimento.



Dr. Luiz Ernesto Pujol (CRM-PR 3.856)

Pediatra formado em 1973, dedicou sua carreira a zelar pela saúde e bem-estar
das crianças, sendo grande parte dela no Sistema Único de Saúde. Foi responsável
pela implantação do serviço de pediatria da Santa Casa de Irati e, posteriormente,
da ala pediatria do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Ao lado da também
“Medalha de Lucas” Dra. Luci Pfeiffer, homenageada em 2021, o Dr. Pujol foi um dos
idealizadores do Programa Dedica, dos Amigos do HC.
Dra. Luci Yara Batista Pfeiffer (CRM-PR 4.646)

Pediatra que concentrou toda sua vida profissional em defesa da infância saudável
e da proteção a crianças em situação de risco. É fundadora do projeto Dedica
(Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), nascido no início dos anos 2000
e que hoje funciona com apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas. 
Dra. Mariângela Batista Galvão Simão

Dedica à saúde pública há 40 anos. Integrou o projeto Mãe Curitibana e foi diretora
por mais de cinco anos do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do
Ministério da Saúde
         Dr. Nobuaqui Hasegawa (CRM-PR 3883)

         Fundador do Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon) e responsável por inúmeros
         projetos filantrópicos e sociais em sua área de atuação.
 
        Dra. Helen Anne Butler Muralha (CRM-PR 224)

Gineco-obstetra responsável por milhares de nascimentos, tem se dedicado também
a projetos culturais e de APEGO à leitura entre as crianças.

Dr. João Henrique Steffen Junior

Um dos fundadores do Curso de Medicina da UEL, do Hospital Evangélico de Londrina
e do Rotary Club Londrina Norte.

 

Dr. Luiz Carlos Sobania

Professor e um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento
ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil.

Dr. Antonio Lucio Duarte

Fundador de várias APAEs, entre elas a Escola Mundo Colorido, em Francisco Beltrão.

Dr. Ehrenfried Othmar Wittig

Pioneiro e introdutor no Paraná de programa de triagem neonatal, o “Teste do Pezinho”.

 

Dr. Frank Ogatta

Responsável pelo projeto médico de atendimento preventivo itinerante aos idosos da comunidade nipônica do Paraná.

Dr. João Manuel Cardoso Martins

Professor da PUC-PR durante 40 anos e propagador da ética e humanismo.

Dr. Ivan Beira Fontoura

Com histórico de vida dedicado a causas sociais e humanitárias.

 

 

Dr. José Justino Filgueiras Alves Pereira

Fundador de várias APAEs, incluindo de Curitiba e Ibiporã.

 

Dr. José Maria de Araújo Perpétuo

Pioneiro em Palmas (PR) e envolvido em vários projetos sociais e de voluntariado.

Dr. Jupiter Villoz Silveira

Um dos fundadores da Casa do Caminho, de Londrina.

Dr. Júlio Raphael Gomel

Fundador do Lar Bom Caminho, em Curitiba.

Dr.ª Zilda Arns Neumann

Fundadora da Pastoral da Criança.

Dr. José Raul Matte, o Padre Raul

Com atuação há décadas em prol dos ribeirinhos da Amazônia.

Dr. Hélio Brandão

Fundador do Clube da Soda.