14/10/2019

A homenagem aos médicos que são exemplos éticos à profissão

Solenidade tem diplomação dos que completam 50 anos de formados e entrega da Medalha de Lucas aos Drs. Helen Anne Butler Muralha e Nobuaqui Hasegawa pelo trabalho médico-social

O Conselho Regional de Medicina do Paraná realizou no domingo (13) a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, tendo conferido o Diploma de Mérito Ético-Profissional a médicos que completaram 50 anos de formados e ainda a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à gineco-obstetra Helen Anne Butler Muralha, de Curitiba, e aa oftalmologista Dr. Nobuaqui Hasegawa, de Londrina. A cerimônia foi realizada pela manhã no Pequeno Auditório da Universidade Positivo, na Capital, sendo marcada por momentos de grande emoção pelas homenagens, reencontro de muitos colegas e prestigiamento de familiares e amigos, que lotaram o espaço.

clique para ampliarclique para ampliarAbertura da solenidade do Dia do Médico, no Positivo. (Foto: CRM-PR)

A composição da mesa diretora teve o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, anfitrião da solenidade; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Avelino Ricardo Hass; o secretário-geral da Associação Médica do Paraná, João Carlos Baracho, que representou a presidência; e ainda o secretário Estadual de Saúde, médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, que representou o governador Carlos Ratinho Massa Junior.

Também compuseram a plateia e participaram das diplomações os membros natos do Conselho de Medicina, que são ex-presidentes, Farid Sabbag, Luiz Carlos Sobania, Luiz Sallim Emed, Alexandre Gustavo Bley, Gerson Zafalon Martins, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, Maurício Marcondes Ribas, Luiz Ernesto Pujol e Wilmar Mendonça Guimarães.

A cerimônia festiva foi precedida de registro de fotos dos homenageados com seus familiares e convidados, em atividade complementada depois da entrega das comendas. Ao término ainda ocorreu o lançamento do livro Concurso Literário Médicos do Paraná 2019, reunindo as 117 obras, entre poemas e contos, que foram inscritas. O resultado do certame será divulgado no fim desta semana, durante a solenidade do Dia do Médico da Associação Médica do Paraná. O livro, com tiragem restrita, foi direcionada aos homenageados deste ano.

Após a saudação aos presentes pelo presidente do Conselho de Medicina, foi exibido nos telões um breve vídeo com alguns dos fatos de maior repercussão em 1969, ano da formatura dos homenageados, como a chegada do homem à lua, o festival de Woodstock, a última apresentação dos Beatles, o milésimo gol de Pelé, o implante do primeiro coração artificial do Mundo e os vencedores do Nobel de Medicina. Como fundo musical, “teu sonho não acabou”, de Taiguara. Os demais componentes da mesa realçaram o momento de grande júbilo da Medicina, com a reverência aos seus legítimos expoentes éticos.

clique para ampliarclique para ampliarHomenagem alcançou formandos de 1969. (Foto: CRM-PR)

Após a entrega dos diplomas, com presença da maioria dos 140 distinguidos este ano com o Mérito Ético pelo Jubileu de Ouro, houve a entrega da Medalha de Lucas. A Dra. Helen, que foi a primeira conselheira mulher do CRM-PR, tem 65 anos de atividade profissional e destacada atuação humanitária e cultural. Em sua fala, destacou o compromisso em despertar a cultura entre as crianças a partir da fundação Sidónio Muralha, que fundou e que homenageia o poeta de origem portuguesa, seu ex-marido.

O Dr. Nobuaqui, formado pela primeira turma da Evangélica, em 1973, declarou-se honrado com a homenagem, mas insistiu que nada mais fez ou tem feito do que cumprir a sua missão enquanto médico, inclusive na observância dos aspectos sociais. Fundador do hospital de olhos de Londrina, que atende integralmente pelo sistema público, ressaltou que aos residentes de sua instituição é pregado o ensinamento do respeito humanístico e do valor da Medicina ao minorar sofrimentos. O Dr. Nobuaqui, que recebeu a mensagem pelas mãos das filhas médicas, fez questão de destacar a importância fundamental de sua esposa, D. Ana Regina Sato Hasegawa, na realização de seus projetos.

Confira aqui um pouco mais sobre a trajetória dos ganhadores da Medalha de Lucas, que anteriormente só tinha sido entregue a outras 14 personalidades pelo trabalho social e humanitário.

Confira aqui a relação completa de médicos que completaram 50 anos de formados em 2019.

Diplomações

» O Dr. Agostinho Bertoldi recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a Medicina pelas mãos dos filhos médicos Drs. Angela Cristina Bertoldi e Guilherme Augusto Bertoldi, e ainda da nora Dra. Andreia Magri Gusso.

» Representando o pai, Dr. Alcides da Silva Oliveira, a Dra. Sílvia Amábile Oliveira Brunetta recebeu a comenda pelas mãos do secretário estadual de Saúde, Beto, Preto.

» O Dr. Alcides Marrocos de Andrade foi saudado e recebeu a homenagem do presidente do CRM-PR, Roberto Yosida.

» O Dr. Andres Caton Delgado Montero foi distinguido com o Diploma pelo secretário-geral da AMP, Dr. João Carlos Baracho.

» O presidente da Academia Paranaense de Medicina, Avelino Ricardo Hass entregou o Diploma ao Dr. Antonio Kasuo Eto.

» O Dr. Ariel Geraldo de Almeida recebeu a comenda pelas mãos do filho médico, Dr. Francisco Manoel de Almeida.

» Dr. Rafael Cassilha entregou o Diploma ao seu pai, o Dr. Arnaldo Cassilha.

» Os Drs. Fernanda de Oliveira Mauro e Fernando Henrique de Oliveira Mauro entregaram o Diploa ao pai, Dr. Arnaldo Mauro.

» O Dr. Arno Prante recebeu a diplomação pelas mãos do filho médico, do Dr. Alexiano Prante, e o conselheiro e vice-presidente do CRM, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães.

» O Dr. Benedito Ferreira de Souza recebeu a homenagem da conselheira Dra. Nazah Cherif Youssef.

» O Dr. Carlos Augusto Sguissardi Nunes entregou o Diploma ao pai, Dr. Carlos Demetrio Nunes Ojeda.

» O Dr. Carlos Dirceu de Oliveira Weingartner recebeu a comenda pelas mãos do filho e do cunhado, Drs. Marcus Eduardo Muller e Luiz Martins Collaço.

» O médico Dr. Guilherme Trevizan entregou o Diploma ao pai, Dr. Carlos Trevizan.

» A conselheira Cecília Neves de Vasconcelos entregou o Diploma ao Dr. Cesar Augusto Lopes Knorr.

» A Dra. Claudia Hideco Uratsuka Manoel recebeu o Diploma pelas mãos da amiga médica, Dra. Berenice Antonia da Cunha Medina.

» O Dr. Diogo Haddad Santos entregou o Diploma ao seu pai, Dr. Cláudio Roberto Santos.

» A conselheira Dra. Ursula Bueno do Prado Guirro entregou a comenda à Dra. Cleuza Ramos Doria.

» O Dr. Costantino Costantini Ortiz fez a entrega do Diploma ao pai, o Dr. Costantino Roberto Costantini Frack.

» O Dr. Dalton Giovannetti Ravedutti recebeu o Diploma pelas mãos do vice-presidente do Conselho, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães.

» O Dr. Delcino Tavares da Silva, ex-secretário estadual de Saúde, recebeu o Diploma pelas mãos do irmão médico, Dr. Isaac Tavares da Silva.

» O Dr. Ecliton José Lopes Pimentel recebeu o Diploma pelas mãos do conselheiro Donizetti Dimer Giamberardino Filho, também 1º vice-presidente do CRM-PR.

» Os médicos Drs. Flávio Rafel Girardi e Maximiliano Girardi entregaram o Diploma e o Cristal ao pai, Dr. Edson Girardi.

» A Dra. Isabela Mosimann fez a entrega do Diploma ao seu pai, Dr. Edson Hugo de Abreu Weber.

» O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, fez a entrega do Diploma à Dra. Adriane de André Cardoso Demartini, que representou o pai, o Dr. Eduardo Ferreira de Abreu Cardoso.

» O conselheiro Marcio de Carvalho fez a entrega ao Dr. Erminio Pereira.

» O Dr. Evaristo Baggio Filho recebeu o Diploma pelas mãos do conselheiro Fernando Cesar Abib.

» O Dr. Francisco Lopes Vaccas recebeu a homenagem da sobrinha, Dra. Carolina Possari Lopes Nuermberg, e dos genros Drs. Fábio Meira Pacheco e André Kamchen.

» A Dra. Rafaela de Araújo Molteni fez a entrega do Diploma ao seu tio, o Dr. Gastão Pereira Cordeiro Filho.

» O Dr. Gerson de Sá Tavares Filho recebeu o Diploma pelas mãos do familiar Dr. José Ramos May e do conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha.

» O Dr. Gilson Denis Volpe recebeu o Diploma pelas mãos do conselheiro Marcio de Carvalho.

» O Dr. Gualter Maurício de Andrade recebeu a homenagem pelos filhos Drs. Ana Carolina Cordeiro de Andrade Spelier e Luiz Augusto Cordeiro de Andrade, e ainda Edek Francisco de Mattos da Luz.

» O conselheiro Maurício Marcondes Ribas fez a entrega do Diploma ao Dr. Humberto dos Santos.

» O Dr. Ismar Ricardo Schmidt recebeu o Diploma pelas mãos da esposa médica, Dra. Ligia Regina Las Schmidt.

» O Dr. Ivo Medeiros da Nóbrega recebeu o Diploma pelas mãos dos filhos médicos Drs. Alessandro Bergamasco Nóbrega e Marlos Bergamasco Nóbrega.

» A conselheira Dra. Beatriz Emi Tamura fez a entrega do Diploma ao Dr. Jesus Roberto Ceribelli.

» O Dr. João Alberto Twardowski recebeu o Diploma pelas mãos do irmão médico, Dr. Romualdo Twardowski.

» A médica Dra. Letícia Araújo Funari Ferri fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. João Batista Samuel Funari.

» O Dr. Marcos Bueno Leinig fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. João Carlos Espínola Leinig.

» O Dr. João Geraldo Pusch Mercer recebeu o Diploma e o Cristal pelas mãos da sobrinha, a Dra. Elizabeth Maria Mercer Mourão, e do conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha.

» O Dr. Jonathan Pliacekos foi homenageado com a presença do filho, Dr. Alexandre Portella Pliacekos, do irmão Dr. Arão Zvi Pliacekos, da sobrinha e afilhada Dra. Mirelle Portella Carzinho Say e dos cunhados Drs. Luiz Carlos Carzinho e Antonio Alle.

» O Dr. Leonardo Saliba Ferreira da Cunha fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. Jorge Irapuan Ferreira da Cunha.

» O conselheiro Lutero Marques de Oliveira fez a entrega do Diploma ao Dr. José Alves da Luz.

» O Dr. José Gastão Rocha de Carvalho recebeu o Diploma pelas mãos da filha médica, Dra. Laís Regina Rocha de Carvalho.

» O conselheiro Luiz Ernesto Pujo fez a entrega do Diploma ao Dr. José Luís de Oliveira Camargo.

» O Dr. Gustavo Adolfo Carneiro Franco fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. José Luiz Felix Franco.

» Os médicos Drs. Fernando Merhi Mansur e José Merhi Mansur Filho fizeram a entrega do Diploma ao pai, Dr. José Merhi Mansur.

» O conselheiro Luiz Ernesto Pujol fez a entrega do Diploma ao Dr. José Soares da Silveira.

» A conselheira Dra. Regina Celi Passagnolo Sergio Piazetta fez a entrega do Diploma ao Dr. Juarez Villar Pitz.

» O Dr. Laércio Furlan recebeu o Diploma e o Cristal pelas mãos da esposa médica, Dra. Célia Vitória Cardoso Furlan e do membro nato do Conselho, Dr. Gerson Zafalon Martins.

» A Dra. Lina Massako Kase Teixeira recebeu o Diploma pelas mãos do esposo médico, o Dr. Arcélio Carneiro Teixeira, homenageado em 2015.

» O Dr. Lucio Merida Aspeti recebeu a homenagem das filhas médicas, Dras. Kathlen  Back Merida Lang e Kristel Back Merida, e dos genros Michael Ricardo Lang e Leonardo Gilmone Ruschel.

» O conselheiro Afrânio Benedito Silva Bernardes fez a entrega do Diploma ao Dr. Luiz Antonio Hungria de Camargo.

» O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, fez a entrega ao Dr. Luiz Carlos Misurelli Palmquist.

» O Dr. Luiz Fernando Cequinel recebeu o Diploma pelas mãos do filho médico, Dr. Marcelo Gomes Cequinel.

» O conselheiro Eduardo Luiz Novak fez a entrega do Diploma à Dra. Luzinete Leite de Almeida.

» O Dr. Fabio Makoto Ogata entregou o Diploma ao pai, Dr. Makoto Ogata.

» O Dr. Manoel Antonio Almeida Neto recebeu o Diploma e o Cristal pelas mãos da esposa médica, Dra. Angela Lopes Carvalho, e do conselheiro Roberto Yosida.

» A Dra. Mara Ovande do Amaral Egydio de Carvalho recebeu a homenagem do filho e nora, Drs. Francisco Amaral Egydio de Carvalho e Letícia Rodrigues de Proença.

» Os médicos Drs. Luciana Bertoli Esmanhotto e Bruno Bertoli Esmanhotto fizeram a homenagem ao pai, Dr. Marcos Esmanhoto Netto.

» A Dra. Maria de Lourdes Machado Lemos recebeu o Diploma pelas mãos da Dra. Edna de Souza Duarte.

» A conselheira Nazah Cherif Mohamad Youssef fez a entrega do Diploma à Dra. Maria do Socorro Marques das Neves.

» A Dra. Maria Eugênia Clementino da Rocha Santos recebeu o Diploma pelas mãos da filha médica, Dra. Ana Lea Clementino da Rocha Santos.

» O Dr. Fernando Rios Seijas fez a entrega do Diploma ao seu pai, Dr. Mariano Rios Seijas.

» Os conselheiros Edison Luiz Almeida Tizzot e Helcio Bertolozzi Soares fizeram a entrega do Diploma e Cristal ao Dr. Mário José Avais de Mello.

» O Dr. Massakazu Kato recebeu a homenagem pelo filho médico, Dr. Daniel Massamatsu Pianovski Kato, e nora, a Dra. Elisa Chcareli Pinhat.

» O Dr. Milton Takeo Yassumotto recebeu o Diploma pelas mãos do filho médico, Dr. Aldo Yassumoto.

» O Dr. Nelson Brégola recebeu o Diploma pelas mãos do filho médico, Dr. Victor Brégola.

» Dr. Nivaldo Valente Costa recebeu a homenagem do filho médico Dr. Rogério Alves Costa e mais uma familiar.

» O conselheiro Wilmar Mendonça Guimarães fez a entrega do Diploma ao Dr. Oscar Bernabe Rios Pereira.

» A Dra. Catia Sperka Furlan fez a entrega do Diploma ao seu pai, Dr. Paulo Roberto Sperka.

» O Dr. Pedro Barros de Oliveira recebeu o Diploma pelas mãos do amigo médico, Dr. Orlando Ribeiro Prado Filho.

» O Dr. Lucio Justus Issa fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. Reinaldo Ajuz Issa.

» O Dr. Paulo Ricardo Rogenski fez a entrega do Diploma ao seu sogro, o Dr. Reinaldo Martins de Oliveira Junior.

» O Dr. Reinaldo Sales Ribeiro recebeu a homenagem com a presença de amigo médico e do membro nato do Conselho, Dr. Luiz Sallim Emed.

» O Dr. Marcos de Abreu Bonardi fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. Renato Araújo Bonardi.

» A Dra. Vivian Santos da Rocha Penteado fez a entrega do Diploma ao seu pai, Dr. Renato da Rocha Penteado.

» O Dr. Renato Valmassoni Pinho recebeu o Diploma e o símbolo em cristal pelas mãos do sobrinho-neto Dr. Giuliano Ohde Dalledone e do conselheiro Carlos Roberto Goytacaz Rocha.

» A Dra. Mônica Panza Santos fez a entrega do Diploma ao seu pai, o Dr. Roberto de Oliveira Santos.

» O Dr. Ruy Pedruzzi recebeu a homenagem com a presença das filhas médicas, Dras. Alessandra Galbiatti Pedruzzi e Paola Andrea Galbiatti Pedruzzi, do neto médico, Dr. Pedro Henrique Pedruzzi Segato, e ainda do presidente do CRM, Roberto Yosida.

» O Dr. Rafael Nastas Acras fez a entrega do Diploma ao pai, o Dr. Salim Acras.

» O Dr. Salvador Munhoz Filho recebeu o Diploma pelas mãos da filha médica, Dra. Renata Guirello Munhoz.

» O conselheiro federal pelo Paraná, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, fez a entrega do Diploma ao Dr. Sebastião Brusamolin.

» O Dr. Sérgio Bruno Bonatto Hatschbach recebeu o Diploma e Cristal pelas mãos do presidente do Conselho, Roberto Yosida, e do conselheiro José Clemente Linhares.

» O Dr. Sérgio Neves Cavalcanti de Albuquerque recebeu o Diploma pelas mãos do primo médico, Dr. Julio Bassi Neto.

» O Dr. Lamartine Vieira Porfírio fez a entrega do Diploma ao pai, o Dr. Severino Porfírio de Deus.

» A conselheira Katia Sheyla Malta Purim fez a entrega do Diploma ao Dr. Silvio José Gazda.

» A conselheira Laura Moeller fez a entrega do Diploma ao Dr. Silvio Xavier.

» O membro nato do Conselho, Dr. Luiz Carlos Sobania, fez a entrega do Diploma ao Dr. Stenio Alvarenga.

» O Dr. Takanori Yoshida recebeu o Diploma e Cristal pelas mãos da filha médica, Dra. Daniela Terumi Yosida Tsai, e do genro, Dr. André Wan Wen Tsai.

» As Dras. Caroline Akemi Sue e Karen Megumi Sue entregaram o Diploma e Cristal ao pai, o Dr. Takashi Sue.

» O Dr. Fabio Batista Frederico fez a entrega do Diploma ao pai, Dr. Valdemar Frederico.

» O conselheiro Adonis Nasr fez a entrega do Diploma ao Dr. Weber de Arruda Leite.

» O membro nato do Conselho, Dr. Alexandre Gustavo Bley, fez a entrega do Diploma ao dr. William Amorim de Almeida.

 

Demais homenageados

Não puderam comparecer à solenidade e recebe,m oportunamente o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o símbolo da Medicina os seguintes médicos:

» Dr. Adilson Sorace

» Dr. Adolfo Heigi Shimamura

» Dr. Antonio Komatsu

» Dr. Antonio Leite Oliva Filho

» Dr. Antonio Vilella Lemos

» Dr. Carlos Doretto Campanari

» Dr. Carlos Eduardo Barrionuevo

» Dr. Cid Oldemar Branco

» Dr. Divanil Octavio Cabrini

» Dra. Du Su Ying

» Dra. Eliane Lais DSchneider

» Dr. Gerd Treitinger

» Dr. Ivanio Fumagalli Guerra

» Dr. Ivo Edson Bernardelli

» Dr. Jaime Bieler

» Dr. João Eudes Parente de Alencar

» Dr. José Carlos Schaefer

» Dr. José Leite

» Dr. José Osmar Minetto

» Dr. José Pagani Neto

» Dr. Juarez de Oliveira

» Dr. Kenji Sakata

» Dra. Lorena Sanguinetti Lucca

» Dr. Luiz Carlos Biela

» Dr. Luiz Fernando Ninho Gimenez

» Dr. Luiz Roberto Almeida Pinto

» Dr. Marcelo Pauka Loyola Netto

» Dr. Marco Antonio Pereira Flores

» Dra. Maria Leocádia de Oliveira

» Dra. Marília de Dirceu Ferraz Vanin Sorace

» Dr. Mário Riscalli Júnior

» Dr. Mauro Pereira dos Santos

» Dr. Moacir Moser

» Dr. Murata Massaki

» Dra. Neiva Isabel Rodrigues Magdalena

» Dr. Orlando Maioral Martin

» Dr. Paulo Afonso de Almeida Machado

» Dr. Pompeu Petean Filho

» Dr. Renato Marója

» Dr. Roberto Busatto

» Dr. Robson José da Silva Souza

» Dra. Rosária Maria Olaio Riscalli

» Dr. Sukukiti Uehara

» Dra. Toshiko Konagai Eik

» Dr. Valduino Geraldini

» Dr. Valter Sorace

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios