10/08/2022

A homenagem aos pioneiros na passagem dos 116 anos de Prudentópolis, a Pequena Ucrânia

CRM-PR reverencia os médicos que têm seus laços com a cidade do Centro-Oeste, muitos deles de saudosa memória, como os irmãos José e João Techy Filho, vitimados pela Covid-19 no primeiro trimestre de 2021

Prudentópolis, a cidade mais ucraniana do Brasil, está comemorando 116 anos de fundação em 12 de agosto. Também chamada de “terra das cachoeiras gigantes” e detentora do título estadual de “Capital da Oração”, a municipalidade tem aproximadamente três quartos de sua população, de quase 53 mil habitantes, de ascendência ucraniana. Assim, não por acaso, apresentou-se como o primeiro local a acolher refugiados vindos da guerra em seu país. Nascido como povoado de São João do Capanema, na região de Guarapuava, Prudentópolis fica no Centro-Oeste, a pouco mais de 200 quilômetros de Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarParóquia São Josafat é uma das 50 igrejas ucranianas do município. Abóbadas são marca registrada na arquitetura dos santuários. (Foto: Divulgação)

Nesta data especial, a reverência aos imigrantes e todos os demais cidadãos que ajudaram a construir esta história de perseverança e desenvolvimento. O Conselho Regional de Medicina do Paraná e a sua Representação Regional em Prudentópolis prestam a homenagem à comunidade, referindo-se com especial distinção aos médicos que cumpriram e cumprem a sua missão hipocrática, muitos deles prudentopolitanos natos e enraizados em outras regiões. Ao mesmo tempo, o CRM-PR dirige sua solidariedade às famílias afligidas pela pandemia da Covid-19 e pelos desdobramentos do conflito presente em terras ucranianas.

De acordo com dados epidemiológicos da Secretaria Estadual de Saúde, Prudentópolis teve nada menos do que 9.290 casos de novo coronavírus, sendo que aproximadamente 150 pessoas ainda estão em recuperação. São pelo menos 138 os óbitos na cidade, entre os quase 44,5 mil registrados no Paraná. Desta triste estatística fazem parte dois ilustres médicos prudentopolitanos, os irmãos José Techy (CRM-PR 1.485) e João Techy Filho (4.676), que faleceram em intervalo de apenas duas semanas no primeiro trimestre de 2021. Outros dois irmãos deles, nascidos na mesma Prudentópolis, são médicos. O Dr. Pedro (5.330) atua em Imbituva, enquanto o Dr. Dionísio (5.064) em Ivaí. A família Techy tem ainda outras duas gerações de profissionais da Medicina.

O Dr. José Techy faleceu, devido a complicações pela Covid, em 18 de março do ano passado no Hospital Sugisawa, em Curitiba, cidade onde estava residindo depois de se aposentar. Estava prestes a completar 86 anos de idade e 60 de formado pela Universidade Federal do Paraná. Deixou dois filhos médicos e três netos, o pequeno Joackim e duas acadêmicas de Medicina. Ele foi o fundador do Hospital São João, em Guarapuava, onde dedicou quase toda a sua carreira profissional. O hospital foi desativado na primeira metade dos anos 2000 e o Dr. José encerrou as atividades de médico em 2007, pouco antes de celebrar o Jubileu de Ouro.

O Dr. João Techy, que era pediatra, faleceu em 29 de março no Hospital São Vicente, de Guarapuava. Era, na ocasião, o 56° médico a perder a vida pela doença no Paraná, triste estatística que já incluía o irmão José (hoje são aproximadamente 130 os médicos vitimados). Ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Prudentópolis, ele tinha 72 anos de idade e mais de 45 de formação médica. A despedida ocorreu no Cemitério Municipal de Prudentópolis. Deixou viúva a Sra. Vera Lúcia e três filhos, incluindo as médicas Carolina Techy Canteri (CRM-PR 28.141) e Catarina Techy (34.067). O Dr. João atuou em várias cidades da região, incluindo Ponta Grossa, Ivaí, Guarapuava e Imbituva, onde estava residindo.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Wolodymir e Irmã Rosália: 50 anos de Medicina e 60 de congregação. (Foto: Arquivo)

Os pioneiros

De acordo com registros do CRM-PR, atualmente são 37 os médicos ativos e que têm como domicílio Prudentópolis, a "Pequena Ucrânia". Um dos pioneiros e com mais tempo de formação é o Dr. Wolodymir Kowaltschuk (CRM-PR 2.319). Nascido na Polônia, em outubro de 1941, ele se formou em dezembro de 1968 pela Católica do Paraná, Campus de Curitiba. Inscreveu-se no CRM já nos primeiros dias de janeiro de 1969 e seguiu para Prudentópolis, onde residiam familiares. Foi um dos primeiros médicos do Hospital Sagrado Coração de Jesus e ainda ocupou o cargo de secretário municipal de saúde. Fez parte do grupo inaugural de homenageados com a Medalha de Mérito Municipal de Prudentópolis, instituída em 2009.

Em 2018, em meio aos festejos do Dia do Médico, o Dr. Wolodymir recebeu do Conselho de Medicina o Diploma de Mérito Ético por ter completado os 50 anos de formado com histórico exemplar. Ainda no final do mesmo ano, foi homenageado pelo Jubileu de Ouro no Hospital Sagrado Coração de Jesus, do qual até hoje faz parte do corpo clínico. Na mesma solenidade foi reverenciada a madre provincial e presidente da Associação hospitalar Bom Jesus, a Irmã Rosália Parastchuk, esta pelos 60 anos dedicados à instituição.

clique para ampliarclique para ampliarHospital Sagrado Coração, das Irmãs Servas de Maria. (Foto: Arquivo)

O Dr. Tarcísio Fornech Cansian (CRM-PR 4.138) é outro médico com longa trajetória de dedicação à comunidade local. Nascido em Rio Negro (PR), em julho de 1948, ele se formou em dezembro de 1973 pela Universidade Federal do Paraná e tem título de especialista em Medicina do Trabalho. Chegou a ser prefeito da cidade nos anos 2000, cargo inaugurado em 12 de agosto de 1906 com o coronel José Durski e que na atual gestão (2021-2024) é ocupado por Osnei Stadler.

Natural de Castro (PR) e formado em dezembro de 1975 pela UFPR, o Dr. Canderói Mainardes Filho (4.571) também integra o rol de médicos pioneiros da cidade, a exemplo do Dr. Antonio Carlos Padoim (5.816), nascido em Paranaguá (PR) e formado em dezembro de 1977 pela Universidade Federal de Pelotas (RS).

De tradicional família de Prudentópolis, cidade onde nasceu em janeiro de 1951, o Dr. Antonio Lemos (8.517) formou-se pela Católica do Paraná em 1982 e atuou em Apiaí (SP), Teixeira Soares e Imbituva antes de retornar à cidade natal. Faleceu em 15 de junho de 2013, aos 62 anos. No primeiro semestre deste ano, lei municipal determinou a designação do nome do médico ao prédio da Estratégia da Saúde da Família da Vila das Flores, em reconhecimento à sua dedicação profissional. Deixou três filhos, dentre eles a gineco-obstetra Lidiane Lemos Soder (CRM-SC 15.093), que atua em Santa Catarina.

Outro médico de elevado conceito na comunidade local foi o Dr. Luiz Alberto Conti (CRM-PR 9.648), que faleceu há pouco mais de 10 anos em acidente automobilístico na BR-373, próximo de Prudentópolis. Nascido da cidade em dezembro de 1955, ele se formou pela Católica do Paraná em 1984, tendo retornado à região e trabalhado em Irati e no distrito de Guará, Guarapuava, antes de uma passagem pelo estado de Rondônia. De volta a Prudentópolis, Dr. Lilo, como era conhecido, esteve à frente de vários serviços médicos. Ainda foi eleito vereador no ano de 2000. Hoje é homenageado emprestando nome à sede funcional do Centro de Atenção Psico-Social/Álcool e Drogas.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Affonso Antoniuk e a esposa Ingrid. (Foto: Arquivo)

Filho ilustre

Dos cidadãos nascidos em Prudentópolis e com destaque na Medicina um deles é o Prof. Affonso Antoniuk (CRM-PR 819), especialista em Neurologia e Neurocirurgia e radicado na capital paranaense. O pai, Porfírio, era natural da Ucrânia e chegou ao Brasil aos oito anos. A mãe, Antonina, nasceu assim que a família imigrante chegou ao litoral do estado. Formou-se em 1958 pela Federal do Paraná, da qual se tornaria professor a partir de 1966, depois de ter atuado como médico em Guarapuava e na cidade natal. Foi idealizador e criador do DAPI, da Liga das Senhoras Católicas, e fundador do hospital de neuropsiquiatria San Julian.

O Prof. Antoniuk, que tem dois sobrinhos que o seguiram na Medicina, foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Capítulo Paraná, e é membro da Academia Paranaense de Medicina. Em 2009, quando completou o Jubileu de Ouro, foi homenageado pelo CRM-PR, recebendo o Diploma de Mérito Ético. Dentre as inúmeras outras honrarias que já recebeu estão a de cidadão benemérito de Prudentópolis, honorário de Curitiba e a Comenda Oficial do Governo Ucraniano, em 2020, tendo dentre os reconhecimentos a sua participação na assistência às vítimas do desastre nuclear de Chernobyl. Confira um pouco mais da trajetória do professor emérito na UFPR em sua entrevista ao projeto Memórias Paraná (AQUI).

Representação do CRM-PR

Prudentópolis conta com Representação Regional do CRM-PR, sem sede física. O seu diretor é o Dr. Fabio Rocha (CRM-PR 17.186), especialista em ortopedia e traumatologia. A vice-diretora é a Dra. Angela Paula Opuchkevitch (17.669), especialista em acupuntura e medicina do trabalho. A secretária é a Dra. Karina Teixeira (31.074), fazendo parte ainda da Repreg o Dr. Paulo Fernando Wuchryn (30.542), especialista em pediatria. A Representação pode ser contatada pelo telefone (41) 3240-4000, no horário comercial, ou por email (representacao@crmpr.org.br / protocolo@crmpr.org.br).

clique para ampliarclique para ampliarSanta Casa, um dos hospitais de Prudentópolis. (Foto: Arquivo)

Os hospitais

Prudentópolis conta com dois grandes hospitais filantrópicos e que são referências de atendimento na região: a Santa Casa e o Hospital Sagrado Coração de Jesus.

A Irmandade da Santa Casa conta hoje com mais de 60 leitos para internamento e tem sua clientela basicamente formada pelo sistema público. Sua criação data de 16 de agosto de 1936, quando atendia as pessoas carentes e moradores de rua numa casa de madeira, passando depois para construção de nova sede a partir de doações. Atualmente vem passando por novas reformas e aquisição de equipamentos e modernização.

O Hospital Sagrado Coração de Jesus (HSCJ) foi fundado em 1961. Contudo, a sua função na região remonta desde o ano de 1911, com a chegada das Irmãs Servas de Maria Imaculada ao Brasil, que surgiu do anseio em atender os imigrantes ucranianos e seus descendentes nas suas necessidades de saúde. A congregação nasceu em 1892 em pequena aldeia do interior da Ucrânia e suas integrantes aceitaram a missão apostólica no Brasil, sendo que quatro das irmãs adotaram Prudentópolis como a morada. Uma delas, irmã Anatólia, detinha dom especial para cuidar dos doentes e foi quem inspirou a fundação do hospital. Faleceu em fevereiro de 1956, antes de ver seu sonho realizado. Por sua fama de santidade, em 1993 foi iniciado o processo de beatificação.

clique para ampliarclique para ampliarFesta Nacional do Feijão Preto, em 2021. (Foto: Arquivo)

Comemorações e atrações

Como parte dos festejos de 116 anos de Prudentópolis, será realizada de 12 a 14 de agosto a XI Fenafep ‑ Festa Nacional do Feijão Preto, que ocorre no Centro de Eventos Terra das Cachoeiras. Ainda em agosto ocorre a Festa da Erva Mate, que visa valorizar o trabalho dos produtores, e a Noite Ucraniana, no Centro Paroquial São Josafat. É uma festa gastronômica e cultural ucraniana que é realizada desde 1990 pelo Grupo Folclórico Ucraíno-Brasileiro Vesselka.

Como é tradição desde a origem da cidade, a Festa de São João Batista é realizada no mês de junho. É realizada no Centro Social São João Batista, que faz parte da Igreja São Batista, uma das principais e mais tradicional referência religiosa do município, onde as celebrações são realizadas no rito latino. A igreja, projetada no estilo colonial, foi concluída em 1990 e está localizada onde os desbravadores construíram a primeira capela, que levava o mesmo nome. Em 7 de junho de 1906 a capela tornou-se paróquia e, em 1915, realizou-se a primeira edição dos festejos em louvor a São João Batista, que teria começado com a esposa do fundador Firmo Mendes de Queiroz.

clique para ampliarclique para ampliarIgreja Matriz São João Batista. (Foto: Arquivo)

Prudentópolis conta com aproximadamente uma centena de igrejas, sendo que a metade, pelo menos, são do rito bizantino ucraniano, o que rendeu à cidade o título estadual de “Capital da Oração”. A Paróquia São Josafat é uma das igrejas ucranianas, que tem nas abóbadas a sua marca registrada na arquitetura.

O Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada foi fundado em 2010, em comemoração ao centenário da Congregação no Brasil. Sua abertura para visitação do público só ocorreu em 2014. Através de seu acervo, mostra a trajetória da Congregação desde a chegada das primeiras irmãs ao Brasil até os dias atuais.

Cidade-irmã de Ternopil, no oeste do país europeu, Prudentópolis conserva costumes e tradições, através das festas, do artesanato tradicional, como bordados e as Pêssankas (ovos de galinha e ganso pintados à mão), de gastronomia e do estilo arquitetônico das construções da cidade. Além disso, o município é um grande produtor de mel e de erva-mate, produtos de exportação e de feijão preto (sendo o maior produtor do feijão preto do Brasil), além de soja, milho, fumo, arroz e cebola.

Porém, o grande destaque da cidade são seus recursos naturais. Devido à sua formação geográfica e terras acidentadas, existem diversos canyons e cachoeiras, inclusive muitas de grande porte, o que levou Prudentópolis a ser conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes. São mais de 100 cachoeiras catalogadas. Uma delas, em local chamado de Monumento São João, tem 84 metros.

clique para ampliarclique para ampliarAssentamento dos primeiros imigrantes ucranianos em São João de Capanema, hoje Prudentópolis, em abril de 1896. (Foto: Arquivo)

Origem

As primeiras oito famílias ucranianas chegaram ao Brasil em 1891, oriundas da Galícia Oriental, e se radicaram próximo a Palmeira (PR), onde foi fundada a Colônia Santa Bárbara. Foi a partir de 1895 que imigrantes ucranianos desembarcaram em terras brasileiras, somando cerca de 20.000 pessoas. Só no ano de 1895, cerca de 5.500 ucranianos desembarcaram nos portos de Paranaguá e Santos, seguindo, daí, para os arredores de Curitiba. No ano de 1896, cerca de 1.500 famílias, aproximadamente 8.000 pessoas, se dirigiram ao município de Prudentópolis e outras localidades em seu entorno, como Mallet e Dorizon. Hoje, dos cerca de 600 mil descendentes de ucranianos que vivem no Brasil, 39 mil deles estão em Prudentópolis.

Para os que gostam de história, merece pesquisa e leitura a trajetória do médico francês Jean Maurice Faivre e a sua Colônia Thereza Christina, fundada em 1847 no alto do Rio Ivaí, nos Campos Gerais. O lugar fica entre o que é hoje Prudentópolis e Cândido de Abreu, fazendo parte da extensão territorial do segundo. O projeto, que durou 11 anos, representa o início do cooperativismo no Brasil.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios