19/10/2020

As homenagens do Conselho do PR aos exemplos éticos na passagem do Dia do Médico de 2020

Solenidade realizada no domingo, 18, teve em destaque a entrega da Medalha de Lucas, a diplomação de profissionais pelo Jubileu de Ouro e a reverência à memória dos que foram vitimados pela Covid-19

clique para ampliarclique para ampliarCerimônia online homenageou 125 médicos que completaram 50 anos de profissão (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou em 18 de outubro, domingo, a 35ª edição da solenidade em homenagem ao Dia do Médico. Todo evento foi virtual, com transmissão pelo canal do Youtube do Conselho, e durou uma hora, das 9 às 10h. Além de reverenciar todos os profissionais, também foi destacada a entrega do Diploma de Mérito Ético-Profissional e o cristal simbolizando a Medicina a 125 médicos que completaram 50 anos de formados com histórico exemplar e a Medalha de Lucas - Tributo ao Mérito Médico, que em 2020 foi conferida à pediatra curitibana Mariângela Batista Galvão Simão, que há 40 anos se dedica à saúde pública e hoje se apresenta como a brasileira mais graduada e experiente junto à Organização Mundial da Saúde, atuando atualmente com intensidade no combate à pandemia. O CRM-PR ainda prestou homenagem aos 15 médicos falecidos no Paraná em decorrência da Covid-19.

A solenidade, a primeira da história no novo formato e em atenção às recomendações sanitárias, teve a coordenação do presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida. Compuseram a mesa virtual de autoridades o secretário estadual de saúde, médico Beto Preto, também representante do governador Ratinho Junior; o 1.º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Donizetti Dimer Giamberardino Filho; o presidente da Academia Paranaense de Medicina, Renato Araújo Bonardi; e o presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho. Todos transmitiram suas mensagens de admiração e respeito aos exemplos dignos da profissão, em especial no atual momento de pandemia.

A diplomação a médicos que tenham completado 50 anos de formados sem qualquer sanção ética começou a ser realizada na solenidade alusiva ao Dia do Médico de 1996. Desde então, 1.253 médicos foram homenageados, a sua grande maioria formada por mestres de reconhecida trajetória, expoentes renomados de suas especialidades e desbravadores do interior, bem como mulheres que desafiaram as dificuldades à atividade numa época em que o acesso à formação alcançava público preponderantemente masculino. Das muitas mulheres médicas que já foram distinguidas com o Diploma de Mérito pelo Jubileu de Ouro aparecem as Dras. Elisa Checchia Noronha, Yone Busse de Paula Xavier, Janina Wantroba, Nanna de Carvalho Sondahl, Hilda Frischmann Brofman, Zilda Arns Neumann e Helen Anne Butler Muralha, as duas últimas também distinguidas com a Medalha de Lucas.

Confira aqui o vídeo da solenidade (ainda sem edição final).

Confira aqui a trajetória da médica que recebeu a Medalha de Lucas.

Confira aqui a relação de médicos homenageados pelo Jubileu de Ouro em 2020.

Confira aqui a galeria de fotos dos homenageados de 2020.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios