30/01/2024

CRM-PR acompanha reuniões do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue

Conselho apoia ações de mobilização e vigilância permanente para reduzir os casos confirmados da doença e o número de óbitos no Estado

clique para ampliarclique para ampliarComitê intersetorial debateu com secretário Beto Preto ações de enfrentamento à doença (Foto: SESA PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) foi convidado a participar e acompanha as reuniões do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que trata das ações de mobilização e vigilância permanente para reduzir os casos da doença e o número de óbitos no Paraná. Compostas por representantes de secretarias do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, empresas estatais e entidades representantes da sociedade civil, as reuniões realizadas regularmente trazem um panorama do atual cenário
epidemiológico, buscando alinhar ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná (SESA), o Paraná soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela dengue. Desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023, o Paraná tem intensificado ações de combate à doença, por meio de aumento no repasse de recursos à vigilância sanitária, capacitações para o manejo clínico de pacientes, envio de veículos para a aplicação do fumacê e intensificação de campanhas de conscientização.

Na última segunda-feira, 22, o diretor-geral da SESA, César Neves, fez alerta sobre o aumento de casos de dengue no estado em edição especial do podcast Café com o CRM-PR. SAIBA MAIS AQUI.

COMITÊ - Criado em 2019, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue tem como objetivo implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. Neste encontro estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR), Unimed, Casa Militar, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), além de equipes técnicas da Sesa.

Confira mais detalhes do último boletim da dengue acessando o arquivo PDF.

FONTE: CRM-PR, com informações e imagens da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios