16/05/2025

CRM-PR apresenta projeto da Câmara Técnica de Oftalmologia ao secretário de Educação de Curitiba

A proposta é criar um programa de treinamento aos professores da rede pública municipal para que identifiquem alunos com dificuldades de aprendizado e os direcionem para a realização de exames oftalmológicos

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi realizada na sede da autarquia no dia 6 de maio (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por meio da Câmara Técnica de Oftalmologia, promoveu no dia 6 de maio uma reunião com o Secretário de Educação do Município de Curitiba, Jean Pierre Neto, e equipe. O objetivo foi apresentar o projeto “Um olhar da Oftalmologia para os escolares do Estado do Paraná”.

Durante a reunião realizada na autarquia, a médica integrante da Câmara Técnica de Oftalmologia, Dra. Ranni Pereira Santos, realizou uma breve explicação para o secretário com o intuito de colaborar para a discussão sobre a implantação do projeto no Município de Curitiba. 

“Essa é uma ação que vai complementar e adentrar na área do PSE (Programa Saúde na Escola), trazendo benefícios à população, além de ser um passo importante para beneficiar os alunos da rede municipal e estadual”, pontuou a Dra. Ranni.

A iniciativa foi apresentada oficialmente em plenária na Assembleia Legislativa do Paraná no dia 9 de abril (saiba mais aqui). A proposta visa a criação de programas de treinamentos realizados por médicos oftalmologistas para que os professores consigam identificar alunos com dificuldades de aprendizado e, assim, seja realizada uma triagem eficiente para o atendimento necessário. 

“A intenção do CRM-PR é trabalhar com a Secretaria de Educação para que tenhamos adesão e também para que possamos chegar nessas crianças, que muitas vezes ficam inseridas em outras filas sem necessidade”, explicou o coordenador da Câmara Técnica de Oftalmologia, Dr. Juliano Palmiro Cunha.

Segundo o 1° secretário do CRM-PR, Dr. Fernando Fabiano Castellano Junior, foi sugerida também inclusão de matéria curricular sobre o envelhecimento, para esses estudantes do ensino fundamental e médio. "A fisiologia do envelhecimento, o diagnóstico precoce de quadros demenciais e alguns e cuidados podem ser esclarecidos via educação. São assuntos de extrema relevância para o público leigo". O secretário ainda afirmou que terá em breve, uma reunião para alinhar os avanços do projeto piloto e discutir a inserção do conteúdo sobre a terceira idade.

O secretário Jean Pierre demonstrou interesse no projeto piloto para Curitiba e nos diversos outros assuntos pautados, dispondo-se a estudar e levar adiante a ação: "Esse cenário pode ser mudado com educação, com a capacitação, conscientização e com políticas públicas para melhor atender as nossas crianças e adolescentes”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o 1º gestor do DEIQP, Dr. Christian Gonçalves Cordeiro; e as Dras. Andréa Regina Freitas Teixeira e Ana Paola Vargas Baptistella, membros da Câmara Técnica de Oftalmologia do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios