08/02/2019

CRM-PR dá início à programação 2019 do Projeto Educação Médica Continuada

Palestra sobre Cuidados Paliativos foi primeiro evento do ano; semana teve ainda fóruns sobre febre amarela e gravidez na adolescência

clique para ampliarclique para ampliarDr. André Filipe Junqueira dos Santos (esq.), Dra. Gisele dos Santos, Dra. Úrsula Bueno do Prado Guirro e Dr. Fernando Kawai em primeiro evento do ano (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) deu início nesta semana à programação do ano de 2019 do Projeto de Educação Médica Continuada (EMC). Abordando diferentes assuntos, as palestras e fóruns atingiram um total de 523 participantes, entre presenciais e online. Veja abaixo como foi cada um deles. 

E, no próximo dia 21, está agendada a palestra sobre Plantão Médico x Prontuário Médico na Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá. A palestra contará com a presença do Conselheiro do CRM-PR Márcio de Carvalho (CRM-PR 12.020), da Diretora Regional Fabíola Menegoti Tasca (CRM-PR 20.830) e da diretora da OAB Maringá, Dra. Ana Cláudia Pirajá Bandeira. Saiba mais sobre o evento aqui e confira a agenda completa do Projeto EMC aqui.

Cuidados Paliativos

clique para ampliarclique para ampliarDr. Fernando Kawai em palestra sobre Cuidados Paliativos (Foto: CRM-PR)
No dia 6 de fevereiro, o “Ciclo de Palestras em Cuidados Paliativos” inaugurou a agenda do ano, com a presença do médico Fernando Kawai (MD FACP), Diretor do Programa de Residência de Cuidados Paliativos e Professor Assistente do New York Presbyterian Hospital Queens - Cornell University. 

Com o tema “Reflexões de um médico moderno sobre o viver e morrer no século XXI”, ele palestrou sobre sua experiência e participou de uma mesa redonda com outros médicos que atuam na área de Cuidados Paliativos. A palestra contou com 60 participantes presenciais, na sede do Conselho, em Curitiba, além de 107 participantes online, que assistiram à transmissão do evento via web.


Febre Amarela

clique para ampliarclique para ampliarFórum sobre febre amarela contou com 235 participantes no total (Foto: CRM-PR)
Outro evento da semana foi o “Fórum de Manejo Clínico da Febre Amarela”, realizado pelo Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba e com o apoio do CRM-PR, Sociedade Paranaense de Pediatria e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. 

Com o objetivo de apresentar a situação epidemiológica atual da doença no Estado e discutir protocolos de manejo clínico, o fórum contou com a presença da infectologista e intensivista Dra. Ho Yeh Li, que contou sua experiência na UTI do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo.

O Fórum teve a participação de 50 estudantes e profissionais presencialmente, além de 185 online.

Gravidez na Adolescência

Também nesta semana foi realizado o “Fórum de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e Secretarias Estadual e Municipal da Saúde e da Educação. 

O evento integrou a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas para a redução da incidência da gravidez no Brasil, na faixa etária de 10 a 19 anos de idade. O fórum recebeu 41 participantes presenciais e 80 online.

Sobre a EMC

O Projeto de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) visa disseminar a atualização médica. Para contribuir para o alcance desse objetivo, o Conselho, em seu programa de atividades, propõe aos médicos e estudantes de medicina do Paraná, através da sua Sede em Curitiba e das Delegacias Regionais, uma Educação Continuada com ênfase na atualização de conteúdo técnico-científico, incluindo aspectos éticos relacionados, por meio de palestras, cursos, módulos temáticos, mesas-redondas, seminários, entre outros eventos, bem como da realização de parcerias, participações e apoios em eventos que visem o aprimoramento da classe médica.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios