01/04/2019

CRM-PR realiza terceira reunião ética de 2019 em Curitiba

Evento teve a participação de 38 médicos recém-formados, que receberam a carteira profissional e recomendações éticas para o exercício da profissão

clique para ampliarclique para ampliarReunião ética em Curitiba teve a presença de 38 novos médicos (Foto: CRM-PR)
O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou na última sexta-feira (29/03) a tradicional reunião ética para entrega de carteiras aos médicos recém-formados. É a terceira reunião realizada neste ano na sede do Conselho, em Curitiba. No total, 38 novos profissionais oriundos de diferentes instituições retiraram o documento e receberam recomendações e conselhos atinentes à ética médica para o exercício da profissão. 

Recepcionando os convidados, o conselheiro secretário-geral do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, congratulou a superação de mais uma etapa de vida dos novos médicos, lembrando a responsabilidade social de cada um enquanto profissional e também como formador de opinião. “O médico é um servidor da sociedade acima de tudo: temos a obrigação de prestar o melhor atendimento possível à saúde da população”, ressaltou. 

clique para ampliarclique para ampliarPresidente Dr. Roberto Yosida (centro) com os novos médicos Dr. Gustavo Leonel (CRM-PR 41.594, à esq.) e Dr. Guilherme Martins (CRM-PR 41.574) (Foto: CRM-PR)
Na sequência, o presidente do Conselho, Dr. Roberto Issamu Yosida, conduziu a reunião ética apresentando as atividades da autarquia, que são distribuídas entre as funções cartorial (emissão de carteiras profissionais, declarações, registros, entre outros documentos), fiscalizatória (fiscalização do exercício da profissão e das empresas ligadas à saúde), judicante (análise e julgamento de eventuais desvios éticos) e educadora (campanhas e projetos educativos, como a Educação Médica Continuada).

“Os números demonstram a importância do trabalho que temos feito com a Educação Médica Continuada e a fiscalização para evitar que ocorra um aumento das denúncias no Estado do Paraná. Mesmo com um número cada vez maior de profissionais inscritos, registramos uma queda no volume de denúncias relacionadas a infrações éticas na profissão”, relatou o presidente. Atualmente, cerca de 27 mil médicos possuem inscrição ativa no CRM-PR.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Nathália Silva do Prado (CRM-PR 41.491), formada pela Universidade Positivo, recebe carteira profissional do secretário-geral Luiz Ernesto Pujol (Foto: CRM-PR)
Após a apresentação, foram convidados a uma entrega simbólica das carteiras profissionais a Dra. Paula Gabriela Takahashi Selong (CRM-PR 40.726), formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná; a Dra. Nathália Silva do Prado (CRM-PR 41.491), formada pela Universidade Positivo; e o Dr. Felipe Guimarães Martini (CRM-PR 42.033), da Universidade José do Rosario Vellano (Unifenas). 

Confira o álbum de fotos do evento aqui

As duas outras reuniões éticas deste ano em Curitiba ocorreram nos dias 14 e 21 de fevereiro, com a presença total de 267 novos profissionais.

Saiba mais:

Reunião ética reúne 171 novos médicos na sede do CRM-PR

CRM-PR recepciona novos médicos de Curitiba e região

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios