28/10/2021

Cinco profissionais de Cascavel homenageados pelos 50 anos de histórico exemplar

Diploma de Mérito Ético foi conferido aos Drs. Carlos Puppi Busetti Mori, Celson Rodrigues Ribeiro, José Dantas Neto e Lélio Marcio de Oliveira. Também foi reverenciado in memoriam o neurologista e neurocirurgião Orival Alves

clique para ampliarclique para ampliarDr. Carlos Mori com a esposa e os dois filhos. (Foto: Romy)

O Conselho de Medicina do Paraná realizou na manhã de 17 de outubro a sua tradicional solenidade alusiva ao Dia do Médico, que em 2021 chegou à sua 36ª edição, a segunda no formato on-line em atenção aos cuidados sanitários em meio à pandemia. Com transmissão pelo canal YouTube, o evento deste ano teve na programação a homenagem à memória dos médicos falecidos, a diplomação dos que estão completando 50 anos de formados com histórico ético exemplar e ainda a premiação da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, conferida a profissional com destaca atuação em prol de causas sociais e humanitárias.

Ao todo, em 2021, são cinco os médicos de Cascavel incluídos no rol de 121 homenageados pelo Jubileu de Ouro e que servem de exemplo aos que ingressam na formação ou se iniciam na profissão. O grupo de cascavelenses inclui professores e pioneiros em suas especialidades. São eles os Drs. Carlos Puppi Busetti Mori (gineco-obstetra), Celson Rodrigues Ribeiro (ortopedista e traumatologista), José Dantas Neto (otorrinolaringologista e médico do trabalho), Lélio Marcio de Oliveira (neurologista e neurocirurgião) e ainda Orival Alves (também neurologista e neurocirurgião), reverenciado in memoriam. O Dr. Orival Alves, um dos idealizadores do Curso de Medicina e do Centro de Ciências Médicas da Unioeste, faleceu em 13 de janeiro em decorrência de complicações pela Covid-19. Estava a poucos dias de completar 74 anos de idade. Saiba mais sobre sua trajetória AQUI.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Dantas com a esposa, Delma Abatti. (Foto: Álbum de família)

O Dr. Carlos Puppi Mori (CRM-PR 3.133), formado pela UFPR, é atualmente professor da Universidade Estadual do Oeste. Presidiu o Conselho Administrativo da Unicred. Foi conselheiro do CRM-PR e um dos fundadores da Representação Regional do Conselho em Cascavel. A cerimônia de entrega do Diploma e do cristal para o Dr. Carlos Mori foi em família, com a participação da esposa médica, Dra. Lilimar Nadolny Mori (CRM-PR 9478), também professora e diretora da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, e dos filhos dois filhos, o médico Carlos Guilherme Busetti Mori (CRM-PR 32.796), gineco-obstetra, e o advogado Carlos Renato Busetti Mori.

O Dr. José Dantas Neto (CRM-PR 4.703), natural de Aracaju (SE), recebeu o cristal comemorativo e o Diploma de Mérito Ético pelas mãos da esposa, Sra. Delma R. Abatti. A homenagem ao Dr. Lélio Marcio de Oliveira também ocorreu no ambiente familiar, com registro recebendo o diploma pelas mãos do filho médico, Dr. Lélio Marcio de Oliveira Filho (CRM-PR 33.136), com atuação há mais de 13 anos em Cascavel. O cristal foi entregue por sua nora, a médica intensivista Dra. Izabela Lazarini Oliveira (CRM-PR 33.135). A neta Sofia Lazarini Oliveira participou do momento festivo.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Lélio com o filho, também médico. (Foto: Álbum de família)

A solenidade do Dia do Médico foi aberta pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, e teve as mensagens de congratulações do presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Luiz de Britto Ribeiro; do secretário estadual da Saúde, médico Beto Preto; do presidente da Associação Médica do Paraná, Nerlan de Carvalho; e do vice-presidente da Academia Paranaense de Medicina, Jurandir Marcondes Ribas Filho, que em novembro vai suceder ao presidente Renato Araújo Bonardi.

Um dos destaques da cerimônia foi a entrega da Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico à pediatra Luci Yara Batista Pfeiffer, em reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário, já que concentrou praticamente toda a sua carreira profissional em defesa da infância saudável e da proteção a crianças com deficiência e em situação de risco (saiba mais AQUI). A entrega ocorreu no ambiente familiar, com a presença das três filhas e dos netos da homenageada, que se constitui assim na 18ª personalidade a receber a comenda, instituída em 1996 e inspirada no apóstolo Lucas, o padroeiro dos médicos.

O Paraná conta hoje com 31.447 médicos ativos, sendo que 1.422 têm Cascavel como seu domicílio.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios