13/01/2026

Confira as ações desenvolvidas em 2025 pelo CRM-PR em prol da mulher médica

Retrospectiva das atividades realizadas por meio da Comissão da Mulher Médica inclui palestras, eventos, campanha de combate à violência, mobilização política, visitas institucionais e muito mais

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por meio da Comissão da Mulher Médica, desenvolveu em 2025 uma série de ações voltadas à defesa e valorização da mulher médica. As iniciativas tiveram como objetivo promover o debate, orientar, acolher e fortalecer a atuação das médicas, contribuindo para um ambiente profissional mais justo, seguro e respeitoso.

Confira a seguir um resumo das atividades e ações desenvolvidas ao longo do último ano. Saiba mais sobre a Comissão da Mulher Médica aqui


Palestras e Educação Médica Continuada 

No dia 10 de março, foi realizada a palestra Saúde Mental da Mulher Médica”, que promoveu o debate sobre os desafios enfrentados pelas médicas na conciliação entre a vida pessoal e profissional, além da importância de campanhas de conscientização e de ações de fortalecimento voltadas a essas profissionais. O evento teve como palestrante a Dra. Sarah Cristina Zanghellini Ruckl (CRM-PR 22.950 | RQE 14.431), que é psiquiatra. 

Em maio, foi a vez da aula com palestras sobre Violência à Mulher Médica – Estatísticas, Prevenção e Estratégias de Combate”. No dia 19, o evento reuniu conteúdos e análises de dados recentes sobre a violência contra médicas, além de orientações e estratégias de prevenção apresentadas por especialistas, com foco na conscientização e no apoio à comunidade médica. 


Já  no mês de julho, foi a vez da “Conversa entre Médicas: Entre a dor e a vocação - Onde a Medicina continuou em mim”, que abriu espaço para reflexões sobre os desafios, as vivências pessoais e a relação entre o exercício da medicina e a trajetória individual das médicas, fortalecendo o diálogo e o acolhimento entre as profissionais.

No dia 23 de setembro aconteceu a palestra “Burnout em Mulheres Médicas”. O encontro abordou os desafios enfrentados pelas médicas na prática profissional, com ênfase nos impactos do estresse crônico e da sobrecarga emocional no desenvolvimento da síndrome de burnout, além de estratégias de prevenção e cuidado voltadas à saúde mental e qualidade de vida.


Campanha 

O CRM-PR, por meio da Comissão da Mulher Médica e da Comissão de Prevenção à Violência Contra o Médico, deu início no dia 27 de agosto a uma nova campanha de conscientização, com foco no combate à violência contra a mulher médica. A campanha, lançada nos canais oficiais da autarquia, faz um alerta diante dos casos de agressão e violência ocorridos especialmente em ambientes de Saúde. 

No dia 24 de setembro foi lançada uma enquete aos médicos e médicas para entender o cenário de violência contra profissionais da Medicina no Paraná. O objetivo foi coletar dados acerca da frequência, dos tipos de violência vivenciados ou presenciados, dos locais onde esses fatos ocorrem e do grau de conhecimento dos médicos sobre os canais de denúncia disponíveis.

Evento ALEP 

No dia 8 de outubro aconteceu o evento “Violência Contra Médicas e Profissionais da Saúde: Desafios no Ambiente de Trabalho". Realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), o encontro organizado em parceria com a Escola do Legislativo repercutiu na imprensa paranaense e reuniu médicos e profissionais da Saúde de Curitiba e interior do Estado. Autoridades da área da Saúde, do Legislativo, do Judiciário e da Polícia Militar estiveram presentes numa noite marcada pela mobilização interinstitucional.



Reuniões 

O CRM-PR, por meio da Comissão da Mulher Médica, participou de uma reunião que ocorreu no dia 21 de outubro na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) com os parlamentares integrantes da Comissão de Saúde Pública. O presidente da ALEP, deputado Alexandre Curi (PSD), presidiu a reunião, que contou também com a presença dos deputados Tercilio Turini (MDB), Márcia Huçulak (PSD), Dr. Leônidas (CDN), Márcio Pacheco (PP), Pedro Paulo Bazana (PSD), Fábio Oliveira (PODE) e Ney Leprevost (UNIÃO).

A intenção foi discutir projeto de lei e políticas públicas que possam garantir a segurança dos profissionais da saúde durante o trabalho. 

 
Visitas institucionais 

Integrantes da Comissão realizaram no dia 26 de agosto uma visita social e institucional à UPA Afonso Pena, em São José dos Pinhais, um dia após uma médica e uma técnica de enfermagem sofrerem agressão por uma paciente. Durante a ação ocorreu também visita ao Centro de Atendimento Multiprofissional do município.



As conselheiras Maria Casemira Fernandes da Silva e Carmela Regina Cabral Brocher, membros da Comissão da Mulher Médica do CRM-PR, realizaram uma visita social à UPA Campo Largo no dia 22 de outubro. As conselheiras foram recebidas pela equipe médica da unidade, apresentando os principais serviços e canais de atendimento aos médicos de todo o Estado.




No dia 23 de dezembro, o CRM-PR por meio do projeto “CRM-PR Itinerante” e em conjunto com a Comissão da Mulher Médica, realizou mais uma visita social e desta vez na UPA Boqueirão. As conselheiras puderam reforçar o trabalho da Autarquia em prol da prevenção à violência contra o médico, com a disponibilização de canal direto para denúncias.

 


Evento e descerramento da placa da Comissão 


O CRM-PR, por meio do Projeto de Educação Médica Continuada e em parceria com a Comissão da Mulher Médica e a Comissão do Botão do Pânico, promoveu no dia 15 de dezembro a “Conversa entre Médicas”, que reuniu temas essenciais voltados à proteção, valorização e saúde da mulher médica.

A programação contou com a participação de conselheiras, especialistas e representantes convidados, que apresentaram iniciativas institucionais, instrumentos de apoio e dados atualizados sobre a violência contra mulheres médicas. Também foram discutidos aspectos legais e estratégias de prevenção, incluindo o lançamento do Protocolo BASTA e do Manual Orientativo do Botão do Pânico.

Também foi realizada a palestra “Doença Cardiovascular na Mulher”, conduzida pela conselheira do Conselho Federal de Medicina pelo Paraná, Viviana de Mello Guzzo Lemke, que abordou especificidades clínicas, fatores de risco, desafios diagnósticos e atualizações terapêuticas aplicadas à saúde cardiovascular feminina.


Durante o evento, o CRM-PR realizou o descerramento da placa da Comissão da Mulher Médica, instituída pela gestão 2023–2028. O momento marcou o reconhecimento da atuação da Comissão e da série de trabalhos desenvolvidos em prol da valorização das médicas, da promoção da equidade, do enfrentamento a situações de assédio e discriminação e do fortalecimento de um ambiente profissional ético, seguro, respeitoso e igualitário na medicina paranaense.

“O CRM-PR segue comprometido com os médicos, em especial, com as mulheres médicas. São ações como essas que acolhem, orientam e que apoiam, que interferem diretamente na segurança e enfrentamento da violência, fortalecendo os ambientes de trabalho e garantindo mais respeito”, destacou o vice-presidente do CRM-PR e gestor da Comissão da Mulher Médica, Eduardo Baptistella. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios