26/02/2019

Contas e atividades de 2018 do Conselho aprovadas por unanimidade em assembleia

Programa de educação continuada, alcance das fiscalizações e Portal de Serviços estão entre as realizações destacadas em benefício dos médicos, estudantes e sociedade

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) realizou na noite de 25 de fevereiro (segunda-feira) a sua Assembleia Geral de prestação de contas e das atividades da autarquia em 2018. Em segunda convocação, as contas e atividades foram aprovadas por unanimidade, assim como a Resolução CRM-PR nº 212/2018, que normatiza os procedimentos para pagamento de diária, jeton e auxílio de representação pelo Conselho, revogando assim as Resoluções CRM-PR nº 208/2018 e 210/2018.
A sessão ocorreu na plenária Dr. Wadir Rúpollo, na sede de Curitiba, e foi aberta aos médicos em geral, inclusive com transmissão online, em processo de absoluta transparência. Presencialmente e pelo meio remoto, a assembleia contou com a quase totalidade dos 42 conselheiros. O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, conduziu os trabalhos, tendo destacado a convocação por edital publicada nos meios próprios da autarquia e em jornal de grande circulação por três dias consecutivos, em atenção à legislação vigente.

clique para ampliarclique para ampliarAssembleia geral no Conselho, para apreciação das contas de 2018. (Foto: CRM-PR)

Todas as informações apresentadas durante a assembleia estão disponibilizadas no Portal da Transparência do Conselho, podendo ser acessadas pelos médicos e pela sociedade de modo geral. Além disso, serão avaliadas para aprovação pelo Conselho Federal de Medicina e também auditadas pelo Tribunal de Contas da União. Um pouco mais sobre as atividades do CRM-PR pode ser conferido em material jornalístico especial publicado no Portal, na Retrospectiva de 2018.

Na apresentação feita pelo tesoureiro do CRM-PR, Dr. Fabio Luiz Ouriques, foram destacados os resultados altamente positivos do programa de Educação Médica Continuada, das fiscalizações, da agilidade do departamento de processos e sindicâncias e do Portal de Serviços, que permite a emissão online de documentos médicos. Realçou-se, na apresentação, que o Conselho do Paraná continua sendo exemplo para muitos dos singulares nessas áreas que tanto impactam em benefícios para os médicos paranaenses.

Como destacado pelo conselheiro-tesoureiro, a maior projeção da EMC e seu alcance ao público-alvo refletiu-se em decréscimo no número de denúncias éticas, justificando o investimento, do mesmo modo que as 1.184 fiscalizações realizadas, impactando em melhores condições para a prática médica e, consequentemente, reduzindo riscos de agravos e queixas de usuários de serviços e familiares. O número de ações do Defep foi maior que o projetado para o exercício.

De acordo com o relatório apresentado, o Conselho do Paraná fechou o ano com 25.602 médicos ativos, assim como 9.718 pessoas jurídicas. Dentre os médicos julgados em processos éticos, 71 fora,m absolvidos e 62 apenados, sendo 19 incursos na alínea A, 18 na B, 13 na C e 12 na D. Não houve nenhuma cassação no período (alínea E). Dos benefícios do Portal de Serviços, observou-se a emissão de quase 175 mil documentos ao longo de 2018, período em que as 16 delegacias regionais fizeram 5.480 atendimentos e promoveram 69 sessões éticas para entregas de carteiras.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios