19/08/2026

Fórum de Pejotização na Medicina ganha repercussão na imprensa e amplia debate sobre o tema

Evento promovido pelos Conselhos de Medicina do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul resultou em Carta de Intenções com medidas para preservar a autonomia profissional e a qualidade da assistência

clique para ampliarclique para ampliar Dr. Eduardo Hummelgen, 2º Gestor do Defep do CRM-PR durante participação no programa Pan News Foz do Iguaçu, da Jovem Pan News Paraná. (Foto: CRM-PR)
O I Fórum Sul-Brasileiro de Pejotização na Medicina, realizado nos dias 13 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu, ganhou repercussão em veículos de imprensa e também recebeu ampla divulgação de entidades médicas do Sul do país. Promovido pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com o CRM-SC e o CREMERS, o encontro reuniu representantes do Judiciário, Ministério Público do Trabalho, Legislativo, entidades médicas e profissionais da saúde para discutir os impactos da contratação de médicos por meio de pessoa jurídica e os riscos de precarização das relações de trabalho.

Entre os destaques da repercussão está a reportagem publicada pelo Correio do Povo, que abordou os impactos da pejotização sobre as relações de trabalho médico e a assistência aos pacientes. O veículo destacou a participação da segunda-secretária do CREMERS, Laís Del Pino Leboutte, e a importância da aproximação entre os Conselhos de Medicina e os poderes públicos para enfrentar o problema.


clique para ampliarclique para ampliarJornal Correio do Povo, de Porto Alegre, repercutiu evento promovido pelos CRMs do PR, SC e RS (Foto: Reprodução)
Leia a notícia aqui.

O tema também foi levado diretamente ao público de Foz do Iguaçu por meio de entrevistas concedidas pelo Dr. Eduardo Hummelgen, 2º Gestor do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep) do CRM-PR. O conselheiro participou do programa Pan News Foz do Iguaçu, da Jovem Pan News Paraná e também foi entrevistado pelo Dr. Nelso Rodrigues no programa Contraponto, da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu.

Nas entrevistas, Hummelgen abordou os principais pontos discutidos durante o Fórum, os impactos da pejotização sobre o exercício profissional e a importância de estabelecer mecanismos que preservem a autonomia do médico e contribuam para a segurança e a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

clique para ampliarclique para ampliarO conselheiro Eduardo Hummelgen participou também do programa Contraponto, da Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, para falar sobre a pejotização na Medicina. (Foto: CRM-PR)
Confira as entrevistas transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube:

Rádio Cultura de Foz do Iguaçu
Jovem Pan News Paraná (Foz do Iguaçu)  

A cobertura também ganhou espaço em outros canais de informação e foi reforçada pelas próprias entidades que apoiaram institucionalmente a iniciativa. O CRM-SC e o CREMERS divulgaram sobre o evento. O Simepar também deu visibilidade ao Fórum em seus canais, assim como o Simers, que vem acompanhando o tema.

Leia as notícias:

CRM-SC
Cremers
Simepar
Simers

Carta de Intenções estabelece próximos passos

O principal resultado do Fórum foi a assinatura, em 14 de agosto, de uma Carta de Intenções entre CRM-PR, CRM-SC e CREMERS e representantes de diferentes instituições. O documento prevê a continuidade da articulação entre os setores envolvidos, com a criação de um grupo de trabalho interinstitucional, estudos técnico-jurídicos e encontros periódicos para acompanhar a evolução do tema.

A repercussão do Fórum reforça a relevância do tema e amplia o alcance de uma discussão que envolve não apenas as condições de trabalho dos médicos, mas também a organização dos serviços de saúde, a autonomia profissional e a qualidade da assistência oferecida à população.

Leia mais sobre o Fórum no portal do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios