03/04/2023

Há três anos era registrada a primeira morte de médico no Paraná por causa da Covid-19

CRM-PR reverencia a memória dos mais de 150 profissionais de Medicina que perderam a vida por causa da doença. O radiologista Nelson Schiavinatto, de Cianorte, faleceu em 3 de abril de 2020

O radiologista Nelson Martins Schiavinatto (CRM-PR 2.279) foi o primeiro médico a falecer no Paraná em decorrência da Covid-19. Nesta segunda-feira (3) está completando o terceiro ano de sua morte, ocorrida na Santa Casa de Cianorte, cidade do Noroeste do Estado onde ele concentrou a carreira profissional. Tinha recém-completado 80 anos de idade e 52 anos dedicados à Medicina. Ex-presidente da Sociedade de Radiologia do Paraná (SRP) e vice-presidente-sul do Colégio Brasileiro de Radiologia, era um dos fundadores da Unimed Cianorte e um dos pioneiros de sua especialidade na região.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Nelson Schiavinatto (d) com o Dr. Lutero, ao receber o Diploma pelo Jubileu de Ouro. (Foto: CRM-PR)

No final de março de 2021, um ano após a morte do Dr. Nelson Schiavinatto, estatísticas da Secretaria de Estado da Saúde já indicavam que pelo menos 57 médicos tinham falecido em decorrência da Covid no Paraná. Dois anos depois, conforme estimativas da Sesa, 1.232 trabalhadores da área da saúde tinham perdido a vida por causa da doença, sendo 109 médicos. Levantamento feito pelo CRM-PR indica que pelo menos 150 profissionais de Medicina estão entre os 45.836 óbitos ocorridos no Estado devido à Covid-19, em meio aos mais de 2,9 milhões de casos registrados até o final de março de 2023, sendo quase 2,3 mil casos somente na última semana.

Ao registrar a passagem do terceiro ano da primeira morte de médico no Paraná, o Conselho de Medicina presta a sua homenagem a todos os profissionais que perderam a vida e se solidariza com seus familiares. Ao mesmo tempo, reverencia todos os médicos que se engajaram e continuam engajados no enfrentamento da doença. Importante resgatar que, como pleiteado pelas entidades médicas, a incapacidade permanente ou morte de médico no enfrentamento da Covid gera indenização, com o STF reconhecendo a constitucionalidade da Lei n° 14.128/2021. Permite, assim, que profissionais e/ou seus herdeiros busquem junto à União a legítima compensação financeira. Saiba mais AQUI.

O Dr. Nelson Schiavinatto, o primeiro médico vítima da Covid, era natural da própria cidade de Cianorte e ali exerceu a atividade desde que se formou pela Universidade Federal do Paraná, em 1968. Em 2018, quando completou o Jubileu de Ouro, foi homenageado pelo CRM-PR, recebendo o Diploma de Mérito Ético-Profissional. Quem fez a entrega da comenda foi o conselheiro Lutero Marques de Oliveira, colega da especialidade e que também esteve à frente da Sociedade de Radiologia. Ele foi sepultado no dia 4 de abril de 2020, em cerimônia restrita aos familiares. O segundo médico a faleceu foi o Dr. Milton Luiz Ciappina (CRM-PR 5.482), em 3 de maio de 2020. Ele atuava em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba. O terceiro foi o Dr. Clóvis Górski (CRM-PR 4.263), de Guarapuava. Faleceu em 9 de junho.

Abaixo, um dos memoriais de médicos falecidos no primeiro ano da pandemia.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios