08/07/2019

Homenagem aos Pioneiros: Dr. João Vieira de Alencar (CRM-PR 27)

Primeiro presidente eleito do CRM-PR, tomou posse há exatos 60 anos na primeira gestão de diretoria; foi professor catedrático da UFPR e representante de diversas entidades médicas e do setor hospitalar

Primeiro presidente eleito do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. João Vieira de Alencar (CRM-PR 27) nasceu em Curitiba no dia 2 de setembro de 1905. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1927, retornando posteriormente à capital paranaense, onde edificou carreira como professor catedrático da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e representante de diversas entidades médicas e do setor hospitalar.

clique para ampliarclique para ampliarFicha de inscrição no Conselho do Prof. João Vieira de Alencar. (Foto: Reprodução)

Eleito para a primeira gestão de conselheiros da autarquia, após eleição realizada em 15 de outubro de 1958, Dr. João Vieira tomou posse do cargo de presidente em 30 de maio de 1959, em memorável sessão solene realizada no auditório da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, nº 1299). Constituída por professores e médicos já renomados à época, a primeira diretoria contava, ainda, com os Drs. Adolfo Barbosa Goes, como vice-presidente, Ernani Simas Alves, como 1º secretário, Plínio Mattos Pessoa, como 2º secretário e Ruy Noronha Miranda, como tesoureiro.

Também teve profundo envolvimento com a UFPR, onde deu aulas de Clínica Cirúrgica (na antiga Faculdade de Medicina) a várias gerações de médicos paranaenses. Mesmo anos depois de falecido, ainda era lembrado com carinho por quem havia sido seu aluno. Nas palavras do saudoso médico e escritor Dr. Lauro Grein Filho, Dr. João Vieira era um dos professores mais amáveis e próximos dos estudantes de Medicina. “Sua presença não inspirava temores nem nos constrangia em embaraços e cuidados. Procurava e alcançava um relacionamento igual e simpático, integrando-se à turma de forma natural e amiga.”

Em sua produção científica, defendeu as teses Hiperemese Gravídica e Exploração Radiológica em Ginecologia, atingindo a livre-docência em Clínica Ginecológica no ano de 1932. Pertencente ao corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (SCMS) na década de 1930, ali atuava como médico adjunto, onde foi médico-chefe da Enfermaria São José.

clique para ampliarclique para ampliarRelação em livro dos primeiros inscritos no Conselho. (Foto: Arquivo)

Em dezembro de 1930, com apenas 25 anos de idade, participou da sessão de fundação da Sociedade Médica dos Hospitais do Paraná (SMHPR), realizada no Hospital da Misericórdia, tornando-se parte de sua primeira diretoria. Participava do “Centro de Estudos Atheneu de Obstetrícia e Ginecologia”, grupo de parteiras, obstetras, clínicos e cirurgiões que se encontrava semanalmente na Maternidade Victor Ferreira do Amaral (antiga Maternidade do Paraná). Ali, reunia-se com nomes como Victor do Amaral Filho, Arnaldo Alves de Araújo, Jayme Benjamin Guelmann e Fani Frischmann Aisengart, entre outros, para debater casos clínicos e internamentos.

Dr. João Vieira participou ativamente também da constituição do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde em Curitiba (Sindipar), na década de 1960. Anos depois, já na década de 1970, atuou novamente para o estabelecimento de outra entidade, a Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (Ahopar). O objetivo era alcançar mais voz política para a defesa dos interesses do setor hospitalar privado, complementando as ações do Sindipar. Naquela época, representava a Casa de Saúde São Vicente. Em 1971, tornou-se o primeiro presidente da Unimed Curitiba (1971-72).

Faleceu em 23 de setembro de 1984, aos 79 anos.

Família Vieira de Alencar

Dr. João Vieira de Alencar era filho de Ismênia Vieira de Alencar e Manoel Vieira Barreto de Alencar, importante jurista paranaense. Professor de Direito Civil da UFPR, foi um dos precursores do Movimento Integralista no Paraná. Nascido em 20 de fevereiro de 1873, no estado de Alagoas, construiu carreira política e jurídica no Paraná, ocupando cargos de juiz e Deputado Estadual (na Primeira República). Seu pai, João Vieira Damasceno, foi Coronel da Guarda Nacional na Comarca de Paulo Affonso (Província de Alagoas).

clique para ampliarclique para ampliarJoão Vieira de Alencar. (Foto: Arquivo)

Em 15 de fevereiro 1932, Manoel Vieira de Alencar fez parte do primeiro grupo de conselheiros da Seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Possuía escritório na Rua XV de Novembro, número 209, local onde foram realizadas as primeiras reuniões da Ordem. Foi nomeado, em julho de 1934, chefe da chamada Província do Paraná, posição que preservou até a extinção da Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1937. Faleceu em 20 de janeiro de 1960. Nomeia a Rua Professor Manoel Vieira de Alencar, no bairro Jardim Social, e sua esposa, a Rua Ismênia Vieira de Alencar, no Capão Raso. Dr. Alarico Vieira de Alencar, da mesma família (um dos sete irmãos de Manoel), nomeia rua no bairro Bacacheri.

Vultos da Medicina 


O CRM-PR é receptivo e agradece eventuais informações adicionais que possam enriquecer o conteúdo deste material ou de outras personalidades da história da Medicina paranaense.

Saiba mais sobre a motivação da série e os vultos da medicina paranaense clicando aqui.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios