22/07/2022

Homenagem aos médicos e demais munícipes das cidades que comemoram aniversário em 25 de julho

São pelo menos 26 municipalidades paranaenses que festejam a data, a maioria instituída pela Lei Estadual 4.245, de 1960, que previa "dar vida" administrativa a 59 distritos. Alguns têm sua data associada a outros momentos históricos

Nada menos do que 59 municípios foram criados no quadro territorial do Paraná por força da Lei Estadual n° 4.245, assinada em 25 de julho de 1960 pelo então governador Moysés Willi Lupion de Tróia. Muitas dessas cidades festejam seu aniversário nessa data, enquanto duas não "vingaram" e outras tantas instituíram sua data comemorativa a partir da fundação, emancipação ou constituição de seus representantes do executivo e legislativo municipais.

São pelo menos 26 as municipalidades paranaenses que têm sua data festiva em 25 de julho, a quase totalidade alcançando os 62 anos por terem considerado o dia da promulgação da lei como o início de sua independência administrativa. De acordo com levantamento do CRM-PR, são aproximadamente 400 os médicos ativos e com residência indicada nesses municípios. O número não retrata efetivamente o de profissionais atuantes, pois algumas municipalidades sequer indicam no cadastro a presença dos médicos que ali prestam serviços.

Ao dirigir congratulações a todos os cidadãos das municipalidades que estão comemorando seu aniversário neste 25 de julho, o Conselho de Medicina do Paraná aproveita para cumprimentar os médicos, demais prestadores de serviços de saúde e ainda os gestores públicos pela dedicação e coragem no enfrentamento da pandemia imposta pelo novo coronavírus. Ao mesmo tempo, solidariza-se com os familiares de todas as pessoas vitimadas pela doença, triste estatística que não poupou nem os profissionais de saúde.

clique para ampliarclique para ampliarDr, Eduardo, recebendo título de Cidadão Honorário de Medfaneira, (Foto: Arquivo)

Ao lado de Medianeira, que tem 128 médicos ativos residentes, Marechal Cândido Rondon, também no Oeste, é uma das cidades que estão comemorando aniversário com maior número de profissionais. São pelo menos 108 residentes, incluindo o pioneiro Dr. Dietrich Rupprecht Seyboth (CRM-PR 3.616), anestesiologista e dirigente hospitalar que neste ano será homenageado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional por ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar. Reverenciamos a memória do Dr. Eduardo Orejuela Uscovich (CRM-PR 2.252) na homenagem a todos os médicos de Medianeira. O Dr. Eduardo chegou à cidade em 1964 e foi o primeiro médico do primeiro hospital, o Nossa Senhora de Medianeira. Faleceu aos 86 anos em maio de 2016, deixando exemplo de profissionalismo e solidariedade. Outro médico pioneiro da cidade é o Dr. Ácrata Souza Martins (3.172), especialista em clínica médica e que em 2021 recebeu o Diploma de Mérito Ético, honraria que o Dr. Eduardo tinha recebido em 2012.

Medianeira, aliás, teve seu território desmembrado de Foz do Iguaçu após a instituição da Lei Estadual de 1960. Embora tenha sido instalado oficialmente em 28 de novembro de 1961, quando da posse do primeiro prefeito e dos vereadores eleitos, tem em 24 de outubro de 1952 a data de sua fundação e, assim, uma de suas comemorações.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Lafayette e família. Foi o primeiro médico de Itambé., (Foto: Arquivo)

Há inúmeros outros casos de que o feriado municipal está dissociado da lei que redefiniu o território estadual, como Agudos do Sul, Atalaia, Campina da Lagoa, Conselheiro Mairinck, Dois Vizinhos, Floresta, Guairaçá, Inácio Martins, Ivatuba, Guaíra, Miraselva, Nova Senhora das Graças, Nova Aliança do Ivaí, Planaltina do Paraná, Roncador, Renascença, Rancho Alegre e Umuarama. Outros sequer ganharam o status de município, casos de Aquidaban e Santo Antonio do Parí, que permanecem como distritos de Marialva e São Jerônimo da Serra, respectivamente. Umuarama, por exemplo, festeja seu aniversário no dia 26 de junho, tendo comemorado os 67 anos.

Do rol de municipalidades indicadas pela data comemorativa de 25 de julho ainda aparecem: Adrianópolis, Alto Piquiri, Barbosa Ferraz, Catanduvas, Cidade Gaúcha, Fênix, Flórida, Icaraíma, Iretama, Itambé, Mandirituba, Maria Helena, Mariópolis, Marumbi, Matelândia, Moreira Sales, Nova América da Colina, Ourizona, Palotina, Salto do Itararé, Santo Antônio do Paraíso, São João, São Tomé e Xambrê.

Palotina é o terceiro dos municípios criados em 1960 que têm mais médicos. São 58 os ativos e com residência local. Um dos pioneiros foi o Dr. Aramis Sérgio Ribeiro (CRM-PR 1.484), formado em 1963 e inscrito em 1964 no Conselho. Ele faleceu em dezembro de 2016 no Hospital e Maternidade Santa Cruz, do qual foi um dos fundadores e onde concentrou toda a sua carreira profissional. Tinha 85 anos de idade. Na passagem do Dia do Médico de 2013 ele foi homenageado pelo Conselho, recebendo o Diploma de Mérito Ético pelas mãos de um de seus filhos médicos. Barbosa Ferraz, município de quase 13 mil habitantes, tem oito médicos em atividade e residentes. Um dos pioneiros foi o Dr. Jorge Aires Campello de Oliveira (3.537), já falecido e que hoje nomeia uma unidade de saúde local.

clique para ampliarclique para ampliarUm dos primeiro hospitais de Itambé, na região de Maringá. (Foto: Arquivo)

Itambé, criado pela Lei Estadual e instalado em 30 de novembro de 1961, foi desmembrado de Marialva, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí. Tem cerca de 6 mil habitantes, contingente várias vezes inferior ao que tinha no auge do seu desenvolvimento pelo ciclo do café e cereais. No cadastro do CRM não consta hoje médico residente. O seu pioneiro foi o Dr. Lafayette Grenier (CRM 1.434), curitibano que chegou à região em 1951, com a esposa, a professora Yara Nobre de Almeida Grenier. Pouco mais de uma década depois ele inaugurava o Hospital Santa Izabel, numa época em que não havia serviço público, porém o médico nunca deixava de atender as pessoas carentes. Inúmeros itambeenses nasceram “pelas mãos” do médico, que chegou a ter ajuda de outros médicos, como os Drs. Jurandir, Godinho e Hugo, que seguiram outros desafios. Mas ele decidiu permanecer na cidade. Hoje nomeia uma via pública e centro de saúde da cidade.

Confira AQUI a íntegra da Lei Ordinária 4.245, de 1960, os municípios criados e os desmembramentos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios