26/06/2020

Literatura e Medicina é uma das seções a ser conferida na revista Iátrico nº 37

Prof. Maurício de Carvalho aborda o tema da edição com análise da obra "A morte de Ivan Ilitch", de Tolstói; também dá dicas de outros livros que merecem leitura

Relançada em sua versão digital no início de junho, a revista cultural Iátrico, do CRM-PR, traz uma série de seções novas e que estão sob a responsabilidade de médicos colaboradores especialistas em temas como cinema, música, poesia, literatura, história, artes, culinária e viagens. Na edição nº 37 da revista, uma das atrações é a coluna de "Literatura e Medicina", onde o Prof. Maurício de Carvalho faz uma análise da obra A morte de Ivan Ilitch, de Lev Tolstói. O texto é um daqueles de "leitura obrigatória a todo médico. Um clássico", resume o colunista, que é professor da UFPR e da PUCPR. Para ele, em poucas páginas Tolstói consegue retratar a morte em seus vários aspectos. Ele também dá dicas sobre outras obras que retratam o tema em destaque da edição ("Morrer") e prospecta falas de Shakespeare e seus personagens.

clique para ampliarclique para ampliarAtrativo da revista do CRM-PR (Foto: Divulgação)

A edição da revista, que está disponível no Portal, inaugura a trilogia "Morrer-Viver-Nascer", planejada para 2020. "No escurinho do cinema", a seleção de filmes para ver e rever fica por conta do médico, professor e cinéfilo Isaías Dichi, enquanto a seleção poética cabe ao Dr. Sérgio Pitaki, membro da Academia Paranaense de Medicina e presidente da Sobrames-PR (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores).

"Guia de bordo" traz a trilha sonora do Iátrico, sob a regência do Dr. Paulo Marquetti, professor da UFPR e estudioso e aficionado pelo mundo musical. Ela está disponível no Spotify e pode ser acessada aqui.

As "Receitas de Doutor" continuam sob responsabilidade do Dr. José Clemente Linhares, conselheiro do CRM-PR, que traz na edição uma receita curiosa nascida em prostíbulos do cerrado goiano. "Morte e fogo: o mago Paul Klee e sua esclerodermia" é o título do artigo do Prof. Valderílio Feijó Azevedo, em sua abordagem sobre arte e história. 

A revista reúne ainda uma série de artigos, crônicas e outros atrativos para o despertar do médico, do estudante e todos os demais leitores na conjugação entre Arte e Medicina. E o Conselho Editorial está receptivo a sugestões, críticas e também conteúdo para edições futuras. Entre em contato pelo e-mail iatrico@crmpr.org.br.

PARA SABER MAIS SOBRE A REVISTA.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios