23/09/2019

Medicina enlutada: Dra. Iracema Moreira Pazos (CRM-PR 3.654)

Tisiologista tinha 97 anos e residia em Curitiba; era da turma de 1946 da Universidade Federal do Paraná e se constituía, atualmente, na médica com mais tempo de formada

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Dra. Iracema Moreira Pazos (CRM-PR 3.654), que tinha 97 anos de idade e 73 anos de formada. Entre as médicas paranaenses, era que tinha atualmente mais tempo de graduação. Nascida em abril de 1922, em Joinville (SC), ela se formou em dezembro de 1946 pela Universidade Federal do Paraná. Era uma das pioneiras da Associação das Mulheres Médicas e no final de 2016, na passagem do 70º aniversário de formada, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito Ético, em homenagem realizada no Conselho de Medicina e alcançou ainda as Dras. Helen Anne Butler Muralha, Saly Maria Bugmann Moreira e Enny Arlete Pioli Bassetti pela contribuição à Medicina (veja aqui).

clique para ampliarclique para ampliarDra. Iracema, em entrevista em sua casa, em 2016. (Foto: CRM-PR)

A Dra. Iracema faleceu na noite de quinta-feira (19) no Hospital da Cruz Vermelha. O corpo foi velado na capela 3 do Cemitério São Francisco de Paula e sepultado no fim da tarde de sexta-feira (20). Aluna do Professor Victor Ferreira do Amaral, foi uma das únicas duas mulheres entre os 40 formandos de dezembro de 1946, tendo entre os colegas os Drs. Metry Bacila, Felipe Lerner, Guy Mourão e Leônidas Mocelim. Atuou na especialidade de tisiologia e engajou-se em campanhas estaduais de prevenção da tuberculose e câncer de colo do útero. Ela tinha se registrado no CRM-PR somente em 1974, depois de residir fora do Estado. Depois de se aposentar no serviço público estadual, não mais exerceu a profissão. Em março de 1998, ela foi homenageada pelo Conselho Estadual da Mulher do Paraná e Secretaria Estadual de Saúde, recebendo placa como “Pioneira e promotora da saúde paranaense”.

Em dezembro de 2016, ao comemorar os 70 anos de formada, a Dra. Iracema recebeu jornalistas do Conselho de Medicina em sua residência em Curitiba, quando demonstrou toda sua vivacidade e bom humor para contar um pouco de sua vida. Ele teve cinco filhos, netos e quando da entrevista estava comemorando o nascimento do sétimo bisneto. Exibiu os diploma de graduação e de homenagens e fotos de vários momentos. Ela seria homenageada alguns dias depois, cabendo ao então presidente do CRM-PR, Dr. Luiz Ernesto Pujol, fazer a entrega do diploma especial. O jornalista Aroldo Murá fez publicação sobre o falecimento da médica (veja aqui). O CRM-PR presta suas condolências aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDra. Iracema tinha 73 anos de formada. (Foto: Reprodução)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios