15/06/2022

Museu de Campo Mourão agora expõe diploma entre registros históricos do primeiro médico da região

Formado em 1942, o Dr. Delbos Leodoro Zola da Silva chegou já no ano seguinte ao então distrito, onde ficaria por dois anos antes de seguir para outras cidades e construir trajetória de júbilo à Medicina. Faleceu em 1996, em Curitiba

O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, de Campo Mourão, acolhe em seu acervo, desde 10 de junho último, o diploma do primeiro médico da região, agora em exposição permanente junto com registros históricos. O Dr. Delbos Leodoro Zola da Silva (CRM-PR 517) formou-se em 1942 pela Universidade do Paraná, que era privada e viria a ser federalizada quase uma década depois, ganhando a denominação de Universidade Federal do `Paraná. No ano seguinte, (1943) ele chegava ao então distrito de Guarapuava e que estava sendo incorporado ao município de Pitanga, precedendo a emancipação que somente viria em 10 de outubro de 1947.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Delbos, trajetória de destaque na Medicina. (Foto: Arquivo)

Nascido em Curitiba, em 8 de novembro de 1912, Delbos da Silva tinha ingressado na escola médica em 1937. Tão logo concluiu a formação, foi convidado por Sady Silva, engenheiro do Departamento de Terras e Colonização, para trabalhar na região que iniciava a sua colonização. Foram mais de dois anos de tempos difíceis como único médico do então distrito, assumindo os serviços de saúde pública e sendo obrigado a fazer os deslocamentos a cavalo. Cumprida a sua missão no lugar, foi trabalhar em Tibagi, onde mais tarde seria o gestor municipal. Atuou ainda nas regiões de Goioerê, Peabiru e Mamborê, seguindo depois em retorno à capital paranaense.

Servidor da Secretaria Estadual de Saúde, especializou-se depois no Rio de Janeiro como médico sanitarista e contribuiu na formação e treinamento de profissionais em vários Estados. Em 1993, em meios aos festejos do Dia do Médico, ele foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe outorgou o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro e o histórico exemplar. Faleceu em Curitiba, em 20 de setembro de 1996, prestes a completar 84 anos de idade e de 54 de formação médica.

O Dr. Delbos tinha se registrado desde outubro de 1958 no Conselho de Medicina do Paraná], apenas 10 dias depois do irmão mais velho, o Dr. Humberto Leodoro da Silva, que recebeu o número 493. Eram filhos de Antônio Leodoro da Silva e de Marieta Augusta Perneta Silva. O Doutor Delbos hoje nomeia uma das unidades de saúde de Campo Mourão, na Vila Cândido, bem como tem homenagem em Curitiba com nome de rua no bairro Uberaba.

Outros médicos pioneiros de Campo Mourão que estão presentes nos arquivos históricos disponíveis no Museu Municipal são os irmãos Leopoldino Loureiro Ferreira (CRM-PR 533) e José Carlos Ferreira (738). O primeiro, gineco-obstetra, mudou-se de Campo Mourão em 1952, radicando-se em Cambé, onde exerceu a profissão e foi dono do hospital São Francisco durante 34 anos. Faleceu em 1990 e hoje nomeia um colégio estadual em Cambé. O Dr. José permaneceu em Campo Mourão até o final de sua vida, sendo que hoje empresta nome a uma unidade básica de saúde no Jardim Paulista.

clique para ampliarclique para ampliarO diploma de 1942, incorporado ao acervo. (Foto: Reprodução)

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Campo Mourão, Roberto Cardoso, o Museu Municipal constitui-se em importante fonte de pesquisa e de difusão de informações para sociedade. “Sob a coordenação do historiador Jair Elias, estamos catalogando, higienizando e armazenando de forma adequada o acervo do Museu, para ser exposta à história da Medicina em Campo Mourão em um local histórico por natureza”. Ele destaca que a cidade, 80 anos depois da presença do Dr. Delbos, hoje acolhe uma escola de formação médica, o Centro Universitário Integrado (CUCM), que oferta 125 vagas de ingresso.

Dentre outros médicos com destacada atuação pela comunidade campo-mourãoense e que são homenageados in memoriam aparecem os nomes dos Drs. Germano Traple (CRM-PR 806), especialista em clínica médica e hansenologia; Martinho Fernandes de Moraes (5.752), especialista em clínica médica e nefrologia; e Sadayoshi Shimizu (6.700), gastroenterologista falecido por infarto em novembro de 2011, aos 56 anos.

clique para ampliarclique para ampliarEstudantes em visita ao museu. (Foto: Divulgação)

O Museu Municipal

O Museu Histórico de Campo Mourão ocupou por muitos anos espaço junto à Biblioteca Municipal e só começou a ser reconhecido na forma organizacional em 1991. Abrigando a memória e história de Campo Mourão, tem registros através de e entrevistas, depoimentos e peças históricas que remontam ao século XVII.

Além de guardar e proteger a memória local, propõe-se servir estudantes e a comunidade como fonte de pesquisa, sendo um ponto de encontro, cultura e lazer para os munícipes. O museu conta hoje com espaço próprio dividido em salas temáticas que relatam a história de Campo Mourão. Tem ainda uma sala com exposição temporária, galeria dos ex-prefeitos e ainda abriga a sede da Associação de Pioneiros Mourãoenses (APIM), Associação Amigos do Museu (AMIM) e Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC). Fica na Avenida Capitão Índio Bandeira, 1117, Centro. Já o Acervo de Artes Visuais, da Fundação Cultural, ganhou espaço próprio na Estação da Luz Dom Elizeu Simões Mendes.

Saiba mais AQUI.

clique para ampliarclique para ampliarAs primeiras instalações da Santa Casa, nos anos 1950. (Foto: Arquivo)

A cidade e hospital

A emancipado política e economicamente ocorreu em 10 de outubro de 1947, pela Lei 02/47, sancionada pelo então governador Moysés Lupion. O primeiro prefeito da cidade foi José Antônio dos Santos, nomeado em 18 de outubro de 1947. Depois, Pedro Viriato de Sousa Filho, foi o primeiro prefeito eleito. Neste ano será comemorado o 75°aniversário. Desde 2018, atendendo reivindicação da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e de outras entidades empresariais locais, o feriado do aniversário de Campo Mourão é comemorado na segunda-feira subsequente ao feriado de 12 de outubro, quando não for um domingo.

A Santa Casa de Campo Mourão foi fundada em 1955, sendo que três décadas depois começaram as articulações para se transformasse num hospital regional público. O lançamento da pedra fundamental para construção do novo hospital remonta ao ano de 1989, sendo que a inauguração do prédio atual somente ocorreu em 27 de novembro de 2002.

Representação do CRM-PR

Campo Mourão conta com Representação Regional do Conselho de Medicina. O diretor é o Dr. Rodrigo Seiga, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem. O vice é o Dr. Fábio Sinisgali Romanello Campos, sendo secretária a Dra. Nancy Yoko Hada. Integram ainda a Repreg os Drs. Artur Andrade, Carlos Robertpo Henrique, Dairton Luiz Legnani, Douglas Rapcinski, Homero Cesar Cordeiro e Manuel da Conceição Gameiro. A cidade conta com 266 médicos ativos. Contato pode ser feito pelo telefone (41) 3240-4000 ou por email: representacao@crmpr.org.br / protocolo@crmpr.org.br

PESAR PELO FALECIMENTO DO DR. ARNALDO MAURO, UM DOS PIONEIROS DA ORTOPEDIA EM CAMPO MOURÃO.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios