11/03/2022

No aniversário de Nova Londrina, a homenagem aos médicos pioneiros Dr. Grendene e Dr. Salum

"Rainha do Noroeste" nasceu na década de 1950, sob inspiração de empreendedores londrinenses. CRM-PR também reverencia a memória das vítimas locais da Covid-19, dentre elas o Dr. Jaime Claros Paz

Nova Londrina, no Noroeste paranaense, terá sua festa de aniversário e feriado municipal em 15 de março, comemorando neste 2022 os 67 anos das instalações do município e da comarca, como fixado pela Lei local n° 661/76. Ao congratular-se com toda a comunidade nova-londrinense e seus gestores, o CRM-PR presta especial homenagem aos médicos que atuaram ou continuam atuando em prol da saúde e do desenvolvimento da região. O rol de pioneiros inclui os Drs. Olivier Grendene e Sauer Salum, já falecidos, importantes lideranças políticas e que se destacam entre os primeiros prefeitos e empreendedores. A cidade conta hoje com 18 médicos residentes ativos.

O Conselho de Medicina igualmente presta sua homenagem à memória das vítimas da pandemia. A cidade, de aproximadamente 13,5 mil habitantes, teve quase 3 mil casos confirmados de Covid-19 e 35 óbitos, dentre eles o do médico Jaime Burgos Claros Paz (CRM-PR 21.177), que atuava em Nova Londrina desde 2018 e faleceu na madrugada de 6 de janeiro deste ano. Natural da Bolívia, ele tinha 61 anos de idade e mais de 30 de formação médica. Antes de chegar a Nova Londrina, exerceu a profissão em Rosana (SP) e Itaúna do Sul (PR). Era irmão do também médico Miguel Angel Claros Paz, com atuação em Várzea Grande (MT). Confira AQUI a notícia do falecimento do Dr. Jaime.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Olivier Grendene. (Foto: Arquivo)

O primeiro médico e fundador do hospital

Atual prefeito da cidade e que já foi vice, o advogado Otavio Henrique Grendene Bono, o Vico, é descendente (neto) do primeiro médico que ali se instalou, o Dr. Oliver Grendene, que era natural de Farroupilha (RS), onde nasceu em 2 de fevereiro de 1926. Ele se formou em Filosofia (em 1949) e depois Medicina (1951), em Porto Alegre. Foi na viagem de formatura, num cruzeiro marítimo, que ele conheceu Theodoro Victorelli, importante cafeicultor e empreendedor que havia chegado a Londrina em seus primórdios. O Dr. Oliver encantou-se com a ideia de chegar a uma região promissora, o que ocorreu já em fevereiro de 1952. Só que o que o atraiu mesmo foi o projeto de uma nova cidade, que ganharia o nome de Nova Londrina.

Quando chegou à área em questão, ainda em 1952, “havia só meia dúzia de casas”, como depois descreveria. Nomeado médico do Posto de Higiene do então distrito de Paranavaí, enfrentou um surto de febre amarela, num período difícil em que chegou a cogitar a possibilidade de retornar ao Rio Grande do Sul. Perseverante, não só participou ativamente do desenvolvimento da região, fazendo parte do grupo que contribuiu para a emancipação política, como também construiu o primeiro hospital (Santa Terezinha).

Ainda, ajudou a fundar a Copagra (cooperativa da qual foi vice-diretor por cinco anos e depois seu presidente por quase uma década e meia), desenvolveu atividades agropecuárias e se engajou na política. Foi vereador já na segunda eleição da cidade e se tornou prefeito no mandato seguinte, governando a cidade por mais de cinco anos, até o fim de janeiro de 1969.

Casado no final da década de 1950 com Verônica Ribas Grendene, teve os filhos Silvana, Paulo Antônio, Marco Antônio, Rosana; Paula, Lizandra e Dalva. Em 2002, em meio às comemorações do Dia do Médico, ele foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético pela carreira exemplar. Faleceu em Nova Londrina em 3 de outubro de 2004. Quinze anos depois de sua morte, houve especial homenagem à sua memória pela Copagra, com presença de seus familiares. A reserva ambiente da cooperativa foi nomeada homenageando o médico.

“Um homem predestinado a liderar, plantar sementes, administrar conflitos e mostrar caminhos. Uma História para ser contada num livro de lições de vida”, como registrou o professor e historiador Osmar Soares Fernandes em suas obras sobre a cidade.

CONFIRA AQUI UM POUCO MAIS DA TRAJETÓRIA DO DR. GRENDENE.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Sauer Salum. (Foto: Arquivo)

Outro médico pioneiro

Outro médico pioneiro foi o Dr. Sauer Salum, natural de Conceição de Monte Alegre (SP), onde nasceu em 17 de outubro de 1930. Formado em 1956 pela Universidade Federal do Paraná, inscreveu-se no CRM-PR em dezembro de 1959, obtendo o número 809. Chegou a uma Nova Londrina ainda em seus primórdios, também desempenhando importante papel no desenvolvimento da cidade. Líder político, assumiu como vereador na quarta legislatura, quando o prefeito era o colega de profissão e amigo, o Dr. Grandene. Por força de decreto federal, acabou nomeado prefeito em 1969, assumindo a função em 16 de agosto. Ficou no cargo até 31 de janeiro de 1971, quando tomou posse o novo prefeito eleito, Miguel de Oliveira Caires.

Fundador e diretor do Hospital Nossa Senhora da Consolação, o Dr. Sauer tinha retornado a Curitiba quando faleceu, em julho de 2002, aos 72 anos. A esposa dele, D. Maria Letícia Nogueira Salum, faleceu aos 83 anos em agosto de 2018, também na capital paranaense. Ambos foram sepultados em Nova Londrina, como era seu desejo expresso.

O Dr. José Antonio Oliveira e Souza (CRM-PR 2.579) é outro médico de grande destaque na história da saúde do município, tendo sido responsável por várias centenas de nascimentos e que ainda continua em atividade. Nascido em Curitiba e prestes a completar 80 anos (em 26 de março), atua no Hospital Municipal Santa Rita de Cassia, no Centro Médico e no NIS II Nova Londrina. Formado em 1968 pela Universidade Federal do Paraná, em 2018 ele foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Antonio, ladeado pelos conselheiros José Knopfholze Maurício Marcondes Ribas, ao receber o Diploma de Mérito Ético. (Foto: Arquivo)

O CRM-PR, aliás, conta com Representação Regional em Nova Londrina, de modo a estar mais atento às demandas dos profissionais da região. O diretor é o Dr. David de Carvalho Lopes (CRM-PR 22.161), sendo vice a Dra. Marjorie de Carvalho Lopes (22.377), com o Dr. Marllos Lois de Oliveira (17.345) respondendo como secretário.

Origem da cidade

Nos anos 1930, as terras circunjacentes do atual município eram de mata fechada, ocupada por alguns poucos posseiros e com uma pequena estrada levando ao Porto São José, no Paranazão e divisa com o Mato Grosso do Sul. Na segunda metade dos anos 1940, a empresa imobiliária Terras e Colonização Paranapanema, com sede no Rio de Janeiro, explorou a extração de madeira e iniciou os loteamentos. Em seguida, a empresa foi desmembrada e vendida à Colonizadora Marilena e para Imobiliária Nova Londrina, esta da cidade de Londrina e constituída por empreendedores futuristas e arrojados: Ewaldir Bordim, Silvestre Dresch, Armando Valentim Chiamulera, Leopoldo Lauro Bender e Salim Zaidan. A área era de 30 alqueires.

clique para ampliarclique para ampliarNova Londrina hoje. (Foto: Internet)

Na constituição da própria empresa, registrada em Curitiba, os sócios fizeram constar o objetivo de formar uma cidade e com o nome de Nova Londrina. Foi o ponto de partida, com o ato de fundação sendo oficializado em 20 de outubro de 1951, data que os idealizadores sempre consideraram a histórica a ser comemorada. Bordin, remanescente dos cinco colonizadores, em uma de suas últimas entrevistas relatou que o empreendimento deu certo “porque fizemos com muito capricho e carinho. Afinal a cidade levava nada menos do que o nome da progressista Londrina, então tinha que ser bela. Doamos área para um bom hospital, para a igreja, praças. Fizemos até uma pequena hidrelétrica no Rio Tigre para que, em plena década de 1950, tudo fosse iluminado. Até um campo de aviação surgiu no meio da mata, pois voando era a melhor forma de chegar até a cidadezinha que nascia”. O pioneiro reforçou que ia com muita frequência de avião para suprir os 250 km. O primeiro prefeito da cidade foi Avellino Antônio Cola, que assumiu em 6 de janeiro de 1956 e cumpriu mandato até 6 de janeiro de 1960, quando foi sucedido por João Soares Fragoso.

Hoje a cidade conta com bons acessos asfaltados pela BR-376 ou pela PR-182. Faz divisa com os municípios de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Marilena, Loanda, Guairaçá, Terra Rica e com o estado de São Paulo. Sua extensão territorial vai até o Rio Paranapanema. A Lei Municipal n° 661/76 determinou a comemoração conjunta das instalações do município e da comarca, o que ainda suscita questionamento sobre a cronologia de aniversários.

Em julho de 2010, o professor e escritor Osmar Soares Fernandes lançou o seu livro (o sexto) “Nova Londrina, Rainha do Noroeste: 60 anos de História (1950-2010)”. Na obra ele reconstitui muitos aspectos do desenvolvimento da região e exalta seus pioneiros. Também no blog “Os Pioneiros de Nova Londrina”, do Prof. Osmar, há muito a ser conferido sobre a trajetória, bem como no Portal Nova Londrina.

Abaixo, a partir da imagem de Nova Londrina em 1953, no sentido horário, o Dr. Grandene, que foi prefeito; o brasão da cidade, instalação da comarca, portal da cidade e, em junho de 1955, a visita à área de loteamento com Lauro Bender, Dr. Grendene, Adolfo de Oliveira, Silvestre Dresch, Pedro Nascimento, Salim Zaidan e Eduardo Grabowski.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios