05/12/2023

Pesar pelo falecimento do Dr. João Batista Samuel Funari, um dos médicos pioneiros de Marialva

Tinha 82 anos de idade e 54 de graduação em Medicina pela USP. Um dos fundadores do Hospital Metropolitano de Sarandi, no Noroeste, ele recebeu o Diploma de Mérito em 2019. Deixa filha e genro médicos e que moram nos EUA

clique para ampliarclique para ampliarDr. Samuel Funari e a filha médica, Dra. Letícia. (Foto: CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico João Batista Samuel Funari (CRM-PR 2.755), um dos profissionais pioneiros de Marialva e um dos fundadores do Hospital Metropolitano de Sarandi, instituição filantrópica de alta complexidade de atendimento ao SUS, na região Noroeste do Paraná. O médico faleceu na manhã de desta terça-feira (5) no próprio hospital, onde estava internado. Tinha 82 anos de idade e 54 de graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Era especialista em medicina do trabalho e estava registrado desde outubro de 1970 no CRM do Paraná.

Pelo fato de a filha e o genro, ambos médicos, e ainda a neta residirem nos Estados Unidos, o velório será realizado somente a partir das 10 horas de quarta-feira (6) na Capela do Prever, de Marialva. O sepultamento está marcado para 10 horas de quinta-feira (7), no Cemitério Municipal. Deixa a esposa Regina Funari, dois filhos, a neta Valentina e uma legião de amigos. O Dr. Samuel Funari teve destacado papel social da região.

clique para ampliarclique para ampliarDR. Funari em registros com a família, no Dia do Médico de 2019. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Samuel Funari, como era chamado, nasceu em Joanópolis (SP), em 2 de setembro de 1941. Formou-se pela USP em 17 de dezembro de 1969, tendo logo ido se radicar no Noroeste paranaense. Em 2019, na passagem do Jubileu de Ouro, ele recebeu do Conselho de Medicina o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Na ocasião, coube à filha médica, a endocrinologista Letícia de Araújo Funari Ferri (CRM-PR 18.722) fazer a entrega da comenda. A Dra. Letícia é casada com o também médico, Mauricio Beller Ferri (CRM-PR 18.434), intensivista e filho de outro médico pioneiro de Marialva, o Dr. Carlos Alberto Ferri (CRM-PR 3.300), que em 2022 recebeu o Diploma de Mérito Ético.

O casal de médicos, que é aguardado para o retorno ao Brasil, foi retratado em uma reportagem especial do CRM-PR, na série “Médicos Paranaenses pelo Mundo”. Confira AQUI.

A Loja Maçônica Ciência e Justiça n° 18, da qual o Dr. Samuel fazia parte, emitiu nota de pesar, assinalando que "toda família está de luto por conta da passagem do nosso amado Irmão". A nota é assinada por Clesio Zapareli (Venerável Mestre) e Edson Bernini (Chanceler).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios