23/11/2021

Pesar pelo falecimento do médico Emmanuel Gonçalves Vieira, ex-prefeito de Jacarezinho

Formado no Rio de Janeiro, chegou à cidade do Norte Pioneiro em maio de 1961 e ali concentrou sua carreira, deixando também importante legado político e cultural. Tinha 91 anos de idade e faleceu em sua residência

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Emmanuel Gonçalves Vieira (CRM-PR 1.275), ocorrido na última sexta-feira (19) em Jacarezinho, cidade do Norte Pioneiro onde ele chegou ainda no início da década de 1960 e onde foi pioneiro. Tinha 91 anos de idade e 61 anos de formação profissional, deixando grande legado para a Medicina, política, educação e cultura. O velório ocorreu na Câmara dos Vereadores e o sepultamento foi realizado na manhã de sábado (20), no cemitério municipal São João Batista, de Jacarezinho.

Doutor Emmanuel, como era carinhosamente chamado, deixou viúva, D. Lurdinha (Maria de Lourdes), com quem seguiu para o interior paranaense logo após se formar e casar. Ele teve cinco filhos (Guilherme, Claudia, Maurício, Fernando e Emmanuelzinho, que faleceu aos 33 anos), deixando ainda 13 netos e um bisneto. A prefeitura de Jacarezinho decretou luto oficial de três dias para o médico, o qual tinha sido agraciado com o título de cidadão honorário, ele que nasceu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1930.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Emmanuel e o símbolo do time de futebol do coração no copo de cerveja. (Foto: Arquivo)

A Reitoria e o Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte Pioneiro também emitiram nota de pesar e decretaram luto de três dias. O Dr. Emmanuel foi pioneiro da antiga Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefija), fundada em 1972 (atualmente Centro de Ciências da Saúde da UENP), sendo professor das disciplinas de Medicina Legal e Anatomia do curso de Educação Física.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em dezembro de 1960, já em maio de 1960 ele chegava a Jacarezinho para atuar como médico generalista. Foi presidente da Misericórdia de Jacarezinho e diretor clínico do hospital. Foi um dos fundadores da Unimed do Norte Pioneiro e presidiu ainda o Clube dos Papagaios e Jacarezinho Clube e integrou ainda o Rotary Club e o Lions Club. Foi também fundador do Fejacan (Festival Jacarezinhense da Canção).

Foi prefeito da cidade no período de 1982 a 1992, implementando importantes transformações em várias áreas, inclusive social, de saúde e de educação. Ainda era entusiasta e incentivador de atividades culturais, como o carnaval. Sempre prestigiou as escolas de samba, sendo partícipe da agremiação Humildes da Favela. Foi ainda homenageado pela Escola de Samba Unidos do Cruzeiro, que lhe conferiu o título de “Dr. Emmanuel, médico do povo”.

clique para ampliarclique para ampliarO Dr. Emmanuel tinha 91 anos de idade e 61 de formação médica. (Foto: Arquivo)

Em 2016, ao completar 55 anos de Medicina, Dr. Emmanuel foi homenageado pelo Conselho Regional do Paraná, que lhe conferiu o Diploma de Honra ao Mérito Ético pela jornada exemplar.

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli também lamentou a morte do médico.“Jacarezinho perde um grande profissional e uma pessoa admirável. Sempre lutou pela democracia e trabalhou por e para Jacarezinho, atendendo aos pacientes na Santa Casa, no consultório e no Sindicato Rural. Hoje o sentimento é de gratidão por tudo o que fez por Jacarezinho e pelo Norte Pioneiro, e de tristeza, ao mesmo tempo. Nossos mais sinceros sentimentos à toda família”.

O jornalista amigo e político Vicente Estanislau Ribeiro registrou no Portal da Cidade: “Doutor Manuel”, com essa linguagem popular com que, carinhosamente, o povo o trata e é assim que era conhecido na comunidade. Ele e sua companheira de sempre, Lurdinha, formavam um casal encantador, feliz, muito querido, que despertava a admiração e respeito de todos nós. Jacarezinho de luto! Àquele que salvou tantas vidas, hoje sucumbe diante dela própria”.

Um pouco mais sobre a trajetória do ilustre médico pode ser conferido em material jornalístico divulgado pelo CRM-PR em abril de 2016, quando ele recebeu o Diploma de Mérito por meio dos representantes da Regional de Santo Antonio da Platina. Confira AQUI.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Emmanuel, recebendo o Diploma de Mérito Ético. (Foto: CRM-PR)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios