17/11/2023

Pesar pelo falecimento do médico e escritor Fahed Daher, um dos pioneiros de Apucarana

Estava a poucos dias de completar 97 anos de idade e 71 anos de graduação em Medicina pela UFPR, mesma escola onde se formaram dois de seus irmãos, Nagib e Felipe Daher. Era autor de nove livros

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico, poeta e escritor Fahed Daher (CRM-PR 1.517), um dos pioneiros da cidade de Apucarana, no Vale do Ivaí, onde concentrou toda a sua carreira profissional. Tinha 96 anos de idade (completaria 97 na primeira quinzena de dezembro) e 71 de graduação em Medicina. Era especialista em Oftalmologia e Otorrinolaringologia.

Faleceu na manhã desta sexta-feira (17) no Hospital da Providência, onde estava em tratamento devido a pneumonia. O velório está sendo realizado das 12 às 18h na Capela Central e o sepultamento ocorre em seguida no Cemitério Jardim da Saudade, em Apucarana. Era casado com a Sra. Bárbara Daher, com quem teve três filhos: Simone, Denise (residente na Alemanha) e Fahed Filho (in memoriam). Tinha ainda netos e bisnetos. Era irmão dos também médicos Drs. Nagib Daher (CRM-PR 1.519) e Jorge Felipe Daher (CRM-PR 2.407), ambos falecidos. O primeiro foi outro pioneiro da Cidade Alta e empresta nome a uma das principais vias públicas da cidade. O Dr. Jorge concentrou a carreira na Capital.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Fahed em 2008, quando recebeu da Câmara de Apucarana o diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias. (Foto: Arquivo)

As condolências da classe médica aos familiares e amigos do Dr. Fahed Daher, que deixa inestimável legado no exercício da atividade. Em 2003, ele recebeu do CRM-PR o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo histórico exemplar. Foi diretor da antiga Santa Casa e depois do Hospital da Providência, tendo atuado também no Centro de Promoção Humana São Benedito (Ceprhusb).

Ainda foi diretor e presidente da Associação Médica de Apucarana, presidente da Apae e se dedicou por décadas em serviços comunitários como rotariano, entre outras atividades. Tinha deixado de exercer a profissão há quase uma década, mas mantinha seu consultório-escritório no centro de Apucarana. Integrava desde 1954 o Centro de Letras do Paraná. Foi membro-fundador da Academia de Letras e Artes do Vale do Ivaí, integrava a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames) e foi vice-presidente da Sobrames-Paraná.

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, emitiu nota de pesar, lamentando a perda e decretando luto oficial por três dias. “O Fahed Daher deixa um grande legado, que extrapolou o campo da medicina e atingiu, com sua extraordinária sensibilidade, os campos da cultura e o social. Por onde passou Fahed Daher sempre deixou a sua marca, foi um expoente e esteve na vanguarda”, disse o prefeito.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Fahed com a esposa Bárbara, em publicação de dois anos atrás. (Foto: Arquivo)

Origem e formação

O Dr. Fahed era natural de Curitiba, onde nasceu em 14 de dezembro de 1926. Era um dos 10 filhos do casal de libaneses Manoel Felipe Daher (nomeia rua no bairro Fazendinha, em Curitiba) e Anice Name Daher, que veio para o Brasil no início do século XX em busca de trabalho e oportunidades. Depois de se iniciar no curso de Direito, o então jovem Fahed acabou concluindo que o que gostava mesmo era Medicina, ingressando assim na Universidade do Paraná, que no decorrer da graduação (em 1950) viria ganhar a denominação de Universidade Federal do Paraná. A formatura ocorreu em 12 de dezembro de 1952, ainda às vésperas da conclusão do Hospital de Clínicas.

Após a conclusão do curso, fez especialização no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro, então Capital Federal, seguindo depois para Campinas e, em seguida, complementando os estudos na Universidade de Santa Fé, na Argentina, confirmando as titulações em Oftalmologia e Otorrinolaringologia. Apesar das atividades mais promissoras na Capital, o Dr. Fahed, incentivado pelo pai, acabou se fixando no interior do Paraná. Inicialmente, instalou-se em Rolândia, em 1956, tendo ajudado a fundar o Lions Club e a Associação Médica local. Já naquela época começou a ter laços com Apucarana, onde atuou como professor de biologia e até foi patrono da turma de normalistas de 1959.

O Dr. Nagib Daher, o irmão mais velho nascido em abril de 1923 e formado pela mesma UFPR em 1948, já estava atuando em Apucarana desde 1951 e se constituía em destacada liderança na cidade, onde inclusive presidiu por três vezes a Associação Médica Regional. Convidado pelo irmão, o Dr. Fahed resolveu se instalar também na Cidade Alta, em 1962. Juntos, propiciaram importantes feitos em prol da sociedade local. Eles se registraram na mesma data no CRM-PR: 9 de dezembro de 1964. O Dr. Nagib faleceria em 31 de julho de 1975, no Rio de Janeiro, sendo lembrado como um dos líderes municipais que lutaram pela implantação da Faculdade de Agronomia e instalação da Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana, atual Unespar. A esposa dele, D. Giuseppina, faleceu aos 90 anos, em outubro de 2021 em Curitiba, onde residia.

Ações e livros

Enquanto presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou vários congressos e estudos médicos estaduais e regionais. No Distrito 4710, ele se tornou cofundador do Rotary Club Apucarana Sul, em 1970. Depois, no Rotary Cidade Alta, foi conduzido a governador rotário na gestão 1995/1996. Ainda, enquanto presidente da Associação de Pais e Amigos Excepcionais, em 1975, encaminhou uma nova sede. Por sua contribuição cultural, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do Núcleo Regional de Educação de Apucarana (Seed).

Os livros publicados pelo médico são: “Pureza Pecado Poesia I”, “Pureza Pecado Poesia II”, “Idílios Ideias Ideais”, ”Amor Ideal Rebeldia”, “Discurso de formatura", “Poemetos para adolescentes”, “História do Brasil: de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek”, “Crônicas” e “Tradição e Traição: Histórias da Medicina”, além de “Antropologia do amor” e “Contos-poesias-crônicas”, em fase de publicação.

Em dezembro de 2021, na passagem do 95° aniversário de nascimento e de 69 de gradução em Medicina do Dr. Fahed, o CRM-PR publicou reportagem sobre a sua trajetória, inserida na série "Medicina que é vida; vida que é Medicina". Confira AQUI o material jornalístico.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios