24/06/2022

Picadinho cultural tem palestra do secretário da Saúde sobre perspectiva do SUS no pós-pandemia

Evento da Academia Paranaense de Medicina será em reunião-almoço nesta terça (28) e inclui homenagem ao centenário de nascimento do Prof. Metry Bacila com lançamento de kit de três livros que inclui biografia

A Academia Paranaense de Medicina realiza nesta terça-feira (28) o 154.° Picadinho Cultural Dr. Wadir Rúpollo. Será palestrante o secretário estadual de saúde, Dr. César Augusto Neves Luiz, que vai abordar o tema “Perspectivas do SUS no cenário pós-pandemia”. Será a partir das 12h no restaurante da Associação Médica do Paraná (Rua Cândido Xavier, 575, Água Verde). A reunião-almoço é por adesão, ao custo de R$ 50, e a confirmação de presença deve ser feita pelo telefone (41) 99101-8309, com a secretária Hilda.

clique para ampliarclique para ampliarColeção Metry Bacila, lançada no mês de centenário de nascimento. (Foto: Reprodução)

Durante a palestra e almoço ainda será feita homenagem à memória do médico, professor e pesquisador Metry Bacila (CRM-PR 3.221), reconhecido como um dos nomes mais importantes da Ciência no Brasil. No mês de centenário de nascimento do médico (22 de junho de 1922, em Palmeira), também ocorre o lançamento e venda da “Coleção Metry Bacila”. O box com três livros contém a biografia escrita pelo jornalista Diego Antonelli, intitulada “O professor que descobriu a Antártica. Vida e obra de Metry Bacila”; a segunda edição da obra “Cartas da Antártica”; e ainda um livro reunindo poemas e ensaios escritos pelo cientista. O kit pode ser adquirido ao custo de R$ 100.

O Dr. Metry Bacila foi professor Catedrático de Bioquímica na UFPR, na PUCPR, USP e na Faculdade de Medicina de Jundiaí, tendo formado diversas gerações de médicos no Paraná e no Brasil. Foi o líder das primeiras expedições de pesquisa brasileira na Antártica, fato que dá o título à sua biografia. Foi membro honorário da Academia Paranaense de Medicina. Ele faleceu em 3 de maio de 2012 (confira notícia AQUI) em Curitiba, quando estava prestes a completar 90 anos de idade e 66 de formação médica pela Federal do Paraná. Confira AQUI um pouco da trajetória do renomado cientista.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios