09/02/2021

Pioneiro de Cianorte, Dr. José Eduardo do Amaral está entre os 42 médicos vítimas da Covid-19 no PR

Com 80 anos de idade e 53 de formação, ele faleceu em dezembro na cidade onde teve efetiva participação em seu desenvolvimento. Seu nome agora foi incluso no memorial em homenagem aos profissionais de Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná presta homenagem à memória do Dr. José Eduardo Loureiro do Amaral (CRM-PR 2.137), um dos médicos pioneiros de Cianorte e que faleceu em 17 de dezembro, aos 80 anos, devido a complicações pela Covid-19. Especialista em oftalmologia e homeopatia e com 53 anos de formação, o Dr. José Eduardo ainda não tinha seu nome inserido no memorial de médicos que perderam a vida no Paraná em decorrência da doença. Atualizada a lista, com o falecimento do Dr. Mario Bachim (CRM-PR 5.834) em Curitiba, no dia 2 de fevereiro, agora são 42 as mortes confirmadas e pelo menos mais uma sob investigação.

O Dr. José Eduardo foi o segundo médico a falecer em Cianorte, cidade da qual ele teve importante participação no desenvolvimento dos indicadores de saúde, sociais e econômicos. O Dr. Nelson Martins Schiavinatto (CRM-PR 2279) foi o primeiro médico que perdeu a vida por causa da doença em Cianorte e também no Paraná, no início de abril do ano passado. Fundada em julho de 1953, a Capital do Vestuário – como Cianorte é conhecida – teve até o início desta semana 3.845 casos confirmados, com 3.462 dos pacientes recuperados. As mortes são pelo menos 47. No Paraná, o total de mortes já chegou a 10.353, com 567.094 confirmações de infectados. As estatísticas da Sesa ainda mostram que pelo menos 202 profissionais de saúde faleceram.

clique para ampliarclique para ampliarDr. José Eduardo, em homenagem que recebeu como ex-presidente da ACIC. (Foto: Arquivo)

Trajetória do Dr. José Eduardo

Natural de Curitiba, onde nasceu 14 de dezembro de 1940, o Dr. José Eduardo Loureiro do Amaral formou-se em dezembro de 1967 pela Universidade Federal do Paraná. Após especializar-se, seguiu no início da década de 1970 para Cianorte, tendo se dedicado à área de saúde e também empresarial, sendo ativo membro do Cianorte Clube e da ACIC ‑ Associação Comercial e Empresarial, tendo-a presidido em vários mandatos, que totalizaram 10 anos. Entre suas realizações, enquanto dirigente maior da instituição, está a fundação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codesc), na década de 1990. Foi um dos fundadores também do Hospital São Paulo, na época com um modelo de unidade hospitalar que serviu como exemplo e base para outros lugares.

Em 2013, ao participar como um dos entrevistados do livro comemorativo dos 50 anos da ACIC, disse que em sua trajetória inspirou-se em personalidades históricas, como Abraham Lincoln e Benjamin Franklin, nos quais admirava as lutas pela liberdade, e em Carl Gustav Jung e Dale Breckenridge Carnegie, “reconhecidos por seus ensinamentos que levam a compreensão dos relacionamentos humanos em diversas áreas da vida”. Em 2015, finalmente recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cianorte, deferência que tinha sido concedida muitos anos antes pela Câmara Municipal.

Como registrado nos anais da ACIC, “o Doutor José Eduardo seguiu os exemplos de seus antepassados para a escolha de sua profissão e de sua conduta ao longo da vida. Seu avô José Gomes do Amaral, que também era médico, foi fundador da Universidade Federal do Paraná, deputado e trabalhou na guerra do Paraguai, carregando feridos”. Em seu depoimento, acrescentou: “Não cheguei a conhecer meu avô porque ele morreu em 1912, mas minha avó, Angélica do Amaral, que morreu em 1976, com 106 anos, nos contava sua história”. Mencionando as demais pessoas de sua vida que fizeram toda diferença em sua trajetória, reforçou: “Tive ótimos exemplos na minha vida: meu pai, Oscar Gomes do Amaral; minha mãe, Felippina do Amaral, minha esposa e meus filhos”.

Em 2017, na solenidade do Dia do Médico, o Dr. José foi homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pela passagem dos 50 anos de atividades cumpridos de forma exemplar. Na ocasião, sem poder comparecer à solenidade em Curitiba, foi representado por um dos filhos, Gustavo Máximo do Amaral. Desde então vinha lutando contra a doença de Alzheimer.

Logo após completar 80 anos, em dezembro, teve pneumonia em consequência da Covid-19 e faleceu às 22h40 de 17 de dezembro. A notícia foi compartilhada na ocasião, pelas redes sociais, por outro de seus filhos, Guilherme Maximo Amaral: Acaba de falecer meu pai, Dr José Eduardo Amaral. Completou 80 anos semana passada, e no mesma noite passou mal. Uma rápida pneumonia se instalou devido à Covid; ele lutou por dias com a dificuldade respiratória, e nos deixou. Descansou, vinha sofrendo de Alzheimer há três anos, e já não se comunicava na maior parte desse tempo. Descansa em paz meu pai. Meu alívio é saber que parou de sofrer aqui. A gente se encontra no tempo certo”. Alguns dias depois, a ACIC prestou nova homenagem ao seu ex-presidente.

CONFIRA RELAÇÃO DE MÉDICOS FALECIDOS PELA COVID-19 NO PARANÁ.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios