#REPENSE: Gestão do tempo e produtividade para médicos

Sede, em Curitiba

*** ATENÇÃO: Recomendamos fortemente a todos os inscritos que acompanhem o evento de maneira remota. Haverá possibilidade de interação com os palestrantes por meio da plataforma. A transmissão estará disponível em www.crmpr.org.br e a sala virtual abrirá às 19h. *** 

*** Atenção estudantes de Medicina: no dia 2 de abril será realizado um workshop sobre gestão do tempo voltado especialmente a vocês. As inscrições já estão abertas. Mais informações aqui. ***

O Projeto de Educação Médica Continuada e a Comissão de Saúde do Médico do CRM-PR promovem, no dia 12 de março, workshop sobre gestão do tempo e produtividade para médicos.

Gestão do tempo é uma habilidade essencial e muitas vezes um constante desafio pessoal e profissional para os médicos. À medida que as taxas de esgotamento profissional (Burnout) e ansiedade aumentam, o ensino de habilidades eficazes de gestão do tempo é uma das prioridades.

A abordagem conceitual para as estratégias de gestão do tempo apresentadas neste workshop é fundamentada na literatura médica, psicológica e da neurociência, prevendo aplicabilidade nos contextos de cuidado e assistência em saúde.

Melhorar as práticas de gestão de tempo pode promover a diminuição do estresse, da intensidade dos sintomas de ansiedade, aumentar a produtividade, qualidade de vida e bem-estar dos médicos.

O evento é o primeiro de uma série prevista para ser realizada ao longo do ano com base nos resultados da campanha #REPENSE.

A palestra será conduzida pela psicóloga Dra. Fernanda Brenneisen Mayer com moderação da conselheira Dra. Laura Moeller. O evento inicia às 20h, e poderá ser acompanhado presencialmente na sede do Conselho, em Curitiba, ou via web. Para se inscrever, basta preencher o formulário no fim da página e informar o tipo de participação (presencial ou online). As vagas são limitadas!

A transmissão estará disponível no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Objetivos educacionais
Ao final deste workshop, os participantes serão capazes de:
1. Reconhecer o valor da gestão do tempo efetiva para médicos
2. Descrever limitações cognitivas e práticas que contribuem para não efetividade da gestão do tempo
3. Identificar e manter constante e consistente os objetivos prioritários
4. Comparar estratégias para estruturar o fluxo de trabalho
5. Analisar a relação entre excesso de trabalho e bem-estar dos médicos

Programação


20h00 – Abertura
20h10 – Reflexão sobre produtividade
20h20 – Gestão do tempo e bem-estar dos médicos
20h30 – Procrastinação
20h35 – Objetivos e prioridades
20h40 – Mito das multitarefas
20h45 – Teoria da sobrecarga cognitiva
20h55 – Onde o tempo é gasto
21h00 – Gestão do fluxo de trabalho
21h05 – Inventário de gestão do tempo
21h10 – Atividades em pequenos grupos
21h40 – Síntese e conclusões
21h50 – Discussão e avaliação do programa
22h00 - Encerramento

* * *
Sobre a palestrante
Fernanda Brenneisen Mayer, Psicóloga, Pesquisadora e Professora. Atualmente é professora da Escola de Medicina da PUC-PR,  Pesquisadora do Grupo VERAS - Vida do Estudante e residente da área da saúde (FMUSP),  Membro da coordenação do FORSA (Fórum Nacional de Serviços de Suporte aos Estudantes de Medicina) e  Avaliadora do SAEME - Sistema de Acreditação de Escolas Médicas.

Sobre a moderadora
Laura Moeller (CRM-PR 17.264), especialista em Clínica Médica (RQE 11.325) e Reumatologia (RQE 12.042), é conselheira do CRM-PR, 1ª Gestora do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP) e membro da Comissão de Saúde do Médico.

* * *
Sobre a campanha
A campanha #REPENSE é uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina que teve início em setembro de 2019, com a divulgação de chamadas nas redes sociais da instituição instigando  os médicos e estudantes de Medicina do estado a refletirem sobre aspectos de suas vidas. A 2ª etapa da campanha foi a aplicação de questionários para avaliar o contexto sociodemográfico e saúde emocional dos médicos e estudantes, que foram convidados a responder espontaneamente às perguntas e demonstraram grande interesse no tema. A 3ª etapa consistiu da análise dos resultados, que agora dão origem a eventos de Educação Médica Continuada abordando assuntos que visam melhorar a qualidade de vida e o dia a dia de médicos e estudantes de Medicina, de forma que consigam gerar um equilíbrio entre vida profissional/de estudos e pessoal, promovendo o autocuidado e ações de conscientização sobre ansiedade, depressão e doenças crônicas.

* * * 
Certificados
Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * * 
Serviço:
#REPENSE: Gestão do tempo e produtividade para médicos
Data: 12 de março de 2020
Hora: das 20h às 22h
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | (41) 3240-4077

Formulário de inscrição