16/11/2023

Radiologista pioneiro de Campo Mourão, Dr. Marcos Corpa recebe Diploma de Mérito Ético

Os dois irmãos seguiram a Medicina, assim como os seus três filhos, que ainda escolheram a mesma especialidade. Formado em 1973 pela UFPR, médico esteve no CRM-PR para receber a comenda

Formado pela UFPR em 1973, o Dr. Marcos Antonio Corpa (CRM-PR 4886) esteve nesta quinta-feira (16) na sede do CRM-PR, em Curitiba, para receber o Diploma de Mérito Ético-Profissional, honraria que é concedida àqueles que completam 50 anos de atividade com histórico exemplar. Especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, o médico reside e atua em Campo Mourão, sendo pioneiro em seu campo de atuação. Foi um dos idealizadores e presidente do Clube de Radiologia do Interior do Paraná, tendo ainda presidido a Acicam e Expocampo.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marcos Corpa, ladeado pela esposa e pelo vice-presidente do CRM-PR, Eduardo Baptistella. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Marcos integra família com fortes laços na Medicina. Além dos dois irmãos, também os três filhos seguiram seus passos na profissão e na especialidade, estando hoje à frente da clínica de radiologia que ele fundou em Campo Mourão e que é administrada pela esposa, Sra. Derci Corpa. O Dr. Marcos conta ainda com primos e sobrinhos médicos.

Acompanhado da esposa, o Dr. Marcos foi recepcionado pelo vice-presidente do CRM-PR, Eduardo Baptistella, que fez a entrega do Diploma. Quando da homenagem aos graduandos da turma de 1973 da UFPR, em 14 de outubro, o médico não pôde comparecer à solenidade na sede do Conselho, em Curitiba. Agora, aproveitando a visita, presenteou o CRM com exemplar do livro autobiográfico “Por onde andei”, que teve a edição inaugural lançada em junho de 2021.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Marcos, com exemplar do livro autobiográfico. (Foto: CRM-PR)

Trajetória

No livro “Por onde andei”, o Dr. Marcos Corpa detalha as suas estadas em 10 cidades que marcaram sua vida, a começar por Caconde (SP), onde nasceu, e ainda Três Lagoas e Adamantina presentes na infância, o internato em Lins, a preparação para o vestibular em Ribeirão Preto, a experiência na capital paulista, a formação médica em Curitiba, a especialização no Rio (Santa Casa), o início da profissão em Marília e Adamantina e, finalmente, a escolha de Campo Mourão para se radicar, o que ocorreu em 1976, após concluir a especialização. Além do do CRM do Paraná, ele tem registro no Conselho do Rio de Janeiro (217.186) e de São Paulo (24.856). É sócio-fundador do Rotary Gralha Azul, ainda presidiu Acicam (Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão e a Expocampo.

A família com fortes raízes na Medicina inclui os dois irmãos do Dr. Marcos. O mais velho, Adilson Pessoa Corpa, formou-se também no início dos anos 1970 e, como cirurgião pediátrico, foi se radicar em Goioerê (PR) em 1977. Ele faleceu há exatos dois anos (em 16 de novembro de 2021), não resistindo a ferimentos sofridos em acidente. Ele era vice-prefeito de Goioerê. O irmão mais novo seguiu também a radiologia como especialidade. Atuou em São Paulo e Paraná antes de ir se radicar no Rio Grande do Norte. Os três filhos são os Drs. Maria Carolina Ercoli Corpa Gurgel (CRM-PR 28.681 e CRM-SP 116.414), Marcos Antonio Ercoli Corpa (CRM-PR 28.522 e CRM-SP 133.032) e Ana Cristina Ercoli Corpa (CRM-PR 30.756). 

Confira AQUI reportagem especial sobre a trajetória do Dr. Marcos, publicada em junho de 2021, quando do lançamento de seu livro, que teve a coordenação editorial do historiador mourãoense Jair Elias dos Santos Júnior. Com 300 páginas, a obra foi prefaciada pelo também radiologista Lutero Marques de Oliveira, ex-conselheiro do CRM-PR, amigo de longa jornada do Dr. Marcos Corpa e que faleceu este ano em Curitiba.

O Dr. Marcos é aficionado por fotografia e futebol. Colecionador de máquinas fotográficas, compartilha da arte das imagens com a família, especialmente os netos. Torcedor do São Paulo, ele chegou a montar um time de futebol, o “Marcos Corpa Futebol Clube”. Por aproximadamente uma década o time teve destacada participação em torneios de futsal e suíço em Campo Mourão, sendo campeão citadino em algumas oportunidades e ainda revelado talentos no esporte, além de promover a integração e a descontração.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios